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CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-15 deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, prestar serviços a comunidade, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, propor cronograma de atividades pedagógicas, dialogar com os alunos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar liderança, limpar os equipamentos, executar a manutenção preventiva, preencher planilhas de custo, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, sistematizar as normas técnicas, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, especificar equipamentos para manutenção e reposição, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, dialogar com outros setores ou unidades da escola, comprovar certificação das competências, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, dialogar com membros e instituições da comunidade, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, participar da captação de recursos financeiros e físicos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, demonstrar perseverança, identificar características e interesses pessoais dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, ministrar palestras para públicos de fora da escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente, registrar controles de estoque, investigar diferentes recursos didáticos, estabelecer referenciais de avaliação, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, preencher diários de classe ou similares, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de organização, agir eticamente na profissão, adequar material pedagógico, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, promover a exposição e venda de produtos do curso, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, orientar os alunos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, fixar metas educacionais para a escola, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, tomar providências em casos de emergência, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, verificar o estado dos equipamentos de segurança, conferir a execução da manutenção, criar situações operacionais de atividades, tomar parte na elaboração do calendário escolar, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de aprendizagem, confeccionar apostilas para apoio às aulas, autoavaliar-se, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preparar material didático, participar de campanhas educativas, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, utilizar refernciais de avaliação normatizados, estimular os alunos na busca de conhecimento, promover intercâmbios institucionais, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, revisar material pedagógico, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, elaborar os planos de aula, definir metodologias e técnicas de ensino, tomar parte na organização do currículo escolar, programar a utilização de material didático-pedagógico, corrigir trabalhos, provas, exercícios, negociar projetos e cursos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, expressar-se com clareza, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, dialogar com os meios de comunicação de massa, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, controlar o estoque de peças de reposição, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, criar situações de trabalho em equipe, criar relacionamentos de confiabilidade, revisar as metodologias e técnicas de ensino, demonstar capacidade de avaliação, simular situações atuais de trabalho, divulgar idéias através de projetos de ensino, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, registrar as tarefas executadas pelos alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, prestar assessoria técnica a comunidade, integrar-se em eventos da área, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar recursos audio-visuais, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, fixar critérios de avaliação dos alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, identificar novas fontes para atualização, sistematizar a produção científica da área, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, sistematizar os termos técnicos da área, comprovar experiência na área específica, selecionar recursos didáticos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, sistematizar a legislação na sua área, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, sistematizar as mudanças tecnológicas, avaliar competências adquiridas anteriormente, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, analisar as avaliações, organizar exposições de produtos, dialogar com os outros professores, selecionar material pedagógico, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar flexibilidade, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos.

Cargos e salários CBO 2332-15 - Instrutores de ensino profissional

Salário Instrutor de Treinamento Comercial Brasília

Instrutor de Treinamento Comercial: Brasília, DF

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial CBO 2332-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.797 e 5.538 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 72 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-15.
Salário Instrutor de Treinamento Comercial São Caetano do Sul

Instrutor de Treinamento Comercial: São Caetano do Sul, SP

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial CBO 2332-15 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 4.568 e 9.515 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-15.
Salário Instrutor de Treinamento Comercial Curitiba

Instrutor de Treinamento Comercial: Curitiba, PR

O profissional no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial CBO 2332-15 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 4.703 e 10.074 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2332-15.