CBO 2332-05 - Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-05 deve prestar serviços a comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, planejar metas e estratégias de ações educacionais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-05
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário CBO 2332-05
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher diários de classe ou similares, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, tomar parte na organização do currículo escolar, integrar-se em eventos da área, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, promover intercâmbios institucionais, agir eticamente na profissão, demonstrar capacidade de aprendizagem, dialogar com outros setores ou unidades da escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar liderança, identificar novas fontes para atualização, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, preparar recursos audio-visuais, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, sistematizar a produção científica da área, preencher planilhas de custo, comprovar experiência na área específica, participar de campanhas educativas, criar situações interativas com o mercado de trabalho, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, organizar exposições de produtos, executar a manutenção preventiva, analisar as avaliações, verificar o estado dos equipamentos de segurança, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, revisar material pedagógico, demonstrar capacidade de organização, comprovar qualificação profissional na área de atuação, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, encaminhar alunos para atendimentos específicos, sistematizar as normas técnicas, divulgar idéias através de projetos de ensino, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, negociar projetos e cursos, fixar critérios de avaliação dos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, criar situações de trabalho em equipe, utilizar refernciais de avaliação normatizados, dialogar com os alunos, investigar diferentes recursos didáticos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar criatividade, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, processar materiais para a utilização em ensino, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, sistematizar os termos técnicos da área, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, identificar características e interesses pessoais dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, avaliar competências adquiridas anteriormente, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, controlar o estoque de peças de reposição, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, criar relacionamentos de confiabilidade, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, participar de atividades de elaboração do plano de curso, limpar os equipamentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, dialogar com membros e instituições da comunidade, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, especificar equipamentos para manutenção e reposição, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, demonstar capacidade de avaliação, promover a exposição e venda de produtos do curso, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, conferir a execução da manutenção, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, tomar providências em casos de emergência, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, adequar material pedagógico, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, autoavaliar-se, orientar os alunos, prestar assessoria técnica a comunidade, registrar controles de estoque, comprovar certificação das competências, expressar-se com clareza, demonstrar perseverança, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demonstrar tolerância e paciência, sistematizar as mudanças tecnológicas, dialogar com os outros professores, demonstrar flexibilidade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, elaborar os planos de aula, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, dialogar com os meios de comunicação de massa, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos.