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CBO 2341-15 - Professor de estatística (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da estatística e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.

Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.

Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente

CBO 2341-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de estatística (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-15

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de estatística (no ensino superior)

O Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15 ministra aulas práticas e teóricas na área da estatística e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares e aplicativos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pesquisa de campo) Mantém registros de frequência de alunos, notas e outros registros necessários.

Prepara aulas teóricas e práticas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios.

Disponibiliza informações da disciplina na internet Cria modelos e simulações para representar aplicações da estatística.

Avalia o desempenho acadêmico de alunos Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias.

Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.

Realiza pesquisas na área da estatística, levantando questões a serem investigadas, elaborando projetos e o referencial teórico-metodológico da pesquisa Desenvolve teorias, testando hipóteses, modelando fenômenos, dados e processos, coletando e analisando dados.

Utiliza recursos computacionais e, se necessário, cria e modifica programas.

Interpreta resultados, planejando tratamentos estatísticos dos experimentos Interage com pesquisadores de outros grupos de pesquisa Produz trabalhos acadêmicos de natureza técnica, didática e científica, escrevendo e traduzindo livros e artigos técnicos e científicos, produzindo vídeos científicos, didáticos e institucionais.

Orienta alunos em atividades didáticas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica Orienta estagiários, mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Atua no planejamento e implementação de cursos de graduação, pós-graduação, extensão e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, planejando disciplinas, definindo o perfil do corpo docente, participando da reestruturação de currículos e disciplinas, revisando periodicamente a grade curricular, propondo novos métodos de ensino.

Participa do processo de avaliação acadêmica e institucional, elabora projetos e relatórios para órgãos governamentais, de fomento e outras organizações Emite parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas.

Presta assessoria nas áreas acadêmica, técnica e científica, assessorando na elaboração de trabalhos acadêmicos, pesquisas da comunidade, na criação e nas atividades de empresas juniores Apoia convênios junto a organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias e no desenvolvimento de produtos Pode emitir pareceres técnicos para fins legais.

Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Pode conceder entrevistas Participa de atividades institucionais, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.

Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.

Pode especializar-se na docência de áreas específicas da estatística aplicada Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2341-15 deve avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, orientar alunos, planejar e implementar cursos e disciplinas, comunicar-se, colaborar em atividades institucionais, coordenar atividades acadêmico-científicas, lecionar matemática, estatística, computação, demonstrar competências pessoais, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, realizar pesquisas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-15

O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de estatística (no ensino superior) CBO 2341-15

Um Professor de estatística (no ensino superior) (ou sinônimo) deve buscar fontes de financiamento, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, elaborar projetos pedagógicos, coordenar cursos de extensão, escrever artigos de opinião na imprensa, assessorar profissionais de diversas áreas, elaborar projetos, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, participar da administração de associações científicas, elaborar critérios para admissão de alunos, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, constituir grupos de pesquisa, assessorar a criação de empresas-júniores, proferir palestras, elaborar cursos de extensão, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, coordenar a política científica de laboratórios, avaliar o desempenho funcional de seus pares, assessorar as atividades das empresas-júniores, orientar a vida acadêmica dos alunos, testar hipóteses, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, elaborar cursos de aperfeiçoamento, avaliar o desempenho do aluno, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, orientar auxiliares de ensino - graduados, manifestar empatia, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, implantar laboratórios, integrar o corpo editorial de publicações científicas, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, preparar apresentações, demonstrações e exposições, montar bancos de dados, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, dirigir unidades acadêmicas, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, relacionar teoria a prática, preparar aulas e avaliações, coletar e analisar dados, orientar estágios docentes - ped-capes, participar de eventos científicos, trabalhar em equipe, orientar estágios, orientar monografias de conclusão de curso, coordenar cursos de pós-graduação, orientar doutorandos, participar de comissões de organização de eventos, projetar laboratórios de ensino, levantar questões a serem investigadas, investigar o estado da arte do tema proposto, definir o perfil do corpo docente e discente, disseminar resultados de pesquisa, ministrar aulas presencialmente ou a distância, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, escrever resenhas, orientar alunos monitores - graduandos, elaborar cursos de especialização, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, coordenar eventos científicos, orientar estudantes para competições academicas, propor novos métodos de ensino, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, realizar intercâmbios técnico-científicos, interpretar resultados, assessorar, científicamente, a organização de eventos, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, assessorar a coleta, tratamento, análise e interpretação de dados, realizar visitas científicas, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, realizar diagnósticos sociodemográficos, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, dar concretude aos conceitos abstratos, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, revisar periodicamente a grade curricular, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, demonstrar objetividade, orientar estágios de pós-doutorado, modelar fenômenos, dados e processos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, representar a categoria em órgãos colegiados, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, utilizar correio eletrônico - e-mail, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, participar de comissões, disponibilizar material didático on line, orientar alunos em atividade de iniciação científica, planejar disciplinas, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, produzir textos didáticos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, orientar mestrandos, participar da administração de órgãos de classe, assessorar nas etapas de planejamento, realização e análise de resultados de pesquisa, criar lista de discussão, averiguar adequação de modelos visando a validação, participar da organização de processos de seleção, chefiar departamentos, coordenar a política científica de bibliotecas, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, dominar sua área de conhecimento, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, coordenar cursos de graduação, assessorar pesquisas da comunidade, demonstrar criatividade, empreender projetos em negócios, desenvolver teorias, editar livros e revistas, manter-se atualizado, implementar laboratórios de ensino, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, escrever artigos técnicos científicos, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, reformular suas idéias, trabalhar interdisciplinarmente, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação.

Cargos e salários CBO 2341-15 - Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior

Salário Professor de Estatística (No Ensino Superior)

Professor de Estatística (No Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Estatística (No Ensino Superior) CBO 2341-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.006 e 9.381 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-15.
Salário Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior)

Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior): Brasil

O profissional no cargo de Professor de Amostragem Estatística (no Ensino Superior) CBO 2341-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.006 e 9.381 para uma jornada de trabalho média de 24h semanais de acordo com dados salariais de 41 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2341-15.