CBO 2332-10 - Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, de acordo com a área específica e a ocupação Promove atividades de ensino considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a processos, operações de máquinas e equipamentos, manuseio de instrumentos e ferramentas, materiais e matéria-prima, tecnologia, especificações técnicas, custos e tempos operacionais, instalações.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento industrial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com as especificidades da área tecnológica, da ocupação e das necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático e de consumo, prepara máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento industrial no ensino profissional, considerando as especificidades da área e da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica.

Ensina procedimentos, métodos e técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e técnicas de demonstração de práticas operacionais, referentes a processos, operações, produtos e serviços industriais, máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, especificações, controle de processo, custos e tempos operacionais, normas e procedimentos Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas industriais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema da área específica, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam compreender e aplicar métodos e técnicas industriais, nos processos de execução de produtos e na realização de serviços industriais, considerando normas e especificações técnicas, materiais, tratamento e acabamento de superfície, controle de processo e de qualidade, parâmetros, variáveis, máquinas, instrumentos, equipamentos, ferramentas e acessórios.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de aprendizagem industrial Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia na criação, desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao manuseio e acondicionamento de resíduos, verificando as condições e integridade dos EPC, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode realizar projetos de assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área.

Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Realiza reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-10 deve elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, prestar serviços a comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-10

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial CBO 2332-10

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial (ou sinônimo) deve utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, agir eticamente na profissão, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, revisar material pedagógico, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, dialogar com os outros professores, participar de atividades de elaboração do plano de curso, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar perseverança, expressar-se com clareza, registrar controles de estoque, executar a manutenção preventiva, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar flexibilidade, avaliar competências adquiridas anteriormente, elaborar os planos de aula, demonstar capacidade de avaliação, encaminhar alunos para atendimentos específicos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, autoavaliar-se, criar situações de trabalho em equipe, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, identificar características e interesses pessoais dos alunos, investigar diferentes recursos didáticos, orientar os alunos, preparar material didático, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com outros setores ou unidades da escola, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, ministrar palestras para públicos de fora da escola, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, estimular os alunos na busca de conhecimento, demonstrar liderança, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, simular situações atuais de trabalho, demonstrar capacidade de organização, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, dialogar com os alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, criar situações operacionais de atividades, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, selecionar material pedagógico, tomar parte na organização do currículo escolar, promover a exposição e venda de produtos do curso, comprovar qualificação profissional na área de atuação, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, participar de campanhas educativas, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, preencher planilhas de custo, programar a utilização de material didático-pedagógico, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demonstrar tolerância e paciência, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, negociar projetos e cursos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, organizar exposições de produtos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, fixar metas educacionais para a escola, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, adequar material pedagógico, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, tomar providências em casos de emergência, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, comprovar certificação das competências, limpar os equipamentos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, estabelecer referenciais de avaliação, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar criatividade, participar de ações institucionais com objetivo social, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, programar calendário de atividades para estágios de alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, fixar critérios de avaliação dos alunos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar capacidade de aprendizagem, conferir a execução da manutenção, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, dialogar com os meios de comunicação de massa, selecionar recursos didáticos, sistematizar os termos técnicos da área, tomar parte na elaboração do calendário escolar, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preencher diários de classe ou similares, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, promover intercâmbios institucionais, controlar o estoque de peças de reposição, sistematizar as normas técnicas, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, integrar-se em eventos da área, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, divulgar idéias através de projetos de ensino, prestar assessoria técnica a comunidade, propor cronograma de atividades pedagógicas, definir metodologias e técnicas de ensino, criar situações interativas com o mercado de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, sistematizar a legislação na sua área, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, analisar as avaliações, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, comprovar experiência na área específica, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, identificar novas fontes para atualização, preparar recursos audio-visuais, sistematizar a produção científica da área, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado.

Cargos e salários CBO 2332-10 - Instrutores de ensino profissional

Salário Instrutor de Treinamentos Industriais Joinville

Instrutor de Treinamentos Industriais: Joinville, SC

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 6.374 e 13.434 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 108 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais

Instrutor de Treinamentos Industriais: São Paulo

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 4.906 e 11.021 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 3.117 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais

Instrutor de Treinamentos Industriais: Santa Catarina

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 6.999 e 11.834 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.194 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Instrutor de Treinamentos Industriais São Paulo

Instrutor de Treinamentos Industriais: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamentos Industriais CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.107 e 9.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 797 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial Brasília

Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial: Brasília, DF

O profissional no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 2332-10 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.567 e 7.541 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 75 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.
Salário Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial São Paulo

Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial CBO 2332-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 4.107 e 9.852 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 797 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-10.