CBO 2321-70 - Professor de sociologia no ensino médio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino médio
O profissional no cargo de Professor de sociologia no ensino médio CBO 2321-70 Ministra aulas de sociologia, no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes à origem e ao desenvolvimento das sociedades humanas, ao comportamento e relacionamento entre pessoas, associações e instituições, ao longo do tempo, em diferentes espaços sociais Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra resultados e ações educativas desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2321-70 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino médio que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de sociologia no ensino médio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino médio CBO 2321-70 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2321-70
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino médio.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de sociologia no ensino médio
O Professor de sociologia no ensino médio CBO 2321-70 planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo de sociologia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de sociologia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, utilizando tecnologias de pesquisa.
Incentiva a leitura e estimula debates para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, incentiva a reflexão sobre as transformações do trabalho e suas implicações com as qualificações, as trajetórias profissionais e a mobilidade social dos indivíduos.
Estabelece relações com fatos atuais e com o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, compreensão das estruturas e relações sociais e apropriação de elementos argumentativos.
Organiza atividades Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de sociologia, por meio de conceitos e atitudes referentes aos sistemas de organização da sociedade, considerando fatores econômicos, políticos, sociais, culturais, históricos, religiosos, ocorridos em diferentes tempos e espaços, e a influência desses na humanidade Desenvolve atividades para que o aluno identifique, analise e compare diferentes formas e narrativas expressas em diferentes linguagens, para interpretar ideias de diferentes pensadores, referentes às ciências humanas e sociais, elaborar hipóteses e compor argumentos.
Define atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, estruturas, organização e relações sociais, classes e padrões sociais, os papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.
Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando atitudes reflexivas e a pesquisa com autonomia.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece rotinas e regras de conduta.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, em diferentes mídias.
Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2321-70 deve comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, preparar aulas, ensinar, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2321-70
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de sociologia no ensino médio CBO 2321-70
Um Professor de sociologia no ensino médio (ou sinônimo) deve discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, preparar-se para concursos docentes, definir objetivos para a área de conhecimento, medir o conhecimento específico, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação a educação, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, escolher material didático e pedagógico, dialogar com os alunos, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, adequar o planejamento às aulas, freqüentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, estabelecer empatia com os alunos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, ler jornais, revistas, periódicos e livros, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, aplicar instrumentos de avaliação, definir o calendário, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, sondar a situação sócio-econômica e cultural dos alunos, subsidiar os alunos para auto-avaliação, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, comunicar resultados das avaliações dos alunos, freqüentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, acompanhar processo de aprendizagem, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, selecionar textos e bibliografia da aula, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, influir na definição dos planos de carreira, estruturar a transmissão do conhecimento, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, elaborar instrumentos de avaliação, indicar compra de material didático e pedagógico, comentar os resultados das avaliações com os alunos, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, discutir questões pedagógicas com os pares, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, conceber o projeto pedagógico da escola, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, administrar conflitos, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, interagir com os alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, assumir cargos de coordenação, representação, direção, indicar os avanços da aprendizagem, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, requisitar material pedagógico, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, atentar para reações dos alunos na sala, atender pais e alunos, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, estimular a continuidade da escolaridade, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, desenvolver atividades relacionadas a produção científica, filosófica e artística comtemporânea, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, ministrar aulas teóricas e práticas, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, relacionar-se com a comunidade escolar, expressar-se com clareza, estimular a participação do aluno nas atividades, intervir na definição dos orçamentos da escola, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, incentivar a capacidade criadora dos alunos, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, ajustar a proposta da disciplina a proposta da escola, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, refletir continuamente sobre a própria prática docente, concorrer em certames literários, científicos e esportivos.