CBO 2321-30 - Professor de física no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de física no ensino médio CBO 2321-30 Ministra aulas de física no ensino médio, considerando conhecimentos científicos da matéria e da energia Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, leis matemáticas, conceitos e experimentos, tendo em vista a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos e a interação entre espaço, tempo, matéria, movimento e energia Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de física no ensino médio
O Professor de física no ensino médio CBO 2321-30 prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo de física, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos, prepara recursos para ensinar ciências físicas, considerando temas como fenômenos naturais, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável.
Ministra aulas de física no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Interpreta os requisitos curriculares de interdisciplinaridade para criar programas de estudos e planos de aula e conteúdo educacional que atendam a esses requisitos Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, históricos, geográficos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Supervisiona atividades de laboratório, realiza demonstrações práticas para estudos interdisciplinares.
Define e organiza eventos, atividades extraclasse e acompanha os alunos em viagens de investigação de campo, visitas técnicas, palestras, exposições, centros de pesquisas científicas.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de ciências físicas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, fatos sociais, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos naturais da matéria e da energia, que envolvem a origem e a evolução da Vida, da Terra e do Universo, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar e compreender as leis matemáticas, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-30 deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, ensinar, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-30
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de física no ensino médio CBO 2321-30
Um Professor de física no ensino médio (ou sinônimo) deve dialogar com os alunos, estimular a participação do aluno nas atividades, aplicar instrumentos de avaliação, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, intervir na definição dos orçamentos da escola, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estabelecer empatia com os alunos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, influir na definição dos planos de carreira, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, elaborar instrumentos de avaliação, influir na decisão da aquisição de material didático, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, preparar-se para concursos docentes, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, medir o conhecimento específico, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, escolher livro didático, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, integrar grupos de estudos interdisciplinares, acompanhar processo de aprendizagem, definir o calendário, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, indicar os avanços da aprendizagem, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, assumir cargos de coordenação, representação, direção, ler jornais, revistas, periódicos e livros, estimular a continuidade da escolaridade, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, administrar conflitos, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, atender pais e alunos, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, indicar compra de material didático e pedagógico, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, atentar para reações dos alunos na sala, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, interagir com os alunos, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, estruturar a transmissão do conhecimento, incentivar a capacidade criadora dos alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, discutir questões pedagógicas com os pares, refletir continuamente sobre a própria prática docente, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, escolher material didático e pedagógico, relacionar-se com a comunidade escolar, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, requisitar material pedagógico, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, expressar-se com clareza, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, subsidiar os alunos para auto-avaliação, comunicar resultados das avaliações dos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, comentar os resultados das avaliações com os alunos, definir objetivos para a área de conhecimento, adequar o planejamento às aulas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, selecionar textos e bibliografia da aula, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, conceber o projeto pedagógico da escola.