CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve elaborar material pedagógico, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços a comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, comunicar-se, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, dialogar com os meios de comunicação de massa, comprovar qualificação profissional na área de atuação, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, demonstrar capacidade de aprendizagem, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, agir eticamente na profissão, programar calendário de atividades para estágios de alunos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demonstrar perseverança, participar de campanhas educativas, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, orientar os alunos, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar criatividade, simular situações atuais de trabalho, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar capacidade de organização, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, demonstrar tolerância e paciência, elaborar os planos de aula, consultar manual do equipamento para manutenção, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, identificar características e interesses pessoais dos alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, participar de ações institucionais com objetivo social, utilizar refernciais de avaliação normatizados, promover a exposição e venda de produtos do curso, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, adequar material pedagógico, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, conferir a execução da manutenção, identificar novas fontes para atualização, tomar providências em casos de emergência, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, sistematizar as mudanças tecnológicas, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, investigar diferentes recursos didáticos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preparar recursos audio-visuais, especificar equipamentos para manutenção e reposição, ministrar palestras para públicos de fora da escola, sistematizar a produção científica da área, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, preencher diários de classe ou similares, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, demonstrar liderança, expressar-se com clareza, demonstar capacidade de avaliação, sistematizar as normas técnicas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, propor cronograma de atividades pedagógicas, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, analisar as avaliações, fixar metas educacionais para a escola, comprovar experiência na área específica, estimular os alunos na busca de conhecimento, prestar assessoria técnica a comunidade, registrar controles de estoque, sistematizar os termos técnicos da área, criar relacionamentos de confiabilidade, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, processar materiais para a utilização em ensino, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, autoavaliar-se, verificar o estado dos equipamentos de segurança, dialogar com membros e instituições da comunidade, dialogar com os outros professores, demonstrar flexibilidade, programar a utilização de material didático-pedagógico, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, avaliar competências adquiridas anteriormente, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, preparar material didático, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com os alunos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, corrigir trabalhos, provas, exercícios, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, criar situações operacionais de atividades, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de atividades de elaboração do plano de curso, executar a manutenção preventiva, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, revisar material pedagógico, comprovar certificação das competências, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, criar situações de trabalho em equipe, revisar as metodologias e técnicas de ensino, registrar as tarefas executadas pelos alunos, tomar parte na organização do currículo escolar, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, definir metodologias e técnicas de ensino, limpar os equipamentos, preencher planilhas de custo, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, negociar projetos e cursos, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, selecionar material pedagógico, controlar o estoque de peças de reposição, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, encaminhar alunos para atendimentos específicos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, estabelecer referenciais de avaliação, integrar-se em eventos da área, selecionar recursos didáticos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, divulgar idéias através de projetos de ensino, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, promover intercâmbios institucionais, organizar exposições de produtos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, fixar critérios de avaliação dos alunos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho.