CBO 2321-05 - Professor de artes no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 Ministra aulas de artes no ensino médio, instruindo os alunos com técnicas para transpor o mundo que os cerca e se expressarem por meio de linguagens presentes nas artes visuais, circenses, audiovisuais, dança, música, teatro Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos, considerando o conceito de arte como instrumento de socialização, comunicação e humanização Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades educativas, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de artes no ensino médio
O Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas de expressão artística Estabelece conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse e ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar técnicas de desenho, pintura, escultura, artes digitais e audiovisuais, fotografia, interpretação teatral, artes circenses, entre outras.
Ministra aulas de artes no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura, estética, valorização do patrimônio cultural e temáticas coletivas.
Propõe projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à percepção, à subjetividade, à criatividade e à apreciação de produção de arte de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação nas manifestações de arte, bem como de apreciação das mais diferentes linguagens artísticas e culturais.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, teatros, cinemas, bibliotecas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.
Elabora documentos referentes às práticas escolares, como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Controla desperdícios de materiais e mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-05 deve ensinar, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, comunicar-se, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-05
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de artes no ensino médio CBO 2321-05
Um Professor de artes no ensino médio (ou sinônimo) deve escolher material didático e pedagógico, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, influir na definição dos planos de carreira, determinar temas e conteúdos da disciplina, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, adequar o planejamento às aulas, preparar-se para concursos docentes, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, discutir questões pedagógicas com os pares, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, estimular a continuidade da escolaridade, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, subsidiar os alunos para auto-avaliação, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, estimular a participação do aluno nas atividades, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, administrar conflitos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, interagir com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, atentar para reações dos alunos na sala, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, aplicar instrumentos de avaliação, requisitar material pedagógico, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, expressar-se com clareza, assumir cargos de coordenação, representação, direção, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, intervir na definição dos orçamentos da escola, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, definir o calendário, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, dialogar com os alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, estruturar a transmissão do conhecimento, selecionar textos e bibliografia da aula, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, incentivar a capacidade criadora dos alunos, escolher livro didático, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, indicar os avanços da aprendizagem, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, definir objetivos para a área de conhecimento, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, relacionar-se com a comunidade escolar, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, ministrar aulas teóricas e práticas, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, refletir continuamente sobre a própria prática docente, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, ler jornais, revistas, periódicos e livros, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, elaborar instrumentos de avaliação, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, acompanhar processo de aprendizagem, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, conceber o projeto pedagógico da escola, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, medir o conhecimento específico, atender pais e alunos, estabelecer empatia com os alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem.