CBO 2331-35 - Professor de tecnologia e cálculo técnico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores do ensino profissional
O profissional no cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico CBO 2331-35 Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando a área específica e a ocupação Promove a aprendizagem por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços industriais e de informações tecnológicas sobre materiais, operações, etapas do processo, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, normatização, segurança, preservação ambiental e qualidade.
Planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara aulas, elabora material didático, pesquisa metodologias e registra informações Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2331-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores do ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de tecnologia e cálculo técnico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores do ensino profissional CBO 2331-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2331-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores do ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de tecnologia e cálculo técnico
O Professor de tecnologia e cálculo técnico CBO 2331-35 planeja o ensino de tecnologia e cálculo técnico, delimita extensão e profundidade da abordagem do conteúdo, de acordo com as características e especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Ministra aulas de tecnologia e cálculo técnico no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação que rege o ensino e a área ocupacional.
Aplica metodologias de ensino, considerando princípios de mediação da aprendizagem, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina tecnologia e cálculo técnico, por meio de teorias e práticas, referentes a operações, materiais, produtos, normas e especificações técnicas, dimensões, custos operacionais e de produção, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de selecionar, analisar, avaliar e aplicar princípios de tecnologia e de cálculo técnico nos processos de produção e de serviços industriais Prepara atividades educacionais em parceria com docentes e instrutores das práticas de operações, expõe conceitos e princípios de tecnologia e cálculo técnico, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema dos processos da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitem compreender e aplicar métodos e técnicas de tecnologia e cálculo técnico, utilizados nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de tecnologia e cálculo técnico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas sobre a área de conhecimento específica e outras afins Participa de eventos profissionais, cursos, convênios, oficinas, simpósios, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar projetos técnicos, de assessoria e de divulgação Elabora documentos como planos de ensino, avaliações, registros de ocorrências, de frequência e aproveitamento, relatórios, requisição e controle de materiais e serviços, de equipamentos.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas de segurança e saúde, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2331-35 deve demonstrar competências pessoais, pesquisar, trabalhar com higiene e segurança, ensinar, promover educação ambiental.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores do ensino profissional trabalham em escolas, instituições de educação profissional e outras entidades de ensino, de caráter privado e público, em sindicatos, ONG etc., como estatutários ou assalariados, com registro em carteira. Atuam como docentes em diversas áreas profissionais da indústria, do comércio, da agropecuária e dos serviços. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão, geralmente no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2331-35
Para o exercício das ocupações requer-se ensino superior, com licenciatura específica na área profissional de dedicação.
Atividades exercidas por um Professor de tecnologia e cálculo técnico CBO 2331-35
Um Professor de tecnologia e cálculo técnico (ou sinônimo) deve instituir intercâmbio com outros profissionais e instituições, sensibilizar professores, alunos e funcionários para a importância da higiene e da segurança, garantir interdisciplinaridade e transdisciplinaridade mediante contextualização, tomar parte em colegiados, coletar subsídios para o aprimoramento técnico profissional, demonstrar curiosidade intelectual, operacionalizar intercâmbio com profissionais diversos para complementar o processo de ensino, ministrar aulas teórico-práticas, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, orientar os alunos no desenvolvimento de projetos técnicos, estimular o desenvolvimento de atividades básicas , tais como abstração e comunicação, executar pesquisas, monitorar o desenvolvimento das atividades de estágios, exercer liderança cooperativa, demonstrar capacidade de mudança, demonstrar motivação, integrar continuamente teoria e prática, estimular a busca de conhecimento, orientar os alunos para procura de informações específicas, demonstrar capacidade de gerenciamento da informação, adotar diferentes estratégias, métodos, procedimentos de mediação da aprendizagem, contextualizar continuamente os conteúdos, demonstrar ética profissional, explicar conceitos e princípios, orientar os alunos sobre o uso correto de produtos químicos, estimular o raciocínio analítico, hipotético, dedutivo e indutivo, propiciar o desenvolvimento de habilidades específicas mediante base tecnológica relevante, participar de atividades culturais e de lazer, representar a categoria profissional em sindicatos, ordens ,conselhos, tomar parte em comissões de diversas naturezas, exercer atividades de coordenação e gestão, analisar e resolver problemas, respeitar as diferenças e diversidades, estimular a aplicação do conhecimento a situações-problema, realizar demonstrações teórico-práticas, participar de intercâmbios culturais, orientar os alunos para diferentes métodos de pesquisa e solução de problemas, orientar os alunos no manejo de equipamentos, segundo procedimentos técnicos, orientar a leitura e a interpretação de textos, esquemas, gráficos, normas, orientar projetos de pesquisa, participar de grupos de estudo e de pesquisa, estimular a capacidade de participar criticamente dos processos de mudança, tomar parte em bancas de concursos internos, solicitar aos alunos a aplicação dos conteúdos desenvolvidos, informar-se sobre noções básicas para socorrer e encaminhar acidentes de trabalho na sua área, estagiar em instituições, observar a evolução das mudanças nas normas técnicas e de segurança, estimular a aprendizagem com autonomia mediante a construção e socialização do conhecimento, estimular o desenvolvimento de habilidades de gestão, informar-se a respeito de novos materiais com vistas a preservação do meio ambiente, utilizar as metodologias e estratégias de mediação da aprendizagem, apresentar esquemas e painéis explicativos, estimular valores de solidariedade, convivência coletiva, cidadania e respeito a diversidade, orientar os alunos sobre diferentes métodos de estudo.