CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços a comunidade, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, revisar material pedagógico, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, simular situações atuais de trabalho, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, prestar assessoria técnica a comunidade, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, fixar critérios de avaliação dos alunos, confeccionar apostilas para apoio às aulas, definir metodologias e técnicas de ensino, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, limpar os equipamentos, identificar novas fontes para atualização, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, participar da captação de recursos financeiros e físicos, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, orientar os alunos, preparar material didático, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, analisar as avaliações, demonstrar criatividade, investigar diferentes recursos didáticos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, criar situações operacionais de atividades, especificar equipamentos para manutenção e reposição, sistematizar os termos técnicos da área, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, negociar projetos e cursos, divulgar idéias através de projetos de ensino, avaliar competências adquiridas anteriormente, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, programar calendário de atividades para estágios de alunos, tomar providências em casos de emergência, ministrar palestras para públicos de fora da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, promover intercâmbios institucionais, sistematizar a legislação na sua área, preencher planilhas de custo, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, adequar material pedagógico, sistematizar a produção científica da área, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, programar a utilização de material didático-pedagógico, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, participar de ações institucionais com objetivo social, integrar-se em eventos da área, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, corrigir trabalhos, provas, exercícios, demonstrar perseverança, selecionar material pedagógico, demonstrar flexibilidade, tomar parte na elaboração do calendário escolar, dialogar com outros setores ou unidades da escola, criar situações interativas com o mercado de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, preparar recursos audio-visuais, controlar o estoque de peças de reposição, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, executar a manutenção preventiva, dialogar com os outros professores, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, utilizar refernciais de avaliação normatizados, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, registrar controles de estoque, revisar as metodologias e técnicas de ensino, comprovar qualificação profissional na área de atuação, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, propor cronograma de atividades pedagógicas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, organizar exposições de produtos, autoavaliar-se, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, demonstar capacidade de avaliação, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, promover a exposição e venda de produtos do curso, estimular os alunos na busca de conhecimento, elaborar os planos de aula, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar liderança, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, identificar características e interesses pessoais dos alunos, comprovar certificação das competências, consultar manual do equipamento para manutenção, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, dialogar com os alunos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, fixar metas educacionais para a escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preencher diários de classe ou similares, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, agir eticamente na profissão, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, selecionar recursos didáticos, demonstrar tolerância e paciência, sistematizar as normas técnicas, expressar-se com clareza, comprovar experiência na área específica, dialogar com os meios de comunicação de massa, criar situações de trabalho em equipe, processar materiais para a utilização em ensino, dialogar com membros e instituições da comunidade, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, criar relacionamentos de confiabilidade, conferir a execução da manutenção.