CBO 2332-10 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.
Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.
Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-10 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, comunicar-se, prestar serviços a comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-10
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial (ou sinônimo) deve identificar novas fontes para atualização, comprovar experiência na área específica, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar situações interativas com o mercado de trabalho, autoavaliar-se, demonstrar tolerância e paciência, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, participar de atividades de elaboração do plano de curso, divulgar idéias através de projetos de ensino, estabelecer referenciais de avaliação, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, conferir a execução da manutenção, demonstrar capacidade de aprendizagem, negociar projetos e cursos, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, especificar equipamentos para manutenção e reposição, ministrar palestras para públicos de fora da escola, definir metodologias e técnicas de ensino, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, dialogar com os alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, organizar exposições de produtos, preencher planilhas de custo, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, adequar material pedagógico, confeccionar apostilas para apoio às aulas, fixar metas educacionais para a escola, programar calendário de atividades para estágios de alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, tomar parte na organização do currículo escolar, revisar as metodologias e técnicas de ensino, promover a exposição e venda de produtos do curso, tomar providências em casos de emergência, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, simular situações atuais de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, executar a manutenção preventiva, demonstrar flexibilidade, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, participar de ações institucionais com objetivo social, promover intercâmbios institucionais, corrigir trabalhos, provas, exercícios, sistematizar as normas técnicas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, sistematizar a legislação na sua área, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, dialogar com os outros professores, integrar-se em eventos da área, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, utilizar refernciais de avaliação normatizados, dialogar com membros e instituições da comunidade, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, orientar os alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, encaminhar alunos para atendimentos específicos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, elaborar os planos de aula, agir eticamente na profissão, registrar controles de estoque, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, participar da captação de recursos financeiros e físicos, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, revisar material pedagógico, selecionar recursos didáticos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, criar situações de trabalho em equipe, selecionar material pedagógico, demonstrar perseverança, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, comprovar certificação das competências, demonstar capacidade de avaliação, preparar material didático, fixar critérios de avaliação dos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, propor cronograma de atividades pedagógicas, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, sistematizar os termos técnicos da área, processar materiais para a utilização em ensino, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar criatividade, dialogar com outros setores ou unidades da escola, identificar características e interesses pessoais dos alunos, sistematizar a produção científica da área, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, estimular os alunos na busca de conhecimento, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, preencher diários de classe ou similares, investigar diferentes recursos didáticos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, tomar parte na elaboração do calendário escolar, criar situações operacionais de atividades, limpar os equipamentos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, analisar as avaliações, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, participar de campanhas educativas, preparar recursos audio-visuais, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, programar a utilização de material didático-pedagógico, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, dialogar com os meios de comunicação de massa, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, prestar assessoria técnica a comunidade, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais.