CBO 2342-05 - Professor de física (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de física e disciplinas afins no ensino superior na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de física, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de física (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de física (ensino superior)
O Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de física e disciplinas afins às áreas de física no ensino superior na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, preparando demonstrações experimentais para uso aulas, introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da física e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre física e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em física, por meio da literatura atual Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-05 deve demonstrar competências pessoais, agir na administração de instituições de ensino superior, participar do processo de avaliação institucional, formar profissionais, realizar atividades de extensão, preparar material didático, desenvolver atividades de pesquisa, definir a infra-estrutura pertinente, coordenar cursos, exercer atividades didáticas, atuar em políticas públicas, estruturar processos seletivos, atualizar conhecimentos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-05
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de física (ensino superior) CBO 2342-05
Um Professor de física (ensino superior) (ou sinônimo) deve ministrar aulas de física no ensino superior, ministrar cursos de especialização, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, avaliar o projeto pedagógico, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, adequar projeto pedagógico, prestar consultoria ad-hoc, orientar tese de doutorado, organizar atividades de extensão, saber expressar-se em público, organizar dados, coordenar disciplinas teóricas, comunicar-se com eficiência, elaborar plano de ensino, definir diretrizes curriculares, participar de congressos, planejar salas de aula, elaborar estrutura curricular, planejar laboratório de ensino, entrevistar candidatos, interagir com o ensino médio e fundamental, produzir pareceres, definir procedimentos, orientar monografias, introduzir experimentos, coletar dados, elaborar normas, proferir conferências, executar estrutura curricular, escrever livros, dirigir trabalho de final de curso, cursar pós-graduação lato senso, supervisionar estágios, organizar eventos, orientar alunos em projetos de especialização, escrever roteiros de laboratório, orientar dissertação de mestrado, respeitar ética profissional, planejar bibliotecas, acompanhar a instalação dos equipamentos, executar projetos de pesquisa, dirigir unidades, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, demonstrar curiosidade, produzir instrumentos de avaliação, elaborar instrumento de avaliação, divulgar método científico, preparar provas, coordenar disciplinas, aprender de forma autônoma e contínua, atender aluno em atividade de recuperação, avaliar textos, chefiar departamentos, corrigir provas, orientar alunos em pós-graduação, realizar estágios de pós-doutorado, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, dominar os conteúdos pertinentes a área, tutorar alunos, participar de seminários, avaliar o processo ensino-aprendizagem, produzir relatórios, participar em comissões, desenvolver instrumentação, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, manter atualizada a cultura geral, participar de cursos de aperfeiçoamento, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, atualizar curriculum vitae, atender aluno extraclasse, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, participar em bancas examinadoras, atualizar experimentos, elaborar orçamento, panejar salas de instrumentos, planejar aula experimental, formular projetos de pesquisa, demonstrar espírito empreendedor, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, participar em bancas de concurso, gerar conhecimento, cursar especialização, formar recursos humanos, propor projeto pedagógico, cursar pós-graduação estrito senso, elaborar prestação de contas, prestar serviços técnico-científicos, ministrar cursos de aperfeiçoamento, dirigir instituições, participar de atividades de extensão, avaliar estágio probatório, organizar eventos científicos, selecionar professores, coordenar cursos, assessorar órgãos públicos, prestar consultoria, orientar iniciação científica, executar o projeto pedagógico, planejar aula teórica, ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior, gerar patentes, realizar estágios exógenos, divulgar os resultados em revistas científicas, coordenar laboratório de ensino, participar de sociedades científicas nacionais, planejar laboratório de pesquisa, realizar atividades de educação continuada, atuar em colegiados, produzir mídia eletrônica, propor ementas, demonstrar senso crítico, apresentar trabalhos em eventos científicos, coordenar projetos de pesquisa.