CBO 2341-05 - Professor de matemática aplicada (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática aplicada e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática aplicada (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de matemática aplicada (no ensino superior)
O Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05 ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática aplicada e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.
Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.
Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.
Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.
Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Realiza pesquisas na área da matemática aplicada, levantando questões a serem investigadas, investigando o estado da arte do tema proposto, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.
Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos.
Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações.
Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores.
Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-05 deve coordenar atividades acadêmico-científicas, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, colaborar em atividades institucionais, realizar pesquisas, lecionar matemática, estatística, computação, planejar e implementar cursos e disciplinas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) CBO 2341-05
Um Professor de matemática aplicada (no ensino superior) (ou sinônimo) deve disponibilizar material didático on line, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, criar lista de discussão, demonstrar criatividade, coordenar eventos científicos, orientar alunos monitores - graduandos, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, elaborar projetos pedagógicos, orientar monografias de conclusão de curso, trabalhar em equipe, participar de eventos científicos, elaborar cursos de especialização, participar da organização de processos de seleção, preparar aulas e avaliações, orientar estágios, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, manter-se atualizado, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, planejar disciplinas, coordenar cursos de extensão, avaliar o desempenho funcional de seus pares, representar a categoria em órgãos colegiados, produzir textos didáticos, orientar doutorandos, assessorar a criação de empresas-júniores, assessorar, científicamente, a organização de eventos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, coordenar cursos de pós-graduação, montar bancos de dados, levantar questões a serem investigadas, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, propor novos métodos de ensino, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, orientar a vida acadêmica dos alunos, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, participar de comissões de organização de eventos, desenvolver teorias, orientar alunos em atividade de iniciação científica, trabalhar interdisciplinarmente, participar de comissões, escrever artigos técnicos científicos, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, assessorar pesquisas da comunidade, dirigir unidades acadêmicas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, coordenar cursos de graduação, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, orientar estudantes para competições academicas, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, participar da administração de órgãos de classe, dominar sua área de conhecimento, orientar auxiliares de ensino - graduados, realizar visitas científicas, interpretar resultados, coletar e analisar dados, buscar fontes de financiamento, realizar intercâmbios técnico-científicos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, chefiar departamentos, assessorar as atividades das empresas-júniores, ministrar aulas presencialmente ou a distância, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, elaborar cursos de aperfeiçoamento, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, demonstrar objetividade, disseminar resultados de pesquisa, empreender projetos em negócios, revisar periodicamente a grade curricular, elaborar critérios para admissão de alunos, assessorar profissionais de diversas áreas, modelar fenômenos, dados e processos, escrever artigos de opinião na imprensa, elaborar cursos de extensão, proferir palestras, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, averiguar adequação de modelos visando a validação, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, projetar laboratórios de ensino, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, elaborar projetos, orientar estágios de pós-doutorado, reformular suas idéias, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, coordenar a política científica de laboratórios, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, manifestar empatia, utilizar correio eletrônico - e-mail, definir o perfil do corpo docente e discente, relacionar teoria a prática, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, orientar estágios docentes - ped-capes, participar da administração de associações científicas, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, orientar mestrandos, investigar o estado da arte do tema proposto, preparar apresentações, demonstrações e exposições, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, integrar o corpo editorial de publicações científicas, constituir grupos de pesquisa, editar livros e revistas, coordenar a política científica de bibliotecas, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, testar hipóteses, implementar laboratórios de ensino, implantar laboratórios, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, avaliar o desempenho do aluno, dar concretude aos conceitos abstratos, escrever resenhas.