CBO 2341-25 - Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de matemática, estatística e informática do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 Ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2341-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de matemática, estatística e informática do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de pesquisa operacional (no ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior CBO 2341-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2341-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior)
O Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25 ministra aulas na área da pesquisa operacional e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena atividades acadêmicas e científicas Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Pode prestar assessoria nas áreas técnica e científica, supervisionar equipes e colaborar em atividades institucionais Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2341-25 deve realizar pesquisas, comunicar-se, colaborar em atividades institucionais, planejar e implementar cursos e disciplinas, coordenar atividades acadêmico-científicas, prestar assessoria nas Áreas acadêmica, técnica e científica, lecionar matemática, estatística, computação, orientar alunos, produzir trabalhos acadêmicos - técnicos, didáticos e científicos, avaliar desempenho acadêmico, programas e instituições, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de matemática, estatística e informática do ensino superior trabalham nas áreas da estatística, da computação, da matemática pura e aplicada e da pesquisa operacional, lecionando em faculdades e universidades públicas ou privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. Atuam, geralmente, de forma individual e em algumas atividades podem estar sujeitos ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2341-25
O exercício dessas ocupações requer ensino superior completo e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) CBO 2341-25
Um Professor de pesquisa operacional (no ensino superior) (ou sinônimo) deve orientar estágios, avaliar projetos e relatórios para órgãos de fomento e outras organizações, avaliar o desempenho funcional de seus pares, raciocinar logicamente: abstrair, analisar, sintetizar e concluir, desenvolver teorias, representar a categoria em órgãos colegiados, coordenar grupos de trabalho em associações científicas, elaborar o referencial teórico-metodológico da pesquisa, orientar alunos monitores - graduandos, montar bancos de dados, orientar auxiliares de ensino - graduados, divulgar na comunidade as atividades de matemática, estatística e computação, elaborar projetos, motivar o aluno para o aprendizado e para a pesquisa, reformular suas idéias, assessorar a otimização do gerenciamento de sistemas complexos, elaborar cursos de especialização, trabalhar em equipe, orientar mestrandos, escrever artigos de opinião na imprensa, traduzir livros e artigos técnicos, didáticos e científicos, implementar laboratórios de ensino, assessorar, científicamente, a organização de eventos, realizar intercâmbios técnico-científicos, atender extra-classe para esclarecimentos complementares, assessorar pesquisas da comunidade, utilizar simulação numérica em testes de hipóteses, compreensão de fenômenos e validação de modelos, elaborar cursos de aperfeiçoamento, escrever resenhas, assessorar profissionais de diversas áreas, participar da organização de processos de seleção, orientar estudantes para competições academicas, coordenar cursos de pós-graduação, disponibilizar material didático on line, produzir textos didáticos, emitir parecer para processos de convalidação de disciplinas e diplomas, integrar o corpo editorial de publicações científicas, preparar apresentações, demonstrações e exposições, chefiar departamentos, assessorar a elaboração de trabalhos acadêmicos, assessorar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos aos parâmetros do mec, propor novos métodos de ensino, co-orientar alunos em atividades de pesquisa e pós-graduação, desenvolver software, algoritimos, programas, linguagens, sistemas operacionais e outros, coletar e analisar dados, revisar periodicamente a grade curricular, proferir palestras, buscar fontes de financiamento, planejar disciplinas, trabalhar interdisciplinarmente, interagir com pesquisadores de outros grupos de pesquisa, recorrer a exemplos, conteúdos e aplicações de várias áreas do conhecimento, gerir projetos de ensino, pesquisa e extensão, buscar e assimilar teorias e novas tecnologias, disponibilizar on-line artigos, relatórios e software, participar da administração de órgãos de classe, participar de bancas examinadoras de concursos e títulos acadêmicos, exarar pareceres técnicos para fins legais e outros, coordenar cursos de extensão, preparar aulas e avaliações, detectar novas possibilidades de aplicação dos resultados de pesquisa, divulgar trabalhos em revistas e periódicos, averiguar adequação de modelos visando a validação, orientar a vida acadêmica dos alunos, assessorar organizações na incorporação de novas metodologias e tecnologias, avaliar cursos de ensino superior para órgãos governamentais, relacionar teoria a prática, projetar laboratórios de ensino, avaliar o desempenho do aluno, coordenar cursos de graduação, organizar atividades práticas - sala de aula, campo e laboratório, constituir grupos de pesquisa, dar concretude aos conceitos abstratos, assessorar no desenvolvimento de produtos através de convênios, coordenar eventos científicos, indicar livros, periódicos, revistas, software, anuários e manuais, realizar visitas científicas, coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão, participar de eventos científicos, orientar estágios de pós-doutorado, disseminar resultados de pesquisa, orientar monografias de conclusão de curso, dirigir unidades acadêmicas, escrever artigos técnicos científicos, orientar alunos em atividade de iniciação científica, levantar questões a serem investigadas, elaborar critérios para admissão de alunos, utilizar correio eletrônico - e-mail, dominar sua área de conhecimento, definir o perfil do corpo docente e discente, coordenar a política científica de bibliotecas, interpretar resultados, participar de comissões, orientar estágios docentes - ped-capes, implantar laboratórios, idealizar planejamentos estatísticos de experimentos, expressar-se com clareza, verbalmente e por escrito, demonstrar criatividade, manter-se atualizado, produzir relatórios técnicos e de pesquisa, coordenar a política científica de laboratórios, empreender projetos em negócios, dar entrevistas a órgãos de imprensa sobre assuntos de sua especialidade, manifestar empatia, transferir conhecimento para empresas e outros órgãos, diagnosticar necessidades técnicas de alunos e usuários da matemática, estatistíca e computação, assessorar as atividades das empresas-júniores, investigar o estado da arte do tema proposto, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil, elaborar projetos pedagógicos, preparar material suporte: didático, laboratório e outros, avaliar continuamente a qualidade de cursos e disciplinas, demonstrar objetividade, modelar fenômenos, dados e processos, emitir pareceres técnicos sobre livros e artigos submetidos a publicação, editar livros e revistas, participar da administração de associações científicas, ministrar aulas presencialmente ou a distância, assessorar a criação de empresas-júniores, criar lista de discussão, escrever livros técnicos, científicos e didáticos, coordenar disciplinas oferecidas simultaneamente a várias turmas, elaborar cursos de extensão, orientar doutorandos, produzir vídeos científicos, didáticos e institucionais, testar hipóteses, participar de comissões de organização de eventos.