CBO 2321-45 - Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio

O profissional no cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45 Ministra aulas de língua portuguesa e literatura brasileira no ensino médio, considerando os elementos linguísticos e os movimentos e estilos literários Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.

Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos, regras e normas de comunicação oral e escrita, leitura, interpretação e elaboração de textos verbais e não-verbais, de diferentes gêneros Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia o desenvolvimento do educando Prepara aulas e organiza atividades, seleciona material didático, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.

Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2321-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino médio.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

O Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define o conteúdo programático de língua portuguesa e literatura , as situações de aprendizagem, as estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Prepara aulas e programa atividades Define a extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento, a diversidade e o ritmo de aprendizagem dos alunos.

Define objetivos e prepara os recursos necessários Ministra aulas de língua portuguesa e literatura no ensino médio, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Estabelece metodologias de ensino, propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdos, atitudes e valores.

Propõe temas e atividades contextualizadas com fatos culturais, sociais e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, arte e cultura e temáticas coletivas.

Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades paralelas de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa, argumentação e comunicação.

Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades referentes à leitura, à interpretação e à produção textual de diversos gêneros, tendo em vista desenvolver as capacidades de expressão e comunicação oral e escrita, uso de “thesaurus” e dicionários, considerando os elementos da comunicação, a precisão vocabular, a gramática normativa, a linguagem padrão, o contexto e as variações linguísticas – sociais, históricas, regionais e estilísticas Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos integradores, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse, educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como visitas a museus e exposições, palestras, olimpíadas estudantis.

Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, elabora material e recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos, como diário de classe, planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2321-45 deve acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, comunicar-se, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-45

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio CBO 2321-45

Um Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio (ou sinônimo) deve desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, discutir questões pedagógicas com os pares, constituir bancas examinadoras de novos professores, determinar temas e conteúdos da disciplina, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, escolher material didático e pedagógico, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, ler jornais, revistas, periódicos e livros, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, medir o conhecimento específico, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, atender pais e alunos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, estimular a continuidade da escolaridade, indicar os avanços da aprendizagem, adequar o planejamento às aulas, intervir na definição dos orçamentos da escola, incentivar a capacidade criadora dos alunos, constituir comissões de sindicância, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, assumir cargos de coordenação, representação, direção, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, selecionar textos e bibliografia da aula, conceber o projeto pedagógico da escola, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, refletir continuamente sobre a própria prática docente, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, elaborar instrumentos de avaliação, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, definir o calendário, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, requisitar material pedagógico, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, influir na definição dos planos de carreira, ministrar aulas teóricas e práticas, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, estabelecer empatia com os alunos, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, acompanhar processo de aprendizagem, aplicar instrumentos de avaliação, atentar para reações dos alunos na sala, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, definir objetivos para a área de conhecimento, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, dialogar com os alunos, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, interagir com os alunos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, preparar-se para concursos docentes, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, expressar-se com clareza, relacionar-se com a comunidade escolar, estimular a participação do aluno nas atividades, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, comunicar resultados das avaliações dos alunos, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, indicar compra de material didático e pedagógico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, administrar conflitos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, propor a contratação de serviços especializados, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, comentar os resultados das avaliações com os alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, estruturar a transmissão do conhecimento, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos.

Cargos e salários CBO 2321-45 - Professores do ensino médio

Salário Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio

Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Língua e Literatura Brasileira no Ensino Médio CBO 2321-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.996 e 9.579 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 1.590 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2321-45.