CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, prestar serviços a comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, executar a manutenção preventiva, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, utilizar refernciais de avaliação normatizados, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, demonstrar criatividade, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, revisar material pedagógico, demonstrar tolerância e paciência, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, demonstrar perseverança, encaminhar alunos para atendimentos específicos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, especificar equipamentos para manutenção e reposição, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, demonstrar capacidade de aprendizagem, promover intercâmbios institucionais, expressar-se com clareza, avaliar competências adquiridas anteriormente, comprovar qualificação profissional na área de atuação, criar situações operacionais de atividades, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, registrar controles de estoque, participar de ações institucionais com objetivo social, dialogar com os outros professores, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, promover a exposição e venda de produtos do curso, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher planilhas de custo, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, identificar novas fontes para atualização, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, preparar material didático, selecionar material pedagógico, controlar o estoque de peças de reposição, estabelecer referenciais de avaliação, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, preencher diários de classe ou similares, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, autoavaliar-se, divulgar idéias através de projetos de ensino, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, registrar as tarefas executadas pelos alunos, criar situações de trabalho em equipe, definir metodologias e técnicas de ensino, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, comprovar certificação das competências, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, programar a utilização de material didático-pedagógico, conferir a execução da manutenção, verificar o estado dos equipamentos de segurança, criar relacionamentos de confiabilidade, fixar metas educacionais para a escola, demonstrar liderança, programar calendário de atividades para estágios de alunos, orientar os alunos, comprovar experiência na área específica, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, analisar as avaliações, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar as mudanças tecnológicas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar capacidade de organização, organizar exposições de produtos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, fixar critérios de avaliação dos alunos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, tomar parte na organização do currículo escolar, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, limpar os equipamentos, selecionar recursos didáticos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, dialogar com os alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, integrar-se em eventos da área, sistematizar os termos técnicos da área, investigar diferentes recursos didáticos, elaborar os planos de aula, tomar providências em casos de emergência, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, adequar material pedagógico, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstar capacidade de avaliação, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, demonstrar flexibilidade, identificar características e interesses pessoais dos alunos, agir eticamente na profissão, propor cronograma de atividades pedagógicas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, processar materiais para a utilização em ensino, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, sistematizar a legislação na sua área, dialogar com os meios de comunicação de massa, estimular os alunos na busca de conhecimento, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, tomar parte na elaboração do calendário escolar, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, negociar projetos e cursos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, simular situações atuais de trabalho, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preparar recursos audio-visuais, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, participar de campanhas educativas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, sistematizar a produção científica da área, revisar as metodologias e técnicas de ensino, sistematizar as normas técnicas, prestar assessoria técnica a comunidade.