CBO 2313-40 - Professor de matemática do ensino fundamental - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série
O profissional no cargo de Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Considera conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular e avaliar.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional Avalia processo de ensino e aprendizagem Registra informações das atividades desenvolvidas.
Pode organizar atividades extraclasse Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2313-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática do ensino fundamental, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série CBO 2313-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2313-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática do ensino fundamental
O Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e de avaliação.
Seleciona ou cria recursos didáticos.
Pode utilizar ferramentas digitais - tais como jogos, planilhas eletrônicas e “softwares” de geometria dinâmica - para diversificar seus recursos de ensino e aumentar o envolvimento e a motivação de alunos Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Prepara aulas, programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define objetivos das aulas.
Ministra aulas de matemática (da área de conhecimento de matemática) do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino e seleciona situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática e definindo inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Cria contexto significativo para os alunos - com temas do cotidiano, de outras áreas do conhecimento e da própria história da Matemática -, para a aprendizagem de determinado conceito ou procedimento.
Incentiva o trabalho em grupo, para realização de debates, busca de informações e identificação de solução de problemas Estimula, ainda, o desenvolvimento da capacidade de abstrair o contexto, apreendendo relações e significados, para aplicá-los em outros contextos Para tanto, entre outras atividades, pode solicitar que os alunos reelaborem os problemas resolvidos - a partir da reflexão sobre o que ocorreria se alguma condição fosse modificada ou se algum dado fosse acrescentado ou retirado - e formulem novas questões.
Propõe atividades para desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo Promove processo de construção de conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos referentes aos campos da matemática, considerando o desenvolvimento das capacidades de comparar, validar, analisar, testar, formular hipóteses, calcular, obter e interpretar dados e informações Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, e utilizando questões orais e escritas, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes de investigação e de autonomia para pesquisa.
Propõe e organiza a realização de estudos e projetos interdisciplinares, atuando de forma articulada com outros professores Pode propor e organizar atividades extraclasse, como o desenvolvimento de conteúdos de matemática no contexto da construção e da programação de robôs, para ampliar os conhecimentos matemáticos e estimular a criatividade e a motivação dos alunos no processo de aprender Implementa atividades integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento dos prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação para transmitir conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões da equipe escolar, para troca de informações e proposição de novas práticas didático-pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico Realiza pesquisas relacionadas à aprendizagem na área de matemática.
Participa de cursos de atualização profissional em sua área de atuação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2313-40 deve planejar cursos, aulas e atividades escolares, promover a educação dos alunos, estudar, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem e seus resultados, registrar práticas escolares de caráter pedagógico, demonstrar competências pessoais, participar das atividades educacionais e comunitárias da escola.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de nível superior no ensino fundamental de quinta a oitava série trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais, em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal e da rede privada e ONG. Predominantemente, trabalham em zonas urbanas, como empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino e também em locais improvisados, em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso e à fadiga originária do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2313-40
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo na área. Na rede pública de ensino requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de matemática do ensino fundamental CBO 2313-40
