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CBO 2313-25 - Professor de história do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

O profissional no cargo de Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diversos espaços territoriais, em distintas conjunturas e em diferentes épocas, analisando sua influência no contexto atual da humanidade.

Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia o processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.

Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2313-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história do ensino fundamental

O Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25 planeja a prática pedagógica, definindo conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e processos de avaliação Seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Pode utilizar recursos digitais - tais como lousa digital, óculos de realidade aumentada ou virtual, e jogos digitais com temas relacionados à história - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos.

Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história (da área de ciências humanas) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores.

Propõe atividades e temas contextualizados, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e compreensão do tempo presente Desenvolve atividades para que o aluno selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas.

Apresenta aos alunos os eventos considerados importantes na história do Ocidente - de África, Europa e América (especialmente do Brasil) -, ordenando-os de forma cronológica e localizando-os no espaço geográfico.

Expõe a interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno ou fato, para que os alunos reconheçam as hipóteses e avaliem os argumentos apresentados, com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos e atitudes referentes a fenômenos e fatos - sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais - ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos Incentiva o trabalho em grupos, para realização de debates, pesquisas e redação de conclusões.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, e conservação da natureza Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Propõe temas e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode acompanhar a ida dos alunos a espaços fora dos muros da escola, como museus, exposições de objetos da Antiguidade, entre outros Pode organizar diferentes tipos de atividade extraclasse, tal como a montagem, pelos alunos, de exposição sobre a história de município, destacando fatos marcantes da evolução política, socioeconômica e cultural, para demonstrar a capacidade de superação de desafios e ampliar o horizonte de aprendizagem.

Elabora documentos referentes às práticas escolares, tais como planos escolares, registros de frequência e aproveitamento, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de ciências humanas.

Participa de cursos de especialização e de atualização profissional em sua área de atuação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2313-25 deve promover a educação dos alunos, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, planejar cursos, aulas e atividades escolares, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, estudar, comunicar-se, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-25

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história do ensino fundamental CBO 2313-25

Um Professor de história do ensino fundamental (ou sinônimo) deve debater projetos interdisciplinares com os alunos, registrar atividades culturais e pedagógicas, participar da elaboração do plano de gestão da escola, selecionar os conteúdos, decodificar diferentes códigos e linguagens, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, orientar a auto-avaliação dos alunos, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, demonstrar solidariedade, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar capacidade de intervir na realidade, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, contextualizar os conhecimentos, ministrar aulas, consultar legislação, prever recursos materiais e didáticos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, propor atividades culturais, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, demonstrar criatividade e iniciativa, sistematizar o conhecimento, trocar experiências com os professores através de reuniões, ler literatura específica da área de conhecimento, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, elencar temas para projetos pedagógicos, definir processos e critérios de avaliação, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, expressar-se com clareza, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, dialogar com a direção e coordenações da escola, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, propor calendário de avaliação escrita, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, criar situações múltiplas de aprendizagem, elaborar os instrumentos de avaliação, analisar o plano de gestão da escola, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, assumir funções administrativo-pedagógicas, demonstrar liderança, demonstrar controle emocional, determinar os objetivos do curso e da disciplina, prever participação em eventos culturais e científicos, agir eticamente, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, estabelecer as metodologias de ensino, analisar a auto-avaliação dos alunos, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, preencher formulários com notas e faltas, propor regras comuns para comunidade escolar, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, propor critérios para a composição das classes, elaborar o projeto pedagógico, respeitar a heterogeneidade dos alunos, propor opções para o horário de trabalho, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, organizar atividades comunitárias, demonstrar capacidade de diálogo, estimular a troca de conhecimento, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, conviver com as idéias ou posições contrárias, consultar bibliotecas, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, organizar a bibliografia, possibiltar a apropriação de conhecimentos, preencher diário de classe, participar das assembléias escolares, discutir projetos interdisciplinares com colegas, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, colocar-se disponível para os alunos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, propor estudos interdisciplinares, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, demonstrar pontualidade e assiduidade, avaliar a frequência dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, registrar avaliações e resultados, aprender novas tecnologias, construir relações de confiança com os alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, acompanhar as mudanças na área da educação, trabalhar em equipe, registrar atividades extracurriculares, revelar interesses multidisciplinares, respeitar os limites dos alunos.

Cargos e salários CBO 2313-25 - Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série

Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.867 e 12.829 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 2.055 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série

Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série: Brasil

O profissional no cargo de Professor de História na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série CBO 2313-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.867 e 12.829 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 2.055 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.
Salário Professor de Historia do Ensino Fundamental

Professor de Historia do Ensino Fundamental: São Paulo

O profissional no cargo de Professor de Historia do Ensino Fundamental CBO 2313-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.624 e 18.527 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 703 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2313-25.