CBO 2331-20 - Professor de técnicas comerciais e secretariais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20 Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, atuando em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas comerciais e secretariais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas comerciais e secretariais
O Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20 planeja o ensino de técnicas comerciais e secretariais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e particularidades dos processos administrativos, dos diversificados locais de atuação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas comerciais e secretariais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão e de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas comerciais e secretariais, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos de comercialização e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas e procedimentos comerciais e secretariais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais e secretariais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos oficiais, em linguagem padrão e técnica, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, e de materiais, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização, contabilidade, logística.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais e secretariais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-20 deve ensinar, demonstrar competências pessoais, desenvolver recursos didáticos, trabalhar com higiene e segurança, produzir registros escritos e gráficos, avaliar a aprendizagem e o ensino, pesquisar, comunicar-se, promover educação ambiental, planejar o trabalho docente, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-20
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas comerciais e secretariais CBO 2331-20
Um Professor de técnicas comerciais e secretariais (ou sinônimo) deve sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, desenvolver aplicativos educacionais, respeitar as diferenças e diversidades, realizar demonstrações teórico-práticas, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, redigir o plano de ensino, trabalhar em equipe, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, aplicar provas em processo seletivos, encaminhar alunos para estágios profissionais, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, participar do planejamento do curso, definir metodologias de mediação de aprendizagem, assessorar a própria instituição, demonstrar motivação, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, preencher diários de classe, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, apresentar esquemas e painéis explicativos, vistoriar os equipamentos e instalações, consultar diferentes fontes de informação, propor a aquisição de equipamentos de segurança, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, demonstrar flexibilidade, preencher fichas de estágios, orientar para a classificação e destinação do lixo, ministrar cursos de formação e extensão, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, definir atividades e cronograma, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, ministrar aulas teórico-práticas, fomentar ações de preservação ambiental, tomar parte em colegiados, demonstrar curiosidade intelectual, orientar projetos de pesquisa, contextualizar continuamente os conteúdos, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, estagiar em instituições, preparar as aulas, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, integrar bancas de diversas naturezas, exercer atividades de coordenação e gestão, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, divulgar propostas de trabalho e convênios, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, aplicar instrumentos de avaliação, definir o perfil profissional pretendido, realizar parcerias, realizar certificação e qualificação, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, corrigir provas para processos seletivos, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, coordenar processos de seleção, participar de intercâmbios culturais, assessorar tecnicamente instituições, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, orientar os alunos para procura de informações específicas, gerar produtos e projetos, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, tomar parte em bancas de concursos internos, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, produzir relatórios, exercer liderança cooperativa, participar de atividades culturais e de lazer, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, executar pesquisas, produzir laudos técnicos, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, divulgar o trabalho da escola, participar de grupos de estudo e de pesquisa, desenvolver recursos audio-visuais, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, estimular a busca de conhecimento, demonstrar ética profissional, prever a manutenção de equipamentos e instalações, integrar continuamente teoria e prática, realizar consultorias técnicas, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, registrar ocorrências de diferentes naturezas, explicar conceitos e princípios, assessorar tecnicamente a comunidade, avaliar o desempenho de alunos em estágios, selecionar conteúdos, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, preencher requisição de serviços materiais, demonstrar capacidade de mudança, proferir palestras e conferências, analisar e resolver problemas, encaminhar registros para as autoridades competentes, compor instrumentos de avaliação, tomar parte em comissões de diversas naturezas, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, avaliar relatórios de estágios, conceber provas para processos seletivos, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, implementar orientações técnicas para a comunidade, elaborar material didático impresso, selecionar material didático e bibliográfico, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, divulgar trabalhos da área profissional, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, participar do planejamento de horários e calendário escolar.