CBO 2331-25 - Professor de técnicas de enfermagem - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25 Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de definir e aplicar procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes à promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de biossegurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas de enfermagem, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas de enfermagem
O Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25 planeja o ensino de técnicas de enfermagem, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com processos e protocolos de atendimento e assistência à saúde de pessoas, do grau de complexidade da situação, das instalações e das demandas do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas de enfermagem no ensino profissional, de acordo com a legislação.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com situações do cotidiano e dos diversificados contextos socioambientais e culturais.
Ensina técnicas de enfermagem, por meio de teorias e práticas referentes a procedimentos e protocolos de atendimento a pacientes clínicos e cirúrgicos, tendo em vista a promoção, prevenção, recuperação, proteção e reabilitação no processo saúde-doença em todo ciclo vital, nos diferentes graus de complexidade do ambiente, da situação e da gravidade do paciente Aplica com rigor métodos de boas práticas de saúde, normas técnicas, de segurança, de biossegurança, de preservação ambiental e de qualidade.
Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes e instrutores do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas de enfermagem, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e elaboração de projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar técnicas, procedimentos e protocolos para prevenção, proteção, reabilitação e recuperação da saúde, considerando aspectos tais como administração de medicamentos, cuidados de higiene e conforto, condições clínicas de pacientes em todo o ciclo vital, assistência antes, depois e durante procedimentos cirúrgicos, assistência em urgência e emergência, cuidados críticos e paliativos, controle de infecção hospitalar Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas de enfermagem e desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação nos procedimentos de preservação da saúde e da vida.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos, estudos de caso e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, palestras, simpósios, programas de saúde pública, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais, serviços e equipamentos Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-25 deve produzir registros escritos e gráficos, promover educação ambiental, comunicar-se, trabalhar com higiene e segurança, demonstrar competências pessoais, ensinar, avaliar a aprendizagem e o ensino, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, pesquisar, desenvolver recursos didáticos, planejar o trabalho docente.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-25
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas de enfermagem CBO 2331-25
Um Professor de técnicas de enfermagem (ou sinônimo) deve assessorar a própria instituição, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, divulgar trabalhos da área profissional, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, realizar demonstrações teórico-práticas, selecionar material didático e bibliográfico, tomar parte em comissões de diversas naturezas, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, trabalhar em equipe, realizar certificação e qualificação, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, definir o perfil profissional pretendido, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, preencher diários de classe, definir metodologias de mediação de aprendizagem, participar de atividades culturais e de lazer, conceber provas para processos seletivos, propor a aquisição de equipamentos de segurança, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, elaborar material didático impresso, orientar projetos de pesquisa, preencher requisição de serviços materiais, coordenar processos de seleção, participar de intercâmbios culturais, divulgar propostas de trabalho e convênios, encaminhar registros para as autoridades competentes, desenvolver aplicativos educacionais, avaliar o desempenho de alunos em estágios, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, corrigir provas para processos seletivos, proferir palestras e conferências, demonstrar curiosidade intelectual, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, preparar as aulas, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, assessorar tecnicamente a comunidade, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, definir atividades e cronograma, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estimular a busca de conhecimento, gerar produtos e projetos, aplicar instrumentos de avaliação, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, orientar para a classificação e destinação do lixo, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, participar do planejamento de horários e calendário escolar, divulgar o trabalho da escola, demonstrar capacidade de mudança, exercer liderança cooperativa, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, encaminhar alunos para estágios profissionais, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, prever a manutenção de equipamentos e instalações, contextualizar continuamente os conteúdos, assessorar tecnicamente instituições, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, vistoriar os equipamentos e instalações, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, selecionar conteúdos, analisar e resolver problemas, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, produzir laudos técnicos, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, ministrar aulas teórico-práticas, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, integrar continuamente teoria e prática, redigir o plano de ensino, orientar os alunos para procura de informações específicas, participar do planejamento do curso, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, respeitar as diferenças e diversidades, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, exercer atividades de coordenação e gestão, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, desenvolver recursos audio-visuais, explicar conceitos e princípios, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, tomar parte em bancas de concursos internos, avaliar relatórios de estágios, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, executar pesquisas, implementar orientações técnicas para a comunidade, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, integrar bancas de diversas naturezas, realizar consultorias técnicas, fomentar ações de preservação ambiental, apresentar esquemas e painéis explicativos, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, estagiar em instituições, compor instrumentos de avaliação, demonstrar motivação, preencher fichas de estágios, participar de grupos de estudo e de pesquisa, ministrar cursos de formação e extensão, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, produzir relatórios, demonstrar ética profissional, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, aplicar provas em processo seletivos, realizar parcerias, consultar diferentes fontes de informação, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, registrar ocorrências de diferentes naturezas, tomar parte em colegiados.