CBO 2331-05 - Professor da área de meio ambiente - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05 Ministra aulas da área de meio ambiente no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias, métodos, técnicas e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas no que tange a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reúso e reciclagem.
Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, segundo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2331-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor da área de meio ambiente, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor da área de meio ambiente
O Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05 planeja o ensino de educação ambiental, delimita extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as circunstâncias de preservação e proteção ao meio ambiente, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de educação ambiental no ensino profissional, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas e fundamentos da área de meio ambiente, por meio de teorias e práticas de métodos e processos de proteção, preservação e recuperação do ecossistema, considerando aspectos referentes a fontes e recursos naturais, emissão de resíduos, poluição, biodiversidade, legislação e impactos ambientais, reciclagem, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com os demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de preservação, proteção e recuperação ambiental, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitam compreender, analisar e aplicar processos de preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, tais como reflorestamento, rotação de cultura, barreiras de contenção, fontes de poluição, redução do uso de matérias-primas, uso de energias renováveis, respeito à biodiversidade, reúso e reciclagem, preservação e exploração de recursos hídricos, tratamento de poluentes, preservação de matas, de espécies animais, vegetais e minerais, minimização de impactos ambientais, sustentabilidade ambiental.
Promove a educação integral dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes de educação ambiental Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-05 deve promover educação ambiental, ensinar, trabalhar com higiene e segurança, demonstrar competências pessoais, pesquisar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-05
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor da área de meio ambiente CBO 2331-05
Um Professor da área de meio ambiente (ou sinônimo) deve ministrar aulas teórico-práticas, demonstrar flexibilidade, apresentar esquemas e painéis explicativos, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, demonstrar ética profissional, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar os alunos para procura de informações específicas, demonstrar curiosidade intelectual, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, tomar parte em bancas de concursos internos, estimular a busca de conhecimento, participar de grupos de estudo e de pesquisa, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, trabalhar em equipe, explicar conceitos e princípios, tomar parte em colegiados, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, estagiar em instituições, demonstrar motivação, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, exercer atividades de coordenação e gestão, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, analisar e resolver problemas, respeitar as diferenças e diversidades, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, realizar demonstrações teórico-práticas, contextualizar continuamente os conteúdos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, participar de atividades culturais e de lazer, demonstrar capacidade de mudança, exercer liderança cooperativa, tomar parte em comissões de diversas naturezas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, orientar projetos de pesquisa, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, executar pesquisas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, participar de intercâmbios culturais, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, integrar continuamente teoria e prática, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo.