CBO 2332-20 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20 Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20 planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-20 deve avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, prestar serviços a comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-20
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal CBO 2332-20
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal (ou sinônimo) deve programar calendário de atividades para estágios de alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, revisar material pedagógico, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, participar de campanhas educativas, sistematizar as normas técnicas, registrar controles de estoque, conferir a execução da manutenção, divulgar idéias através de projetos de ensino, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar perseverança, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, avaliar competências adquiridas anteriormente, demonstrar capacidade de aprendizagem, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar a produção científica da área, adequar material pedagógico, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, dialogar com os alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, criar relacionamentos de confiabilidade, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar criatividade, limpar os equipamentos, dialogar com os outros professores, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, promover a exposição e venda de produtos do curso, organizar exposições de produtos, demonstrar flexibilidade, participar de atividades de elaboração do plano de curso, participar da captação de recursos financeiros e físicos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, expressar-se com clareza, identificar novas fontes para atualização, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, agir eticamente na profissão, consultar manual do equipamento para manutenção, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, comprovar qualificação profissional na área de atuação, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preencher planilhas de custo, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, demonstrar capacidade de organização, registrar as tarefas executadas pelos alunos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, prestar assessoria técnica a comunidade, executar a manutenção preventiva, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstar capacidade de avaliação, orientar os alunos, controlar o estoque de peças de reposição, promover intercâmbios institucionais, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, comprovar certificação das competências, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar liderança, criar situações de trabalho em equipe, especificar equipamentos para manutenção e reposição, fixar critérios de avaliação dos alunos, utilizar refernciais de avaliação normatizados, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, processar materiais para a utilização em ensino, sistematizar a legislação na sua área, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, negociar projetos e cursos, comprovar experiência na área específica, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher diários de classe ou similares, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, preparar recursos audio-visuais, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, analisar as avaliações, dialogar com outros setores ou unidades da escola, tomar providências em casos de emergência, tomar parte na organização do currículo escolar, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, autoavaliar-se, elaborar os planos de aula, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, participar de ações institucionais com objetivo social, sistematizar os termos técnicos da área, estabelecer referenciais de avaliação, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar tolerância e paciência, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, integrar-se em eventos da área.