CBO 2342-10 - Professor de química (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de química e disciplinas afins no ensino superior na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de química, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de química (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de química (ensino superior)
O Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de química e disciplinas afins às áreas de química no ensino superior, na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, preparando demonstrações experimentais para uso aulas, introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da química e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre química e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em química, por meio da literatura atual Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-10 deve definir a infra-estrutura pertinente, realizar atividades de extensão, atualizar conhecimentos, exercer atividades didáticas, demonstrar competências pessoais, desenvolver atividades de pesquisa, preparar material didático, atuar em políticas públicas, participar do processo de avaliação institucional, coordenar cursos, agir na administração de instituições de ensino superior, estruturar processos seletivos, formar profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10
Um Professor de química (ensino superior) (ou sinônimo) deve incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, atender aluno em atividade de recuperação, avaliar o projeto pedagógico, participar do conselho regional e federal de química, participar de atividades de extensão, elaborar orçamento, orientar iniciação científica, orientar monografias, gerar conhecimento, supervisionar estágios, entrevistar candidatos, comunicar-se com eficiência, produzir mídia eletrônica, avaliar o processo ensino-aprendizagem, executar estrutura curricular, aprender de forma autônoma e contínua, demonstrar senso crítico, coordenar projetos de pesquisa, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, executar o projeto pedagógico, saber expressar-se em público, formular projetos de pesquisa, ministrar aulas de química no ensino superior, dirigir unidades, organizar dados, organizar eventos científicos, divulgar os resultados em revistas científicas, participar de sociedades científicas nacionais, elaborar normas, orientar tese de doutorado, cursar pós-graduação lato senso, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, manter atualizada a cultura geral, orientar alunos em pós-graduação, coordenar cursos, planejar laboratório de ensino, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, participar de congressos, ministrar cursos de aperfeiçoamento, planejar salas de aula, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, definir procedimentos, prestar serviços técnico-científicos, coordenar disciplinas teóricas, assessorar órgãos públicos, respeitar ética profissional, proferir conferências, demonstrar curiosidade, panejar salas de instrumentos, prestar consultoria ad-hoc, adequar projeto pedagógico, atuar em colegiados, dirigir instituições, elaborar plano de ensino, escrever roteiros de laboratório, produzir instrumentos de avaliação, selecionar professores, propor ementas, avaliar textos, coletar dados, corrigir provas, cursar especialização, executar projetos de pesquisa, participar de cursos de aperfeiçoamento, orientar alunos em projetos de especialização, desenvolver instrumentação, elaborar prestação de contas, realizar atividades de educação continuada, tutorar alunos, produzir pareceres, interagir com o ensino médio e fundamental, atender aluno extraclasse, atualizar curriculum vitae, produzir relatórios, elaborar instrumento de avaliação, participar de seminários, demonstrar espírito empreendedor, ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, divulgar método científico, chefiar departamentos, realizar estágios exógenos, orientar dissertação de mestrado, apresentar trabalhos em eventos científicos, coordenar disciplinas, avaliar estágio probatório, realizar estágios de pós-doutorado, dominar os conteúdos pertinentes a área, cursar pós-graduação estrito senso, participar em comissões, ministrar cursos de especialização, planejar aula experimental, definir diretrizes curriculares, escrever livros, preparar provas, prestar consultoria, participar em bancas de concurso, organizar atividades de extensão, elaborar estrutura curricular, planejar aula teórica, organizar eventos, planejar laboratório de pesquisa, propor projeto pedagógico, atualizar experimentos, introduzir experimentos, gerar patentes, planejar bibliotecas, dirigir trabalho de final de curso, acompanhar a instalação dos equipamentos, executar perícias, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, formar recursos humanos, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, participar em bancas examinadoras, coordenar laboratório de ensino.