CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, prestar serviços a comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, processar materiais para a utilização em ensino, preencher diários de classe ou similares, dialogar com os alunos, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, agir eticamente na profissão, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, identificar novas fontes para atualização, investigar diferentes recursos didáticos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, preencher planilhas de custo, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar perseverança, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, registrar as tarefas executadas pelos alunos, revisar material pedagógico, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, promover a exposição e venda de produtos do curso, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar criatividade, participar de campanhas educativas, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, utilizar refernciais de avaliação normatizados, estabelecer referenciais de avaliação, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, conferir a execução da manutenção, programar calendário de atividades para estágios de alunos, organizar exposições de produtos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, expressar-se com clareza, demonstrar flexibilidade, fixar critérios de avaliação dos alunos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, orientar os alunos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, prestar assessoria técnica a comunidade, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demonstrar liderança, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, fixar metas educacionais para a escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, comprovar experiência na área específica, criar situações interativas com o mercado de trabalho, promover intercâmbios institucionais, consultar manual do equipamento para manutenção, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, comprovar certificação das competências, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, participar de ações institucionais com objetivo social, sistematizar as normas técnicas, demonstrar capacidade de aprendizagem, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, demonstrar capacidade de organização, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, criar situações de trabalho em equipe, tomar parte na elaboração do calendário escolar, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, selecionar recursos didáticos, adequar material pedagógico, dialogar com os meios de comunicação de massa, selecionar material pedagógico, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, corrigir trabalhos, provas, exercícios, limpar os equipamentos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, dialogar com membros e instituições da comunidade, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, elaborar os planos de aula, tomar parte na organização do currículo escolar, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, tomar providências em casos de emergência, comprovar qualificação profissional na área de atuação, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preparar material didático, programar a utilização de material didático-pedagógico, analisar as avaliações, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, sistematizar as mudanças tecnológicas, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, controlar o estoque de peças de reposição, propor cronograma de atividades pedagógicas, executar a manutenção preventiva, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, revisar as metodologias e técnicas de ensino, sistematizar a produção científica da área, simular situações atuais de trabalho, dialogar com os outros professores, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, registrar controles de estoque, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, negociar projetos e cursos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar os termos técnicos da área, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, sistematizar a legislação na sua área, confeccionar apostilas para apoio às aulas, preparar recursos audio-visuais, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, identificar características e interesses pessoais dos alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, criar situações operacionais de atividades, divulgar idéias através de projetos de ensino, estimular os alunos na busca de conhecimento, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, definir metodologias e técnicas de ensino, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, criar relacionamentos de confiabilidade, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, integrar-se em eventos da área, ministrar palestras para públicos de fora da escola, demonstar capacidade de avaliação, autoavaliar-se.