CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve demonstrar competências pessoais, elaborar material pedagógico, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, prestar serviços a comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, autoavaliar-se, programar calendário de atividades para estágios de alunos, preencher diários de classe ou similares, registrar controles de estoque, tomar parte na elaboração do calendário escolar, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, sistematizar os termos técnicos da área, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, integrar-se em eventos da área, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, orientar os alunos, prestar assessoria técnica a comunidade, dialogar com os alunos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar liderança, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, controlar o estoque de peças de reposição, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, consultar manual do equipamento para manutenção, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, selecionar material pedagógico, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, demonstar capacidade de avaliação, dialogar com os outros professores, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, criar relacionamentos de confiabilidade, processar materiais para a utilização em ensino, estabelecer referenciais de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, conferir a execução da manutenção, sistematizar a produção científica da área, criar situações operacionais de atividades, definir metodologias e técnicas de ensino, identificar novas fontes para atualização, criar situações de trabalho em equipe, tomar parte na organização do currículo escolar, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, sistematizar as mudanças tecnológicas, analisar as avaliações, demonstrar tolerância e paciência, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, especificar equipamentos para manutenção e reposição, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, agir eticamente na profissão, elaborar os planos de aula, demonstrar perseverança, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, revisar material pedagógico, tomar providências em casos de emergência, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, estimular os alunos na busca de conhecimento, limpar os equipamentos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, fixar metas educacionais para a escola, sistematizar as normas técnicas, participar de atividades de elaboração do plano de curso, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, promover a exposição e venda de produtos do curso, ministrar palestras para públicos de fora da escola, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preparar material didático, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, simular situações atuais de trabalho, promover intercâmbios institucionais, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar flexibilidade, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, comprovar certificação das competências, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, divulgar idéias através de projetos de ensino, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, expressar-se com clareza, demonstrar capacidade de aprendizagem, executar a manutenção preventiva, corrigir trabalhos, provas, exercícios, registrar as tarefas executadas pelos alunos, negociar projetos e cursos, programar a utilização de material didático-pedagógico, propor cronograma de atividades pedagógicas, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, utilizar refernciais de avaliação normatizados, sistematizar a legislação na sua área, avaliar competências adquiridas anteriormente, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, confeccionar apostilas para apoio às aulas, preencher planilhas de custo, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, participar da captação de recursos financeiros e físicos, investigar diferentes recursos didáticos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, comprovar qualificação profissional na área de atuação, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, participar de ações institucionais com objetivo social, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, demonstrar criatividade, comprovar experiência na área específica, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, dialogar com os meios de comunicação de massa, selecionar recursos didáticos, organizar exposições de produtos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preparar recursos audio-visuais, adequar material pedagógico, dialogar com outros setores ou unidades da escola, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, dialogar com membros e instituições da comunidade.