CBO 2331-15 - Professor de técnicas agrícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional

O profissional no cargo de Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, no campo, em sala de aula, em laboratório, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de projetos, de produtos e serviços, de especificações técnicas de insumos, máquinas e equipamentos, de custos e tempos operacionais da agropecuária.

Planeja situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo e ensinando normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

CBO 2331-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas agrícolas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores do ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de técnicas agrícolas

O Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15 planeja o ensino de técnicas agrícolas, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades dos processos agrícolas, das instalações e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Ministra aulas de técnicas agrícolas no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agrícolas, por meio de teorias e práticas de processos e de operações produtivas, de elaboração de projetos de produtos e serviços agrícolas, de especificações técnicas de insumos, instalações e equipamentos e de estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas agrícolas, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, abrangendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas agrícolas, considerando aspectos tais como medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, práticas de inseminação, de irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças, pragas e de ferramentas tecnológicas.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas agrícolas Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2331-15 deve realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, desenvolver recursos didáticos, planejar o trabalho docente, avaliar a aprendizagem e o ensino, promover educação ambiental, trabalhar com higiene e segurança, ensinar, pesquisar, produzir registros escritos e gráficos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-15

Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.

Atividades exercidas por um Professor de técnicas agrícolas CBO 2331-15

Um Professor de técnicas agrícolas (ou sinônimo) deve participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, participar do planejamento do curso, corrigir provas para processos seletivos, apresentar esquemas e painéis explicativos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, participar de grupos de estudo e de pesquisa, tomar parte em comissões de diversas naturezas, aplicar provas em processo seletivos, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, realizar demonstrações teórico-práticas, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, integrar continuamente teoria e prática, definir o perfil profissional pretendido, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, demonstrar flexibilidade, participar de intercâmbios culturais, realizar certificação e qualificação, selecionar conteúdos, prever a manutenção de equipamentos e instalações, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, contextualizar continuamente os conteúdos, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, orientar para a classificação e destinação do lixo, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, ministrar aulas teórico-práticas, demonstrar ética profissional, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, participar de atividades culturais e de lazer, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, selecionar material didático e bibliográfico, proferir palestras e conferências, exercer atividades de coordenação e gestão, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, preencher requisição de serviços materiais, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, compor instrumentos de avaliação, divulgar o trabalho da escola, assessorar a própria instituição, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, respeitar as diferenças e diversidades, redigir o plano de ensino, definir atividades e cronograma, divulgar propostas de trabalho e convênios, desenvolver aplicativos educacionais, trabalhar em equipe, encaminhar registros para as autoridades competentes, tomar parte em colegiados, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, elaborar material didático impresso, preparar as aulas, explicar conceitos e princípios, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, assessorar tecnicamente a comunidade, avaliar relatórios de estágios, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, realizar consultorias técnicas, participar do planejamento de horários e calendário escolar, encaminhar alunos para estágios profissionais, demonstrar motivação, gerar produtos e projetos, ministrar cursos de formação e extensão, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, desenvolver recursos mecânicos, eletroeletrônicos, informáticos, agropecuários, de materiais e outros, propor a aquisição de equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de mudança, orientar os alunos para procura de informações específicas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, avaliar o desempenho de alunos em estágios, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, demonstrar curiosidade intelectual, implementar orientações técnicas para a comunidade, coordenar processos de seleção, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, estagiar em instituições, realizar parcerias, aplicar instrumentos de avaliação, registrar ocorrências de diferentes naturezas, produzir laudos técnicos, preencher fichas de estágios, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, assessorar tecnicamente instituições, exercer liderança cooperativa, vistoriar os equipamentos e instalações, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, conceber provas para processos seletivos, preencher diários de classe, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, estimular a busca de conhecimento, executar pesquisas, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, integrar bancas de diversas naturezas, consultar diferentes fontes de informação, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, fomentar ações de preservação ambiental, analisar e resolver problemas, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar projetos de pesquisa, divulgar trabalhos da área profissional, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, desenvolver recursos audio-visuais, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, definir metodologias de mediação de aprendizagem, produzir relatórios.

Cargos e salários CBO 2331-15 - Professores do ensino profissional

Salário Professor de Técnicas Agrícolas

Professor de Técnicas Agrícolas: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Técnicas Agrícolas CBO 2331-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.287 e 8.643 para uma jornada de trabalho média de 33h semanais de acordo com dados salariais de 121 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2331-15.