CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, prestar serviços a comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, demonstrar competências pessoais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, especificar equipamentos para manutenção e reposição, utilizar refernciais de avaliação normatizados, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, promover intercâmbios institucionais, confeccionar apostilas para apoio às aulas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, analisar as avaliações, criar situações de trabalho em equipe, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, ministrar palestras para públicos de fora da escola, registrar controles de estoque, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, dialogar com membros e instituições da comunidade, agir eticamente na profissão, conferir a execução da manutenção, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, adequar material pedagógico, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, identificar novas fontes para atualização, divulgar idéias através de projetos de ensino, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar capacidade de organização, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, limpar os equipamentos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, sistematizar as mudanças tecnológicas, avaliar competências adquiridas anteriormente, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, dialogar com os alunos, sistematizar as normas técnicas, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstar capacidade de avaliação, selecionar material pedagógico, negociar projetos e cursos, processar materiais para a utilização em ensino, comprovar experiência na área específica, programar calendário de atividades para estágios de alunos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, simular situações atuais de trabalho, sistematizar os termos técnicos da área, participar da captação de recursos financeiros e físicos, promover a exposição e venda de produtos do curso, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar liderança, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, elaborar os planos de aula, criar situações operacionais de atividades, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, registrar as tarefas executadas pelos alunos, estabelecer referenciais de avaliação, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, expressar-se com clareza, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, fixar critérios de avaliação dos alunos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, prestar assessoria técnica a comunidade, executar a manutenção preventiva, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, investigar diferentes recursos didáticos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, demonstrar perseverança, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, identificar características e interesses pessoais dos alunos, organizar exposições de produtos, criar relacionamentos de confiabilidade, criar situações interativas com o mercado de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preencher planilhas de custo, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, revisar material pedagógico, preparar recursos audio-visuais, selecionar recursos didáticos, dialogar com os outros professores, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, consultar manual do equipamento para manutenção, dialogar com os meios de comunicação de massa, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, tomar providências em casos de emergência, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, preencher diários de classe ou similares, participar de campanhas educativas, controlar o estoque de peças de reposição, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, participar de ações institucionais com objetivo social, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, definir metodologias e técnicas de ensino, estimular os alunos na busca de conhecimento, demonstrar criatividade, propor cronograma de atividades pedagógicas, preparar material didático, programar a utilização de material didático-pedagógico, comprovar certificação das competências, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, orientar os alunos, demonstrar flexibilidade, fixar metas educacionais para a escola, integrar-se em eventos da área, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, sistematizar a produção científica da área, autoavaliar-se.