CBO 2331-10 - Professor de desenho técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de desenho técnico CBO 2331-10 Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, no que se refere a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectiva isométrica, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Atua de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2331-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de desenho técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de desenho técnico

O Professor de desenho técnico CBO 2331-10 planeja situações de ensino e aprendizagem de desenho técnico, avalia as atividades e o desenvolvimento do aluno, quanto ao manuseio do lápis, dos instrumentos de desenho e computador, para aprimorar o traço, o desenho e a visualização espacial Delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, considerando especificidades da área tecnológica e da ocupação e as necessidades do mercado de trabalho.

Define objetivos, prepara materiais de desenho e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de desenho técnico no ensino profissional, considerando a tecnologia específica da área e da ocupação, de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas Ensina desenho técnico, por meio de teorias e práticas de representação gráfica, referentes a normatização, geometria descritiva, desenho geométrico e perspectivas, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de ler e interpretar desenhos, projetar e desenhar produtos, utilizando inclusive programas de desenho assistido por computador.

Prepara atividades educacionais em parceria com os docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de representação gráfica, orienta e acompanha atividades de leitura, interpretação e elaboração de esboços, desenhos e projetos de produtos relacionados à ocupação.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender, aplicar e analisar conceitos de representação gráfica, referentes a normatização, vistas, cortes, escalas, instrumentos e padrões de medição, distâncias, áreas, planificação de sólidos, tendo em vista a resolução de situações-problema considerando produto, processo, materiais e acessórios Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de leitura, interpretação e elaboração de desenho técnico.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação processos e produtos.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas.

Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene e saúde.

Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-10 deve comunicar-se, desenvolver recursos didáticos, demonstrar competências pessoais, promover educação ambiental, planejar o trabalho docente, ensinar, trabalhar com higiene e segurança, produzir registros escritos e gráficos, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-10

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de desenho técnico CBO 2331-10

Um Professor de desenho técnico (ou sinônimo) deve estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, assessorar tecnicamente instituições, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, estagiar em instituições, participar do planejamento do curso, integrar continuamente teoria e prática, estimular a busca de conhecimento, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, realizar demonstrações teórico-práticas, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, aplicar instrumentos de avaliação, proferir palestras e conferências, coordenar processos de seleção, avaliar relatórios de estágios, divulgar trabalhos da área profissional, assessorar tecnicamente a comunidade, participar de intercâmbios culturais, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, produzir relatórios, preparar as aulas, consultar diferentes fontes de informação, conceber provas para processos seletivos, encaminhar alunos para estágios profissionais, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, prever a manutenção de equipamentos e instalações, tomar parte em comissões de diversas naturezas, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, realizar certificação e qualificação, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, desenvolver aplicativos educacionais, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, corrigir provas para processos seletivos, produzir laudos técnicos, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, integrar bancas de diversas naturezas, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, participar de atividades culturais e de lazer, orientar projetos de pesquisa, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, registrar ocorrências de diferentes naturezas, analisar e resolver problemas, trabalhar em equipe, ministrar cursos de formação e extensão, definir atividades e cronograma, demonstrar motivação, apresentar esquemas e painéis explicativos, gerar produtos e projetos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, definir o perfil profissional pretendido, selecionar material didático e bibliográfico, demonstrar ética profissional, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, encaminhar registros para as autoridades competentes, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, definir metodologias de mediação de aprendizagem, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, contextualizar continuamente os conteúdos, participar de grupos de estudo e de pesquisa, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, elaborar material didático impresso, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, ministrar aulas teórico-práticas, demonstrar curiosidade intelectual, preencher requisição de serviços materiais, participar do planejamento de horários e calendário escolar, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, exercer liderança cooperativa, assessorar a própria instituição, divulgar propostas de trabalho e convênios, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, tomar parte em colegiados, demonstrar capacidade de mudança, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, propor a aquisição de equipamentos de segurança, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, respeitar as diferenças e diversidades, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, compor instrumentos de avaliação, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, selecionar conteúdos, vistoriar os equipamentos e instalações, realizar parcerias, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, implementar orientações técnicas para a comunidade, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, aplicar provas em processo seletivos, preencher diários de classe, explicar conceitos e princípios, avaliar o desempenho de alunos em estágios, executar pesquisas, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, exercer atividades de coordenação e gestão, fomentar ações de preservação ambiental, orientar para a classificação e destinação do lixo, desenvolver recursos audio-visuais, divulgar o trabalho da escola, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, demonstrar flexibilidade, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, preencher fichas de estágios, realizar consultorias técnicas, redigir o plano de ensino, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, orientar os alunos para procura de informações específicas.

Cargos e salários CBO 2331-10 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Desenho Técnico

Professor de Desenho Técnico: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Desenho Técnico CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.946 e 8.446 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.946 e 8.446 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.
Salário Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio Fortaleza

Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio: Fortaleza, CE

O profissional no cargo de Professor de Ensino Profissionalizante no Ensino de Nível Médio CBO 2331-10 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 4.159 e 7.326 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 110 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-10.