CBO 2321-25 - Professor de filosofia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 Ministra aulas de filosofia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes aos sistemas filosóficos e aos grandes pensadores, à existência humana, à ideia do conhecimento, à razão, aos valores éticos e morais, ao pensamento, à linguagem, ao Universo e a influência desses no contexto presente Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de filosofia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de filosofia no ensino médio
O Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de filosofia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de filosofia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando inclusive novas tecnologias de pesquisa.
Incentiva a leitura e estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos e a compreensão da realidade, por meio das ciências humanas e sociais.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de filosofia, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos históricos, sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável e passível de transformações.
Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias filosóficas de diferentes pensadores, elaborar hipóteses e compor argumentos Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, estética, lógica, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.
Propõe temas e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-25 deve demonstrar competências pessoais, ensinar, preparar aulas, comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-25
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de filosofia no ensino médio CBO 2321-25
Um Professor de filosofia no ensino médio (ou sinônimo) deve refletir continuamente sobre a própria prática docente, medir o conhecimento específico, adequar o planejamento às aulas, relacionar-se com a comunidade escolar, atender pais e alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, definir o calendário, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, influir na definição dos planos de carreira, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, indicar compra de material didático e pedagógico, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, preparar-se para concursos docentes, estimular a participação do aluno nas atividades, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, elaborar instrumentos de avaliação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, interagir com os alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, integrar grupos de estudos interdisciplinares, estruturar a transmissão do conhecimento, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, assumir cargos de coordenação, representação, direção, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, ler jornais, revistas, periódicos e livros, atentar para reações dos alunos na sala, estabelecer empatia com os alunos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, dialogar com os alunos, expressar-se com clareza, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, determinar temas e conteúdos da disciplina, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, comentar os resultados das avaliações com os alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, requisitar material pedagógico, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, aplicar instrumentos de avaliação, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, incentivar a capacidade criadora dos alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, escolher material didático e pedagógico, intervir na definição dos orçamentos da escola, selecionar textos e bibliografia da aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, conceber o projeto pedagógico da escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, administrar conflitos, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, indicar os avanços da aprendizagem, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, acompanhar processo de aprendizagem, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir questões pedagógicas com os pares, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, definir objetivos para a área de conhecimento, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, estimular a continuidade da escolaridade.