CBO 2321-20 - Professor de educação física no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20 Ministra aulas de educação física no ensino médio, aplicando conhecimentos, procedimentos e técnicas do movimento do corpo humano e subsídios de outras ciências, com vistas ao desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos do educando, por meio de práticas corporais, como ginástica, jogos, dança, dentre outras atividades Planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona recursos e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2321-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de educação física no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de educação física no ensino médio
O Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas de educação física, programa atividades e elabora cronograma Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento e a diversidade das turmas.
Define objetivos e prepara os recursos para o desenvolvimento dos processos cognitivos, afetivos, psicomotores, sociais e éticos, por meio de práticas corporais como ginástica, jogos, dança, entre outras modalidades Ministra aulas de educação física no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos artísticos, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, aptidão e prazer pela atividade física e atuação reflexiva e cooperativa Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos relativos às práticas de dimensão corporal tais como coordenação motora fina e global, estruturação espacial e corporal, organização temporal, imagem, esquema corporal e lateralidade.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito às diferenças, regras, coletividade, arte e cultura.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, estimulado a autoestima, autoconfiança, concentração e disciplina.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores, situações-problema, jogos, lutas Documenta e analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Controla recursos de trabalho e mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade de informações e cumprimento de prazos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-20 deve comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, ensinar, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-20
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de educação física no ensino médio CBO 2321-20
Um Professor de educação física no ensino médio (ou sinônimo) deve adequar o planejamento às aulas, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, indicar os avanços da aprendizagem, intervir na definição dos orçamentos da escola, atender pais e alunos, estimular a continuidade da escolaridade, conceber o projeto pedagógico da escola, selecionar textos e bibliografia da aula, interagir com os alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, escolher material didático e pedagógico, incentivar a capacidade criadora dos alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, relacionar-se com a comunidade escolar, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, definir o calendário, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, atentar para reações dos alunos na sala, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, ministrar aulas teóricas e práticas, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, subsidiar os alunos para auto-avaliação, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, influir na decisão da aquisição de material didático, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, definir objetivos para a área de conhecimento, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, acompanhar processo de aprendizagem, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, refletir continuamente sobre a própria prática docente, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, organizar cursos para professores e comunidade, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, ler jornais, revistas, periódicos e livros, assumir cargos de coordenação, representação, direção, determinar temas e conteúdos da disciplina, discutir questões pedagógicas com os pares, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estabelecer empatia com os alunos, aplicar instrumentos de avaliação, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, dialogar com os alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, estruturar a transmissão do conhecimento, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, expressar-se com clareza, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, preparar-se para concursos docentes, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, comunicar resultados das avaliações dos alunos, estimular a participação do aluno nas atividades, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, integrar grupos de estudos interdisciplinares, medir o conhecimento específico, requisitar material pedagógico, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, administrar conflitos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, solicitar participação dos pais nos eventos da escola.