CBO 2331-10 - Professor de desenho técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de desenho técnico CBO 2331-10 Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.
Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de desenho técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de desenho técnico
O Professor de desenho técnico CBO 2331-10 planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.
Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.
Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.
Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.
Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-10 deve produzir registros escritos e gráficos, pesquisar, avaliar a aprendizagem e o ensino, comunicar-se, planejar o trabalho docente, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, promover educação ambiental, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, ensinar, trabalhar com higiene e segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-10
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico CBO 2331-10
Um Professor de desenho técnico (ou sinônimo) deve contextualizar continuamente os conteúdos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, divulgar trabalhos da área profissional, assessorar tecnicamente a comunidade, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, realizar demonstrações teórico-práticas, integrar bancas de diversas naturezas, demonstrar motivação, aplicar instrumentos de avaliação, exercer atividades de coordenação e gestão, produzir relatórios, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, compor instrumentos de avaliação, exercer liderança cooperativa, coordenar processos de seleção, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, definir atividades e cronograma, avaliar relatórios de estágios, participar de atividades culturais e de lazer, tomar parte em comissões de diversas naturezas, preencher fichas de estágios, assessorar a própria instituição, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, preencher requisição de serviços materiais, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, avaliar o desempenho de alunos em estágios, respeitar as diferenças e diversidades, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, registrar ocorrências de diferentes naturezas, redigir o plano de ensino, gerar produtos e projetos, proferir palestras e conferências, vistoriar os equipamentos e instalações, selecionar material didático e bibliográfico, estagiar em instituições, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, produzir laudos técnicos, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, encaminhar registros para as autoridades competentes, tomar parte em colegiados, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, ministrar aulas teórico-práticas, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, propor a aquisição de equipamentos de segurança, assessorar tecnicamente instituições, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, prever a manutenção de equipamentos e instalações, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, conceber provas para processos seletivos, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, divulgar o trabalho da escola, orientar os alunos para procura de informações específicas, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, participar do planejamento do curso, fomentar ações de preservação ambiental, definir o perfil profissional pretendido, realizar parcerias, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, demonstrar ética profissional, consultar diferentes fontes de informação, participar do planejamento de horários e calendário escolar, tomar parte em bancas de concursos internos, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, apresentar esquemas e painéis explicativos, demonstrar capacidade de mudança, realizar consultorias técnicas, preencher diários de classe, trabalhar em equipe, participar de grupos de estudo e de pesquisa, explicar conceitos e princípios, aplicar provas em processo seletivos, preparar as aulas, estimular a busca de conhecimento, demonstrar curiosidade intelectual, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, divulgar propostas de trabalho e convênios, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, orientar projetos de pesquisa, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, executar pesquisas, elaborar material didático impresso, desenvolver aplicativos educacionais, implementar orientações técnicas para a comunidade, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, desenvolver recursos audio-visuais, participar de intercâmbios culturais, integrar continuamente teoria e prática, analisar e resolver problemas, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, ministrar cursos de formação e extensão, encaminhar alunos para estágios profissionais, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar para a classificação e destinação do lixo, corrigir provas para processos seletivos, realizar certificação e qualificação, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, selecionar conteúdos, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, demonstrar flexibilidade.