CBO 2332-15 - Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional

O profissional no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2332-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15 planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2332-15 deve fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, prestar serviços a comunidade, planejar metas e estratégias de ações educacionais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem.

Condições de trabalho dessas profissões

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-15

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial CBO 2332-15

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial (ou sinônimo) deve registrar controles de estoque, criar relacionamentos de confiabilidade, investigar diferentes recursos didáticos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar flexibilidade, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, analisar as avaliações, avaliar competências adquiridas anteriormente, fixar critérios de avaliação dos alunos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, processar materiais para a utilização em ensino, executar a manutenção preventiva, confeccionar apostilas para apoio às aulas, programar a utilização de material didático-pedagógico, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, estabelecer referenciais de avaliação, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, programar calendário de atividades para estágios de alunos, estimular os alunos na busca de conhecimento, comprovar experiência na área específica, demonstrar capacidade de aprendizagem, adequar material pedagógico, selecionar material pedagógico, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, criar situações de trabalho em equipe, fixar metas educacionais para a escola, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preparar material didático, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, controlar o estoque de peças de reposição, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preparar recursos audio-visuais, participar de ações institucionais com objetivo social, elaborar os planos de aula, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, sistematizar a legislação na sua área, utilizar refernciais de avaliação normatizados, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, negociar projetos e cursos, integrar-se em eventos da área, demonstrar perseverança, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, criar situações operacionais de atividades, demonstrar tolerância e paciência, promover intercâmbios institucionais, identificar características e interesses pessoais dos alunos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, tomar parte na organização do currículo escolar, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, corrigir trabalhos, provas, exercícios, comprovar certificação das competências, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com membros e instituições da comunidade, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, demonstrar liderança, sistematizar os termos técnicos da área, demonstrar criatividade, simular situações atuais de trabalho, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, tomar providências em casos de emergência, sistematizar as normas técnicas, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, organizar exposições de produtos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, criar situações interativas com o mercado de trabalho, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, demonstar capacidade de avaliação, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, prestar assessoria técnica a comunidade, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar da captação de recursos financeiros e físicos, participar de campanhas educativas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, definir metodologias e técnicas de ensino, orientar os alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, selecionar recursos didáticos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, registrar as tarefas executadas pelos alunos, autoavaliar-se, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, revisar material pedagógico, consultar manual do equipamento para manutenção, identificar novas fontes para atualização, dialogar com os alunos, preencher planilhas de custo, dialogar com os meios de comunicação de massa, expressar-se com clareza, conferir a execução da manutenção, tomar parte na elaboração do calendário escolar, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, agir eticamente na profissão, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de organização, verificar o estado dos equipamentos de segurança, dialogar com os outros professores, sistematizar a produção científica da área, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, promover a exposição e venda de produtos do curso, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, preencher diários de classe ou similares, divulgar idéias através de projetos de ensino, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, especificar equipamentos para manutenção e reposição, ministrar palestras para públicos de fora da escola, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, propor cronograma de atividades pedagógicas, limpar os equipamentos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, revisar as metodologias e técnicas de ensino, desenvolver práticas quanto a preservação do meio ambiente.

Cargos e salários CBO 2332-15 - Instrutores de ensino profissional

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