CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.
Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-15 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços a comunidade, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, elaborar material pedagógico, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve expressar-se com clareza, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, demonstrar perseverança, revisar as metodologias e técnicas de ensino, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, agir eticamente na profissão, adequar material pedagógico, participar de atividades de elaboração do plano de curso, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, confeccionar apostilas para apoio às aulas, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, verificar o estado dos equipamentos de segurança, preencher diários de classe ou similares, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demonstrar capacidade de aprendizagem, especificar equipamentos para manutenção e reposição, simular situações atuais de trabalho, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, demonstrar flexibilidade, promover a exposição e venda de produtos do curso, limpar os equipamentos, propor cronograma de atividades pedagógicas, investigar diferentes recursos didáticos, consultar manual do equipamento para manutenção, integrar-se em eventos da área, demonstrar capacidade de organização, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, registrar controles de estoque, estabelecer referenciais de avaliação, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, estimular os alunos na busca de conhecimento, autoavaliar-se, tomar parte na elaboração do calendário escolar, participar de campanhas educativas, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, orientar os alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar liderança, preencher planilhas de custo, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, negociar projetos e cursos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, participar de ações institucionais com objetivo social, tomar providências em casos de emergência, identificar novas fontes para atualização, ministrar palestras para públicos de fora da escola, selecionar material pedagógico, prestar assessoria técnica a comunidade, sistematizar a produção científica da área, executar a manutenção preventiva, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, utilizar refernciais de avaliação normatizados, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, dialogar com os meios de comunicação de massa, participar da captação de recursos financeiros e físicos, revisar material pedagógico, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, comprovar certificação das competências, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, avaliar competências adquiridas anteriormente, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, demonstrar criatividade, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar situações interativas com o mercado de trabalho, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, sistematizar os termos técnicos da área, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, comprovar qualificação profissional na área de atuação, dialogar com os outros professores, encaminhar alunos para atendimentos específicos, elaborar os planos de aula, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preparar material didático, dialogar com os alunos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, comprovar experiência na área específica, processar materiais para a utilização em ensino, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, promover intercâmbios institucionais, criar situações operacionais de atividades, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, analisar as avaliações, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, divulgar idéias através de projetos de ensino, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, programar a utilização de material didático-pedagógico, demonstrar tolerância e paciência, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, programar calendário de atividades para estágios de alunos, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, demonstar capacidade de avaliação, sistematizar a legislação na sua área, fixar metas educacionais para a escola, conferir a execução da manutenção, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, identificar características e interesses pessoais dos alunos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, dialogar com membros e instituições da comunidade, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, preparar recursos audio-visuais, sistematizar as normas técnicas, definir metodologias e técnicas de ensino, controlar o estoque de peças de reposição, sistematizar as mudanças tecnológicas, criar relacionamentos de confiabilidade, organizar exposições de produtos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, selecionar recursos didáticos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, criar situações de trabalho em equipe, registrar as tarefas executadas pelos alunos, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem.