CBO 2313-25 - Professor de história do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino fundamental

O Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-25 deve demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, estudar.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-25

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25

Um Professor de história do ensino fundamental (ou sinônimo) deve elencar temas para projetos pedagógicos, propor regras comuns para comunidade escolar, analisar a auto-avaliação dos alunos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, demonstrar liderança, propor atividades culturais, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar controle emocional, participar das assembléias escolares, estimular a troca de conhecimento, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, propor estudos interdisciplinares, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, selecionar os conteúdos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, debater projetos interdisciplinares com os alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, decodificar diferentes códigos e linguagens, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, assumir funções administrativo-pedagógicas, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, ministrar aulas, propor calendário de avaliação escrita, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, demonstrar capacidade de diálogo, aprender novas tecnologias, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, definir processos e critérios de avaliação, acompanhar as mudanças na área da educação, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, registrar atividades culturais e pedagógicas, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, registrar atividades extracurriculares, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, registrar avaliações e resultados, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, preencher diário de classe, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, respeitar os limites dos alunos, respeitar a heterogeneidade dos alunos, sistematizar o conhecimento, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, avaliar a frequência dos alunos, propor critérios para a composição das classes, agir eticamente, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, organizar a bibliografia, trabalhar em equipe, ler literatura específica da área de conhecimento, dialogar com a direção e coordenações da escola, organizar atividades comunitárias, elaborar os instrumentos de avaliação, prever participação em eventos culturais e científicos, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, discutir projetos interdisciplinares com colegas, possibiltar a apropriação de conhecimentos, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, demonstrar solidariedade, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, propor opções para o horário de trabalho, conviver com as idéias ou posições contrárias, analisar o plano de gestão da escola, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, criar situações múltiplas de aprendizagem, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, prever recursos materiais e didáticos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, participar da elaboração do plano de gestão da escola, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, contextualizar os conhecimentos, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, consultar legislação, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, participar da gestão escolar nos colegiados, elaborar o projeto pedagógico, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, preencher formulários com notas e faltas, construir relações de confiança com os alunos, revelar interesses multidisciplinares, trocar experiências com os professores através de reuniões, orientar a auto-avaliação dos alunos, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, demonstrar criatividade e iniciativa, demonstrar pontualidade e assiduidade, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, consultar bibliotecas, colocar-se disponível para os alunos, estabelecer as metodologias de ensino, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, expressar-se com clareza, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor.

Cargos e salários CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.559 e 8.125 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.944 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

O profissional no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.559 e 8.125 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.944 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.910 e 8.591 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 636 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.