CBO 2321-65 - Professor de química no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de química no ensino médio CBO 2321-65 Ministra aulas de química no ensino médio, considerando teorias e conceitos da ciência que estuda matéria e energia, suas propriedades, constituição, transformações Promove educação e a relação ensino e aprendizagem.
Responsabiliza-se pela formação dos alunos por meio de teorias, conceitos e experimentos de fenômenos químicos, para a compreensão dos processos químicos da matéria, suas propriedades e as leis que os regem Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático e organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas.
Registra informações, propõe atividades extraclasse Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-65 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de química no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-65 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-65
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de química no ensino médio
O Professor de química no ensino médio CBO 2321-65 prepara as atividades de química, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as demais áreas do conhecimento, a diversidade e o interesse das turmas Define objetivos das aulas, prepara recursos para ensinar química, considerando temas como fenômenos da natureza, matéria e energia, uso consciente dos recursos naturais, impactos socioambientais, conservação e obtenção da energia, desenvolvimento sustentável.
Ministra aulas de química no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais.
Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações entre conteúdos, atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com fatos científicos e tecnológicos de relevância social, cultural, ambiental, histórica e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas e a compreensão das ciências da natureza.
Promove a educação dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de química Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, problemas da sociedade contemporânea, a relevância da ciência na origem e preservação da vida e temáticas coletivas.
Propõe estudos e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas e projetos, podendo utilizar dispositivos e aplicativos digitais.
Propõe atividades envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, analisar e avaliar os fenômenos químicos da matéria e da energia, considerando estrutura, transformações químicas, leis, cálculos, tendo em vista desenvolver as capacidades de analisar, elaborar hipóteses, estimativas, representar e interpretar modelos explicativos, dados e resultados experimentais, utilizar instrumentos de medição, para resolver situações-problema sob uma perspectiva científica.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, de questões orais e escritas, projetos, experimentos, situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Define e organiza eventos e estudos, atividades extraclasse educativas, culturais e sociais e acompanha acontecimentos em espaços extraescolares, referentes a visitas técnicas, palestras, exposições, feiras, centros e laboratórios de pesquisas científicas Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos em diferentes mídias.
Elabora documentos como planos escolares, avaliações, registros de frequência e aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-65 deve demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-65
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de química no ensino médio CBO 2321-65
Um Professor de química no ensino médio (ou sinônimo) deve expressar-se com clareza, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, estimular a continuidade da escolaridade, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, refletir continuamente sobre a própria prática docente, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, estimular a participação do aluno nas atividades, administrar conflitos, preparar-se para concursos docentes, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, acompanhar processo de aprendizagem, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas.