CBO 2321-55 - Professor de matemática no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55 Ministra aulas de matemática no ensino médio, considerando conhecimentos, conceitos, métodos e procedimentos, referentes aos campos da aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de calcular, comparar, analisar, testar, formular hipóteses Promove educação e a relação ensino e aprendizagem, em instituições de ensino.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-55 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-55
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática no ensino médio
O Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55 prepara as atividades, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar matemática, considerando temas como ciência, tecnologia e mundo do trabalho, fatores socioeconômicos, fenômenos naturais, matéria e energia, recursos naturais.
Ministra aulas de matemática no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos culturais, sociais, econômicos e históricos e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Expõe conceitos matemáticos de forma simples e compreensível, por meio de exemplos da vida real e do cotidiano, para atender às diferentes habilidades e aos variados ritmos de aprendizagem dos alunos Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de matemática.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas sociais, temáticas coletivas e a relevância da ciência na criação, desenvolvimento e inovação de técnicas e métodos.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas.
Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar com lógica leis, teorias e fórmulas matemáticas e experimentos, tendo em vista desenvolver as capacidades de observar, questionar, investigar, elaborar hipóteses, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais e investigativos, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.
Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e sistemática de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros de pesquisas científicas.
Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-55 deve ensinar, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, participar de atividades institucionais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-55
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de matemática no ensino médio CBO 2321-55
Um Professor de matemática no ensino médio (ou sinônimo) deve demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, escolher material didático e pedagógico, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, estruturar a transmissão do conhecimento, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, elaborar instrumentos de avaliação, selecionar textos e bibliografia da aula, expressar-se com clareza, comentar os resultados das avaliações com os alunos, adequar o planejamento às aulas, indicar os avanços da aprendizagem, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, atender pais e alunos, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, conceber o projeto pedagógico da escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, indicar compra de material didático e pedagógico, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, definir objetivos para a área de conhecimento, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, influir na definição dos planos de carreira, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, intervir na definição dos orçamentos da escola, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, medir o conhecimento específico, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, discutir questões pedagógicas com os pares, preparar-se para concursos docentes, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, assumir cargos de coordenação, representação, direção, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, relacionar-se com a comunidade escolar, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, requisitar material pedagógico, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, atentar para reações dos alunos na sala, incentivar a capacidade criadora dos alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, estimular a continuidade da escolaridade, aplicar instrumentos de avaliação, administrar conflitos, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, ministrar aulas teóricas e práticas, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, dialogar com os alunos, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, definir o calendário, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, ler jornais, revistas, periódicos e livros, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, interagir com os alunos, determinar temas e conteúdos da disciplina, acompanhar processo de aprendizagem, subsidiar os alunos para auto-avaliação, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, refletir continuamente sobre a própria prática docente, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, estabelecer empatia com os alunos, estimular a participação do aluno nas atividades.