CBO 2341-10 - Professor de matemática pura (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas nas diversas áreas da matemática pura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de matemática pura (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-10

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de matemática pura (no ensino superior)

O Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10 ministra aulas práticas e teóricas nas diversas área da matemática pura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações interativas e não interativas, viabilizando a observação e análise de aplicações matemáticas.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da matemática pura, elaborando questões a serem investigadas, pesquisando o estado da arte do tema proposto, concebendo projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses.

Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa.

Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico e criatividade.

Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas-júniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos.

Pode emitir pareceres técnicos para fins legais Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.

Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.

Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Pode especializar-se na docência de áreas específicas da matemática pura.

Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-10 deve prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, orientar alunos, coordenar atividades acadêmico-científicas, lecionar matemática, estatística, computação, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais, planejar e implementar cursos e disciplinas, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, colaborar em atividades institucionais, comunicar-se, realizar pesquisas.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-10

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de matemática pura (no ensino superior) CBO 2341-10

Um Professor de matemática pura (no ensino superior) (ou sinônimo) deve manter-se atualizado, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, avaliar o desempenho funcional de seus pares, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, preparar apresentações, demonstrações e exposições, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, integrar o corpo editorial de publicações científicas, demonstrar criatividade, participar da organização de processos de seleção, orientar estudantes para competições academicas, empreender projetos em negócios, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, produzir textos didáticos, buscar fontes de financiamento, elaborar projetos, levantar questões a serem investigadas, orientar estágios de pós-doutorado, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, orientar alunos em atividade de iniciação científica, coordenar a política científica de bibliotecas, trabalhar em equipe, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolver teorias, orientar alunos monitores - graduandos, orientar doutorandos, assessorar profissionais de diversas áreas, elaborar projetos pedagógicos, definir o perfil do corpo docente e discente, coordenar cursos de pós-graduação, participar de eventos científicos, trabalhar interdisciplinarmente, dominar sua área de conhecimento, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, propor novos métodos de ensino, chefiar departamentos, disponibilizar material didático on line, preparar aulas e avaliações, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, escrever artigos técnicos científicos, revisar periodicamente a grade curricular, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, reformular suas idéias, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, orientar estágios docentes - ped-capes, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, orientar monografias de conclusão de curso, realizar intercâmbios técnico-científicos, participar de comissões, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, proferir palestras, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, participar de comissões de organização de eventos, participar da administração de associações científicas, escrever resenhas, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, demonstrar objetividade, elaborar cursos de extensão, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, interpretar resultados, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, realizar visitas científicas, orientar auxiliares de ensino - graduados, representar a categoria em órgãos colegiados, avaliar o desempenho do aluno, orientar mestrandos, escrever artigos de opinião na imprensa, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, elaborar cursos de especialização, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, constituir grupos de pesquisa, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, coordenar cursos de graduação, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, ministrar aulas presencialmente ou a distância, editar livros e revistas, coordenar eventos científicos, dirigir unidades acadêmicas, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, investigar o estado da arte do tema proposto, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, orientar a vida acadêmica dos alunos, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, coordenar cursos de extensão, implementar laboratórios de ensino, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, relacionar teoria a prática, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, elaborar cursos de aperfeiçoamento, assessorar, científicamente, a organização de eventos, disseminar resultados de pesquisa, participar da administração de órgãos de classe, projetar laboratórios de ensino, coordenar a política científica de laboratórios, elaborar critérios para admissão de alunos, utilizar correio eletrônico - e-mail, criar lista de discussão, dar concretude aos conceitos abstratos, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, implantar laboratórios, manifestar empatia.

Cargos e salários CBO 2341-10 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior)

Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática Pura (No Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.206 e 11.482 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.
Salário Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior)

Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Álgebra Linear (no Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.206 e 11.482 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.
Salário Professor de Matemática (no Ensino Superior)

Professor de Matemática (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Matemática (no Ensino Superior) CBO 2341-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.206 e 11.482 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 57 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-10.