Um Professor de matemática do ensino fundamental (ou sinônimo) deve desenvolver temas tranversais por intermédio de diferentes atividades, realizar reuniões com os pais para orientação, orientar os alunos quanto a utilização dos recursos didáticos e ambientes de apredizagem, adequar diferentes recursos didáticos e pedagógicos ao processo de ensino e aprendizagem, empregar recursos e procedimentos didáticos, levar em conta sugestões da comunidade para elaboração de projetos pedagógicos, ler literatura específica da área de conhecimento, promover palestras e outras atividades sobre valores éticos, incentivar a participação dos alunos nos projetos comunitários, participar das assembléias escolares, estabelecer as metodologias de ensino, sugerir atividades na elaboração do cronograma da escola, socializar os conhecimentos adquiridos em eventos de formação, desenvolver atividades para reflexão sobre os problemas da sociedade contemporânea, preencher diário de classe, escrever segundo as normas ortográficas e gramaticais, organizar atividades comunitárias, ministrar aulas, expor o aluno a situações-problema no processo de aprendizagem, propor regras comuns para comunidade escolar, freqüentar cursos de especialização, eventos científicos e sindicais, diagnosticar o nível pedagógico dos alunos, demonstrar capacidade de intervir na realidade, colocar-se disponível para os alunos, encaminhar alunos para serviço de orientação escolar, selecionar os conteúdos, determinar os objetivos do curso e da disciplina, demonstrar pontualidade e assiduidade, falar segundo as normas ortográficas e gramaticais, listar material escolar básico, debater projetos interdisciplinares com os alunos, registrar atividades extracurriculares, prever recursos materiais e didáticos, solicitar providências das instâncias competentes quanto aos direitos funcionais do professor, propor atividades e exercícios de recuperação da aprendizagem, analisar o plano de gestão da escola, elaborar o projeto pedagógico, registrar avaliações e resultados, comunicar às autoridades escolares e às famílias os problemas referentes aos alunos, contextualizar os conhecimentos, preencher formulários com notas e faltas, elencar temas para projetos pedagógicos, adequar diferentes ambientes ao processo de ensino e aprendizagem, demonstrar criatividade e iniciativa, estimular a troca de conhecimento, orientar sobre a preservação do patrimônio histórico- cultural e do meio ambiente, desenvolver atividades para reflexão sobre valores estéticos, avaliar a participação dos alunos nas atividades escolares, criar situações múltiplas de aprendizagem, contribuir para o exercício da cidadania entre os alunos, elaborar os instrumentos de avaliação, aprender novas tecnologias, esclarecer os critérios de avaliação para os alunos, avaliar o processo de ensino-aprendizagem em reuniões com a comunidade escolar, conviver com as idéias ou posições contrárias, assumir funções administrativo-pedagógicas, organizar a bibliografia, prever participação em eventos culturais e científicos, promover jogos e atividades de caráter cooperativo, dialogar com a direção e coordenações da escola, corrigir provas, exercícios e trabalhos dos alunos, participar da elaboração do plano de gestão da escola, decodificar diferentes códigos e linguagens, demonstrar capacidade de diálogo, propor opções para o horário de trabalho, trocar experiências com os professores através de reuniões, observar o cumprimento das regras estabelecidas pela comunidade escolar, avaliar os alunos nos conselhos de classe e/ou série, propor calendário de avaliação escrita, sistematizar o conhecimento, respeitar a heterogeneidade dos alunos, identificar as dificuldades dos alunos para reorganização do processo de aprendizagem, desenvolver atividades de estímulo a ampliação do conhecimento, avaliar a frequência dos alunos, respeitar os limites dos alunos, consultar bibliotecas, propor atividades e exercícios em sala de aula e extra classe, desenvolver atividades para reflexão sobre a questão da cidadania, analisar os livros didáticos propostos pelos ministérios, secretarias e coordenações, contribuir para o desenvolvimento de relações de solidariedade entre os alunos, construir relações de confiança com os alunos, orientar os alunos quanto aos métodos e práticas de estudo, agir eticamente, trabalhar em equipe, discutir projetos interdisciplinares com colegas, propor atividades culturais, registrar as atividades de horas-de trabalho docente extra-classe, desenvolver situações de aprendizagem para reflexão sobre os direitos da criança e dos adolescentes, participar da gestão escolar nos colegiados, selecionar recursos multimídia eletrônica, textos, livros didáticos e paradidáticos, revelar interesses multidisciplinares, propor estudos interdisciplinares, analisar a auto-avaliação dos alunos, acompanhar as mudanças na área da educação, sugerir a compra de equipamentos e materiais pedagógicos, possibiltar a apropriação de conhecimentos, expressar-se com clareza, demonstrar liderança, orientar a auto-avaliação dos alunos, demonstrar controle emocional, registrar os planos da escola, do curso e das disciplinas, comunicar os resultados da avaliação aos pais e aos alunos, definir os requisitos para o desenvolvimento do trabalho docente, demonstrar solidariedade, registrar atividades culturais e pedagógicas, definir processos e critérios de avaliação, elaborar cronogramas das atividades da disciplina, consultar legislação.