CBO 2342-15 - Professor de astronomia (ensino superior) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas de astronomia e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico.
Coordena cursos de astronomia, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisa astronômica e cosmológica em observatórios e intercâmbios Atua em políticas públicas.
Participa do processo de avaliação institucional Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
CBO 2342-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de astronomia (ensino superior), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior CBO 2342-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2342-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de astronomia (ensino superior)
O Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15 exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, planejando aulas teóricas e experimentais, ministrando aulas de astronomia e disciplinas afins às áreas de astronomia no ensino superior, na modalidade presencial e a distância, empregando tecnologias da informação e comunicação Elabora instrumentos de avaliação e avalia o processo ensino-aprendizagem.
Atende alunos em atividades de recuperação e extraclasse.
Coordena as disciplinas teóricas, as atividades dos laboratórios de ensino e disciplinas intercursos ou interunidades Prepara material didático, elaborando e avaliando textos, produzindo mídias eletrônicas, preparando demonstrações experimentais para uso aulas introduzindo e atualizando experimentos, elaborando roteiros de práticas laboratoriais, escrevendo apostilas e livros.
Desenvolve atividades de pesquisa, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa, desenvolvendo instrumentação científica, gerando conhecimento e patentes Divulga os resultados das pesquisas, publicando artigos em revistas científicas, apresentando trabalhos em eventos científicos, proferindo conferências, organizando eventos científicos, prestando consultoria ad-hoc.
Realiza atividades de extensão, ministrando cursos de especialização e de aperfeiçoamento, realizando atividades de educação continuada, interagindo com o ensino médio e fundamental, organizando atividades de extensão, prestando serviços técnico-científicos para a comunidade onde atua.
Forma profissionais para a área da física e afins, tutorando alunos, orientando atividades de iniciação científica, dirigindo trabalhos de conclusão de curso, orientando alunos em projetos de especialização e programas de pós-graduação, orientando monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, participando em bancas examinadoras Supervisiona estágios.
Incentiva a participação de alunos em eventos e congressos.
Participa de congressos, simpósios, conferências e debates sobre astronomia e desenvolvimento científico, bem como pesquisa, estuda e acompanha estado da arte dos conhecimentos em astronomia por meio da literatura atual e trabalho em observatórios Pode vincular-se a programas de professor visitante em outras universidades Atua na administração de instituições de ensino superior, chefiando departamentos, dirigindo unidades e instituições, coordenando cursos, participando em comissões e colegiados, produzindo pareceres, participando do planejamento do quadro de pessoal.
Coordena cursos, propondo, executando, avaliando e adequando o projeto pedagógico, propondo ementas, elaborando e executando a estrutura curricular Define a infraestrutura necessária ao ensino e pesquisa, planejando salas de aula, laboratórios de ensino e de pesquisa e salas de instrumentos, elaborando orçamentos, acompanhando a instalação de equipamentos Atua em políticas públicas, assessorando órgãos públicos, participando de sociedades científicas nacionais, divulgando método científico e definindo diretrizes curriculares que atendam às necessidades de inovação do ensino superior.
Estrutura processos seletivos de professores, elaborando normas, definindo procedimentos, preparando e corrigindo provas, participando em bancas de concurso, entrevistando candidatos, selecionando professores e avaliando estágio probatório Participa do processo de avaliação institucional, produzindo instrumentos de avaliação, coletando e organizando dados, produzindo relatórios, elaborando prestação de contas.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2342-15 deve demonstrar competências pessoais, realizar atividades de extensão, participar do processo de avaliação institucional, agir na administração de instituições de ensino superior, coordenar cursos, desenvolver atividades de pesquisa, estruturar processos seletivos, formar profissionais, preparar material didático, atuar em políticas públicas, exercer atividades didáticas, atualizar conhecimentos, definir a infra-estrutura pertinente.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2342-15
O exercício dessas ocupações requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Professor de astronomia (ensino superior) CBO 2342-15
Um Professor de astronomia (ensino superior) (ou sinônimo) deve elaborar instrumento de avaliação, propor projeto pedagógico, executar o projeto pedagógico, paticipar do planejamento do quadro de pessoal, dirigir instituições, produzir instrumentos de avaliação, planejar laboratório de ensino, divulgar resultados de pesquisa para o grande público, produzir relatórios, divulgar os resultados em revistas científicas, ministrar aulas de astronomia no ensino superior, propor ementas, elaborar prestação de contas, corrigir provas, dominar os conteúdos pertinentes a área, escrever livros, participar de cursos de aperfeiçoamento, familiarizar-se com novas tecnologias de ensino, desenvolver instrumentação, avaliar textos, orientar dissertação de mestrado, escrever roteiros de laboratório, definir procedimentos, demonstrar curiosidade, selecionar professores, prestar consultoria, participar de seminários, atualizar experimentos, orientar alunos em projetos de especialização, ministrar cursos de especialização, definir diretrizes curriculares, orientar alunos em pós-graduação, orientar iniciação científica, prestar consultoria ad-hoc, organizar eventos, produzir pareceres, chefiar departamentos, preparar provas, ministrar cursos de aperfeiçoamento, participar de atividades de extensão, coordenar disciplinas, elaborar estrutura curricular, saber expressar-se em público, atuar inter, multi e transdisciplinarmente, realizar estágios exógenos, dirigir unidades, aprender de forma autônoma e contínua, panejar salas de instrumentos, participar em comissões, organizar eventos científicos, organizar dados, gerar patentes, proferir conferências, coordenar disciplinas intercursos ou interunidades, planejar aula experimental, respeitar ética profissional, reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber, participar em bancas de concurso, elaborar normas, planejar salas de aula, produzir mídia eletrônica, planejar laboratório de pesquisa, cursar pós-graduação lato senso, interagir com o ensino médio e fundamental, supervisionar estágios, entrevistar candidatos, dirigir trabalho de final de curso, gerar conhecimento, coordenar laboratório de ensino, executar estrutura curricular, demonstrar senso crítico, atuar em colegiados, participar de congressos, tutorar alunos, introduzir experimentos, executar projetos de pesquisa, coordenar cursos, organizar atividades de extensão, realizar estágios de pós-doutorado, elaborar orçamento, coletar dados, comunicar-se com eficiência, demonstrar espírito empreendedor, atender aluno em atividade de recuperação, manter atualizada a cultura geral, avaliar o processo ensino-aprendizagem, incentivar a participação de alunos em eventos e congressos, planejar aula teórica, elaborar plano de ensino, atender aluno extraclasse, adequar projeto pedagógico, formular projetos de pesquisa, utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas, acompanhar a instalação dos equipamentos, coordenar disciplinas teóricas, cursar especialização, atualizar curriculum vitae, participar de sociedades científicas nacionais, cursar pós-graduação estrito senso, realizar atividades de educação continuada, coordenar projetos de pesquisa, avaliar o projeto pedagógico, formar recursos humanos, divulgar método científico, orientar tese de doutorado, assessorar órgãos públicos, avaliar estágio probatório, planejar bibliotecas, apresentar trabalhos em eventos científicos, participar em bancas examinadoras, orientar monografias, prestar serviços técnico-científicos.