CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, elaborar material pedagógico, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços a comunidade, demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preparar recursos audio-visuais, expressar-se com clareza, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, orientar os alunos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, executar a manutenção preventiva, controlar o estoque de peças de reposição, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, promover intercâmbios institucionais, sistematizar a legislação na sua área, agir eticamente na profissão, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, estabelecer referenciais de avaliação, criar situações interativas com o mercado de trabalho, demonstrar criatividade, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, comprovar qualificação profissional na área de atuação, sistematizar a produção científica da área, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, especificar equipamentos para manutenção e reposição, demonstar capacidade de avaliação, demonstrar perseverança, conferir a execução da manutenção, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar material didático, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, identificar características e interesses pessoais dos alunos, definir metodologias e técnicas de ensino, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, dialogar com os outros professores, dialogar com os alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, dialogar com os meios de comunicação de massa, programar a utilização de material didático-pedagógico, confeccionar apostilas para apoio às aulas, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, demonstrar capacidade de organização, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, divulgar idéias através de projetos de ensino, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, promover a exposição e venda de produtos do curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, registrar controles de estoque, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, tomar providências em casos de emergência, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, corrigir trabalhos, provas, exercícios, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, sistematizar as mudanças tecnológicas, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, registrar as tarefas executadas pelos alunos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, participar de ações institucionais com objetivo social, dialogar com outros setores ou unidades da escola, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, negociar projetos e cursos, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, tomar parte na organização do currículo escolar, criar relacionamentos de confiabilidade, sistematizar as normas técnicas, estimular os alunos na busca de conhecimento, revisar as metodologias e técnicas de ensino, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, dialogar com membros e instituições da comunidade, integrar-se em eventos da área, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, utilizar refernciais de avaliação normatizados, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, fixar metas educacionais para a escola, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, autoavaliar-se, simular situações atuais de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, criar situações de trabalho em equipe, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar liderança, elaborar os planos de aula, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, participar de campanhas educativas, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, identificar novas fontes para atualização, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, prestar assessoria técnica a comunidade, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, sistematizar os termos técnicos da área, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, adequar material pedagógico, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, selecionar material pedagógico, demonstrar flexibilidade, criar situações operacionais de atividades, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, analisar as avaliações, comprovar certificação das competências, comprovar experiência na área específica, preencher planilhas de custo, preencher diários de classe ou similares, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, selecionar recursos didáticos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, processar materiais para a utilização em ensino, organizar exposições de produtos, revisar material pedagógico, participar de atividades de elaboração do plano de curso, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, limpar os equipamentos, propor cronograma de atividades pedagógicas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, fixar critérios de avaliação dos alunos.