CBO 2313-35 - Professor de língua portuguesa do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental CBO 2313-35 ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos e publicitários, dos temas relacionados à vida pública, das práticas de estudo e pesquisa, e de atividades artístico-literárias, para que os alunos tenham novas experiências e ampliem suas práticas de linguagem dentro e fora da escola.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua portuguesa do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental
O Professor de língua portuguesa do ensino fundamental CBO 2313-35 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como uso de lousa digital, projeção de filmes nacionais, criação de vídeos e uso de jogos digitais - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de língua portuguesa (da área de conhecimento de linguagens) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e estabelecendo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Aprofunda o tratamento dos gêneros jornalísticos – informativos e opinativos – e publicitários, com foco em argumentação e persuasão.
Pode discutir a confiabilidade de informações e as práticas contemporâneas de comentar, redistribuir e publicar notícias, envolvendo as dinâmicas das redes sociais Aborda temas relacionados à vida pública, ampliando e qualificando a participação dos alunos nas práticas relativas ao debate de ideias Pode dar destaque aos gêneros legais e normativos – como regimento da escola, Código de Defesa do Consumidor, Constituição e Declaração dos Direitos Humanos - sempre tomados a partir de seus contextos de produção, o que contextualiza e confere significado a seus preceitos.
Trata das práticas de estudo e pesquisa, desenvolvendo habilidades e aprendizagens de procedimentos envolvidos em leitura e produção de textos para compreensão do mundo físico e da realidade social, para prosseguimento de estudos, e para formação para o trabalho Desenvolve atividades relacionadas ao campo artístico-literário, oferecendo, aos alunos, condições para compreender e apreciar produções culturais, ter visão crítica, desenvolver critérios de escolha e preferências e compartilhar impressões com outras pessoas, dentro e fora da escola Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Pode propor e organizar atividades extraclasse, tais como visitar museu com exposição sobre a língua portuguesa, assistir peça teatral, entre outras Propõe e organiza a realização de projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania e valores éticos e morais.
Executa atividades integradoras para incentivar a convivência e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico.
Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de linguagens Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-35 deve participar das atividades educacionais e comunitárias da escola, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, comunicar-se, estudar, promover a educação dos alunos, planejar cursos, aulas e atividades escolares, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-35
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental CBO 2313-35
Um Professor de língua portuguesa do ensino fundamental (ou sinônimo) deve participar das assembléias escolares, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, prever participação em eventos culturais e científicos, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, dialogar com a direção e coordenações da escola, orientar a auto-avaliação dos alunos, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, registrar atividades culturais e pedagógicas, possibiltar a apropriação de conhecimentos, debater projetos interdisciplinares com os alunos, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, propor opções para o horário de trabalho, demonstrar solidariedade, revelar interesses multidisciplinares, assumir funções administrativo-pedagógicas, registrar atividades extracurriculares, ministrar aulas, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, expressar-se com clareza, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, elencar temas para projetos pedagógicos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, demonstrar capacidade de intervir na realidade, demonstrar criatividade e iniciativa, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, aprender novas tecnologias, criar situações múltiplas de aprendizagem, determinar os objetivos do curso e da disciplina, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, propor estudos interdisciplinares, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, trabalhar em equipe, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, demonstrar controle emocional, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, listar material escolar básico, analisar a auto-avaliação dos alunos, participar da gestão escolar nos colegiados, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, ler literatura específica da área de conhecimento, propor critérios para a composição das classes, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, selecionar os conteúdos, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, discutir projetos interdisciplinares com colegas, consultar bibliotecas, organizar atividades comunitárias, demonstrar capacidade de diálogo, demonstrar pontualidade e assiduidade, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, preencher diário de classe, estimular a troca de conhecimento, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, respeitar os limites dos alunos, organizar a bibliografia, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, agir eticamente, estabelecer as metodologias de ensino, construir relações de confiança com os alunos, conviver com as idéias ou posições contrárias, respeitar a heterogeneidade dos alunos, analisar o plano de gestão da escola, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, elaborar os instrumentos de avaliação, definir processos e critérios de avaliação, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, demonstrar liderança, consultar legislação, avaliar a frequência dos alunos, colocar-se disponível para os alunos, propor regras comuns para comunidade escolar, prever recursos materiais e didáticos, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, sistematizar o conhecimento, empregar recursos e procedimentos didáticos, desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, trocar experiências com os professores através de reuniões, preencher formulários com notas e faltas, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, realizar reuniões com os pais para orientação, elaborar o projeto pedagógico, contextualizar os conhecimentos, propor calendário de avaliação escrita, registrar avaliações e resultados, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, propor atividades culturais, decodificar diferentes códigos e linguagens, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais.