CBO 2331-30 - Professor de técnicas industriais - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de técnicas industriais CBO 2331-30 Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, de produtos e serviços industriais, de materiais e matéria-prima, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de técnicas industriais, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de técnicas industriais
O Professor de técnicas industriais CBO 2331-30 planeja o ensino de técnicas industriais, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de técnicas industriais no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina técnicas industriais, por meio de teorias e práticas referentes a tipos e etapas de processos, de operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais e matéria-prima, especificações técnicas, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas técnicas, de segurança, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, aplicados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros e variáveis, utilização de máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas industriais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, manutenção e integridade dos recursos de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-30 deve planejar o trabalho docente, realizar trabalhos técnicos, de assessoria e de divulgação, avaliar a aprendizagem e o ensino, trabalhar com higiene e segurança, produzir registros escritos e gráficos, demonstrar competências pessoais, ensinar, pesquisar, comunicar-se, promover educação ambiental, desenvolver recursos didáticos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-30
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de técnicas industriais CBO 2331-30
Um Professor de técnicas industriais (ou sinônimo) deve apresentar esquemas e painéis explicativos, diagnosticar o perfil de entrada da demanda, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, proferir palestras e conferências, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, orientar projetos de pesquisa, recomendar o uso correto de equipamentos de segurança, produzir relatórios, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem, elaborar questões e interrogações na sua área de conhecimento, recomendar a manipulação correta de materiais e equipamentos, participar do planejamento de horários e calendário escolar, orientar os alunos sobre o manuseio de agentes de risco ao meio ambiente, analisar especificações técnicas de equipamentos para compra, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, participar de intercâmbios culturais, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, executar pesquisas, encaminhar registros para as autoridades competentes, assessorar tecnicamente a comunidade, participar de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, integrar continuamente teoria e prática, conceber provas para processos seletivos, exercer liderança cooperativa, adaptar equipamentos e utensílios de laboratório, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, participar de atividades culturais e de lazer, coordenar processos de seleção, selecionar conteúdos, realizar certificação e qualificação, comunicar aos pais informações sobre alunos e a escola, preparar as aulas, aplicar provas em processo seletivos, orientar para a classificação e destinação do lixo, demonstrar flexibilidade, demonstrar curiosidade intelectual, divulgar o trabalho da escola, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, tomar parte em colegiados, explicar conceitos e princípios, consultar diferentes fontes de informação, promover nos alunos a consciência sobre a importância do ecossistema, opinar sobre reformulação das normas de segurança, higiene e biossegurança, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, tomar parte em bancas de concursos internos, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, preencher requisição de serviços materiais, redigir o plano de ensino, orientar os alunos sobre os custos sociais do desperdício, tomar parte em comissões de diversas naturezas, pesquisar sobre a área de conhecimento específica e outras afins, avaliar relatórios de estágios, trabalhar em equipe, realizar testes, ensaios, análises laboratoriais, encaminhar alunos para estágios profissionais, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, sugerir aquisição de publicações para acervo bibliográfico, orientar os alunos para procura de informações específicas, analisar e resolver problemas, contextualizar continuamente os conteúdos, respeitar as diferenças e diversidades, fomentar ações de preservação ambiental, realizar parcerias, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, efetuar atividades de recuperação de aprendizagem, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, propor a aquisição de equipamentos de segurança, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, divulgar propostas de trabalho e convênios, implementar orientações técnicas para a comunidade, integrar bancas de diversas naturezas, prever a manutenção de equipamentos e instalações, compor instrumentos de avaliação, estimular a busca de conhecimento, preencher fichas de estágios, preencher diários de classe, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, orientar os alunos sobre a nocividade da produção de lixo, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, definir metodologias de mediação de aprendizagem, participar na elaboração do projeto político pedagógico da escola, participar de grupos de estudo e de pesquisa, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de mudança, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, organizar laboratórios, oficinas, empresas juniores, divulgar trabalhos da área profissional, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, ministrar cursos de formação e extensão, produzir laudos técnicos, por em prática as normas de segurança, higiene e biossegurança, desenvolver aplicativos educacionais, preencher registro e controle de equipamentos e materiais, registrar ocorrências de diferentes naturezas, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, elaborar material didático impresso, planejar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, demonstrar motivação, selecionar material didático e bibliográfico, desenvolver recursos audio-visuais, encaminhar propostas para a instituição e órgãos externos, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, estagiar em instituições, assessorar tecnicamente instituições, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, participar do planejamento do curso, definir o perfil profissional pretendido, aplicar instrumentos de avaliação, corrigir provas para processos seletivos, demonstrar ética profissional, realizar demonstrações teórico-práticas, interpretar as pesquisas sobre as necessidades do mercado de trabalho, vistoriar os equipamentos e instalações, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, efetuar avaliação diagnóstica dos alunos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, realizar consultorias técnicas, assessorar a própria instituição, ministrar aulas teórico-práticas, avaliar o desempenho de alunos em estágios, exercer atividades de coordenação e gestão, instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, gerar produtos e projetos, definir atividades e cronograma, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema.