CBO 2331-15 - Professor de técnicas agrícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas agrícolas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas agrícolas
O Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-15 deve produzir registros escritos e gráficos, planejar o trabalho docente, comunicar-se, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, trabalhar com higiene e segurança, promover educação ambiental, ensinar, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos didáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-15
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15
Um Professor de técnicas agrícolas (ou sinônimo) deve encaminhar alunos para estágios profissionais, selecionar material didático e bibliográfico, realizar certificação e qualificação, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, contextualizar continuamente os conteúdos, preencher diários de classe, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, assessorar a própria instituição, estimular a busca de conhecimento, participar de atividades culturais e de lazer, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, desenvolver aplicativos educacionais, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, explicar conceitos e princípios, participar do planejamento do curso, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, respeitar as diferenças e diversidades, desenvolver recursos audio-visuais, preencher requisição de serviços materiais, encaminhar registros para as autoridades competentes, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, realizar consultorias técnicas, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, exercer liderança cooperativa, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, demonstrar capacidade de mudança, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, orientar para a classificação e destinação do lixo, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, tomar parte em colegiados, divulgar propostas de trabalho e convênios, definir o perfil profissional pretendido, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, conceber provas para processos seletivos, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, preparar as aulas, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, ministrar aulas teórico-práticas, preencher fichas de estágios, tomar parte em comissões de diversas naturezas, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, assessorar tecnicamente instituições, apresentar esquemas e painéis explicativos, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, gerar produtos e projetos, avaliar relatórios de estágios, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, avaliar o desempenho de alunos em estágios, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, fomentar ações de preservação ambiental, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, vistoriar os equipamentos e instalações, assessorar tecnicamente a comunidade, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, prever a manutenção de equipamentos e instalações, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, orientar os alunos para procura de informações específicas, coordenar processos de seleção, estagiar em instituições, implementar orientações técnicas para a comunidade, aplicar provas em processo seletivos, exercer atividades de coordenação e gestão, aplicar instrumentos de avaliação, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, redigir o plano de ensino, participar do planejamento de horários e calendário escolar, proferir palestras e conferências, registrar ocorrências de diferentes naturezas, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, propor a aquisição de equipamentos de segurança, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, integrar bancas de diversas naturezas, compor instrumentos de avaliação, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, tomar parte em bancas de concursos internos, ministrar cursos de formação e extensão, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, realizar parcerias, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, divulgar trabalhos da área profissional, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, definir metodologias de mediação de aprendizagem, realizar demonstrações teórico-práticas, selecionar conteúdos, corrigir provas para processos seletivos, orientar projetos de pesquisa, trabalhar em equipe, participar de grupos de estudo e de pesquisa, produzir relatórios, consultar diferentes fontes de informação, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, produzir laudos técnicos, elaborar material didático impresso, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, demonstrar motivação, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, definir atividades e cronograma, analisar e resolver problemas, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, executar pesquisas, divulgar o trabalho da escola, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, demonstrar flexibilidade, demonstrar curiosidade intelectual, demonstrar ética profissional, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, participar de intercâmbios culturais, integrar continuamente teoria e prática.