CBO 2342-10 - Professor de química (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de química e disciplinas afins no ensino superior na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de química, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de química (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de química (ensino superior)
O Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de química e disciplinas afins às áreas de química no ensino superior, na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, preparando demonstrações experimentais para uso aulas, introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da química e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre química e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em química, por meio da literatura atual Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-10 deve agir na administração de instituições de ensino superior, coordenar cursos, atuar em políticas públicas, realizar atividades de extensão, estruturar processos seletivos, participar do processo de avaliação institucional, desenvolver atividades de pesquisa, demonstrar competências pessoais, preparar material didático, definir a infra-estrutura pertinente, atualizar conhecimentos, exercer atividades didáticas, formar profissionais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-10
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de química (ensino superior) CBO 2342-10
Um Professor de química (ensino superior) (ou sinônimo) deve elaborar instrumento de avaliação, elaborar plano de ensino, dominar os conteúdos pertinentes a área, ministrar cursos de especialização, participar de atividades de extensão, supervisionar estágios, coordenar disciplinas teóricas, planejar laboratório de pesquisa, propor ementas, participar do conselho regional e federal de química, participar de cursos de aperfeiçoamento, coordenar disciplinas, atuar em colegiados, entrevistar candidatos, selecionar professores, escrever roteiros de laboratório, elaborar estrutura curricular, realizar estágios de pós-doutorado, orientar monografias, divulgar método científico, prestar serviços técnico-científicos, executar projetos de pesquisa, planejar bibliotecas, participar em comissões, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, planejar aula experimental, coordenar cursos, produzir relatórios, propor projeto pedagógico, avaliar o projeto pedagógico, organizar eventos científicos, planejar laboratório de ensino, coordenar laboratório de ensino, orientar alunos em projetos de especialização, panejar salas de instrumentos, organizar dados, planejar salas de aula, executar estrutura curricular, interagir com o ensino médio e fundamental, adequar projeto pedagógico, manter atualizada a cultura geral, formular projetos de pesquisa, dirigir unidades, participar em bancas de concurso, assessorar órgãos públicos, dirigir trabalho de final de curso, tutorar alunos, ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior, cursar pós-graduação estrito senso, saber expressar-se em público, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, produzir mídia eletrônica, corrigir provas, escrever livros, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, atender aluno em atividade de recuperação, realizar atividades de educação continuada, elaborar orçamento, cursar pós-graduação lato senso, avaliar estágio probatório, participar de congressos, definir procedimentos, aprender de forma autônoma e contínua, gerar patentes, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, orientar alunos em pós-graduação, introduzir experimentos, prestar consultoria, comunicar-se com eficiência, coletar dados, avaliar textos, realizar estágios exógenos, respeitar ética profissional, orientar dissertação de mestrado, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, ministrar aulas de química no ensino superior, orientar tese de doutorado, chefiar departamentos, produzir pareceres, atender aluno extraclasse, proferir conferências, participar de sociedades científicas nacionais, cursar especialização, divulgar os resultados em revistas científicas, elaborar prestação de contas, prestar consultoria ad-hoc, elaborar normas, executar o projeto pedagógico, atualizar experimentos, acompanhar a instalação dos equipamentos, demonstrar senso crítico, demonstrar curiosidade, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, apresentar trabalhos em eventos científicos, planejar aula teórica, definir diretrizes curriculares, produzir instrumentos de avaliação, coordenar projetos de pesquisa, desenvolver instrumentação, orientar iniciação científica, ministrar cursos de aperfeiçoamento, gerar conhecimento, demonstrar espírito empreendedor, atualizar curriculum vitae, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, formar recursos humanos, avaliar o processo ensino-aprendizagem, organizar atividades de extensão, preparar provas, participar em bancas examinadoras, participar de seminários, executar perícias, dirigir instituições, organizar eventos, atuar inter, multi e transdisciplinarmente.