CBO 2321-55 - Professor de matemática no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55 Ministra aulas de matemática no ensino médio, considerando conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos, referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de calcular, comparar, analisar, testar, formular hipóteses Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática no ensino médio
O Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55 prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar matemática, considerando temas como ciência, tecnologia e mundo do trabalho, fatores socioeconômicos, fenômenos naturais, matéria e energia, recursos naturais.
Ministra aulas de matemática no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, econômicos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Expõe conceitos matemáticos de forma simples e compreensível, por meio de exemplos da vida real e do cotidiano, para atender às diferentes habilidades e aos variados ritmos de aprendizagem dos alunos Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de matemática.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas sociais, temáticas coletivas e a relevância da ciência na criação, desenvolvimento e inovação de técnicas e métodos.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas.
Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar com lógica leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos, tendo em vista desenvolver as capacidades de observar, questionar, investigar, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas científicas.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-55 deve ensinar, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, preparar aulas, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-55
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55
Um Professor de matemática no ensino médio (ou sinônimo) deve preparar-se para concursos docentes, influir na definição dos planos de carreira, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, refletir continuamente sobre a própria prática docente, intervir na definição dos orçamentos da escola, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, escolher material didático e pedagógico, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, atentar para reações dos alunos na sala, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, conceber o projeto pedagógico da escola, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, elaborar instrumentos de avaliação, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, medir o conhecimento específico, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, aplicar instrumentos de avaliação, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, relacionar-se com a comunidade escolar, ministrar aulas teóricas e práticas, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, adequar o planejamento às aulas, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, expressar-se com clareza, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, definir objetivos para a área de conhecimento, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, dialogar com os alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, interagir com os alunos, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, discutir questões pedagógicas com os pares, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, atender pais e alunos, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, ler jornais, revistas, periódicos e livros, estimular a participação do aluno nas atividades, indicar os avanços da aprendizagem, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, comentar os resultados das avaliações com os alunos, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, administrar conflitos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, estruturar a transmissão do conhecimento, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, requisitar material pedagógico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, estabelecer empatia com os alunos, estimular a continuidade da escolaridade, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, acompanhar processo de aprendizagem, definir o calendário, assumir cargos de coordenação, representação, direção, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, indicar compra de material didático e pedagógico, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, subsidiar os alunos para auto-avaliação, selecionar textos e bibliografia da aula, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica.