CBO 2321-40 - Professor de história no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de história no ensino médio CBO 2321-40 Ministra aulas de história, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a acontecimentos, fenômenos, fatos sociais, ambientais, econômicos, políticos, religiosos, culturais, ocorridos em diferentes espaços territoriais, conjunturas e tempos passados, e a influência desses no contexto presente da humanidade Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de história no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-40 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-40

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de história no ensino médio

O Professor de história no ensino médio CBO 2321-40 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de história, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de história no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos consistentes e a compreensão do tempo presente.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de história, conceitos e atitudes referentes a tradições e costumes, fenômenos, datas, fatos sociais, econômicos, políticos, ambientais, religiosos e culturais ocorridos em diferentes espaços territoriais e em diversas conjunturas e tempos passados, e a influência desses no contexto presente da humanidade, na perspectiva em que o mundo é explicável, compreensível e passível de transformações.

Desenvolve atividades para que o aluno ordene, no tempo e no espaço, eventos históricos do ocidente, selecione, compreenda e reflita sobre a produção, a circulação e o registro de memórias históricas, reconheça, avalie e interprete diferentes versões de um evento histórico para que possa elaborar sua própria versão Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-40 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-40

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de história no ensino médio CBO 2321-40

Um Professor de história no ensino médio (ou sinônimo) deve garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, preparar-se para concursos docentes, expressar-se com clareza, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, incentivar a capacidade criadora dos alunos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, estimular a participação do aluno nas atividades, estimular a continuidade da escolaridade, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, refletir continuamente sobre a própria prática docente, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, administrar conflitos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, acompanhar processo de aprendizagem.

Cargos e salários CBO 2321-40 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Historia no Ensino Médio

Professor de Historia no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Historia no Ensino Médio CBO 2321-40 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.215 e 10.068 para uma jornada de trabalho média de 23h semanais de acordo com dados salariais de 1.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-40.