CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços a comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, verificar o estado dos equipamentos de segurança, comprovar qualificação profissional na área de atuação, dialogar com outros setores ou unidades da escola, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, fixar critérios de avaliação dos alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, programar calendário de atividades para estágios de alunos, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, elaborar os planos de aula, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, criar situações operacionais de atividades, promover intercâmbios institucionais, preparar recursos audio-visuais, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar perseverança, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, fixar metas educacionais para a escola, estabelecer referenciais de avaliação, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, sistematizar as normas técnicas, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, encaminhar alunos para atendimentos específicos, tomar parte na organização do currículo escolar, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, tomar providências em casos de emergência, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, dialogar com os outros professores, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, corrigir trabalhos, provas, exercícios, adequar material pedagógico, demonstrar flexibilidade, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, participar da captação de recursos financeiros e físicos, sistematizar os termos técnicos da área, confeccionar apostilas para apoio às aulas, utilizar refernciais de avaliação normatizados, registrar as tarefas executadas pelos alunos, revisar material pedagógico, registrar controles de estoque, ministrar palestras para públicos de fora da escola, autoavaliar-se, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, organizar exposições de produtos, conferir a execução da manutenção, preencher diários de classe ou similares, agir eticamente na profissão, demonstrar tolerância e paciência, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, selecionar material pedagógico, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar situações de trabalho em equipe, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, demonstrar capacidade de aprendizagem, dialogar com membros e instituições da comunidade, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, controlar o estoque de peças de reposição, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, divulgar idéias através de projetos de ensino, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, tomar parte na elaboração do calendário escolar, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, comprovar experiência na área específica, preencher planilhas de custo, participar de ações institucionais com objetivo social, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, especificar equipamentos para manutenção e reposição, dialogar com os alunos, executar a manutenção preventiva, demonstrar criatividade, participar de atividades de elaboração do plano de curso, programar a utilização de material didático-pedagógico, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, criar relacionamentos de confiabilidade, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, dialogar com os meios de comunicação de massa, analisar as avaliações, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, preparar material didático, promover a exposição e venda de produtos do curso, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, identificar novas fontes para atualização, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, investigar diferentes recursos didáticos, negociar projetos e cursos, sistematizar a legislação na sua área, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, propor cronograma de atividades pedagógicas, participar de campanhas educativas, revisar as metodologias e técnicas de ensino, selecionar recursos didáticos, limpar os equipamentos, integrar-se em eventos da área, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, estimular os alunos na busca de conhecimento, expressar-se com clareza, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, demonstrar liderança, sistematizar a produção científica da área, demonstar capacidade de avaliação, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, orientar os alunos, definir metodologias e técnicas de ensino, comprovar certificação das competências, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar as mudanças tecnológicas, simular situações atuais de trabalho, consultar manual do equipamento para manutenção, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, prestar assessoria técnica a comunidade, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço.