CBO 2343-05 - Professor de arquitetura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de arquitetura CBO 2343-05 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da arquitetura e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena cursos de arquitetura, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios e pesquisas experimentais e intercâmbios.
Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2343-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de arquitetura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de arquitetura
O Professor de arquitetura CBO 2343-05 ministra aulas práticas e teóricas na área da arquitetura e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pessoas, pesquisa de campo), ensinando a projetar espaços, ambientes, equipamentos e produtos, realizando visitas técnicas e promovendo seminários e discussões técnicas Prepara aulas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino das aulas teóricas, práticas e de campo, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios, criando página na internet para disponibilizar informações da disciplina.
Orienta alunos em atividades didáticas, elaborando plano de orientação, orientando trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica, orientando mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo.
Seleciona e orienta monitores Avalia alunos, elaborando e corrigindo provas, exercícios e projetos, avaliando seminários, relatórios e trabalhos técnicos e científicos.
Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Participa do processo de seleção e avaliação de docentes e funcionários de apoio aos cursos.
Pode participar da avaliação de cursos de arquitetura e de cursos de unidades congêneres, elaborando pareceres Atua no planejamento de cursos de graduação, pós-graduação e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, propondo novas disciplinas, participando da reestruturação de currículos e disciplinas.
Gerencia pesquisas, definindo linhas de pesquisa, elaborando projeto de pesquisa, buscando recursos financeiros junto a órgãos financiadores, coordenando projetos, montando estrutura de pesquisa, gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais.
Executa pesquisas, criando metodologia de pesquisa, executando levantamento de campo, experimentos e observações, processando e analisando as informações coletadas, discutindo resultados em equipe, elaborando relatório de pesquisa Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital Elabora documentação para obtenção de patente.
Pode participar de exposições e mostras destinadas à divulgação de trabalhos, ensaios, projetos de edifícios, cidades e paisagens Pode conceder entrevistas Atua em atividades de extensão, elaborando e participando de projetos de interesse social e comunitário, realizando projetos de extensão, ministrando cursos de extensão, prestando consultoria, participando de corpo editorial de revistas, periódicos e anais de congressos.
Pode participar da organização de congressos e eventos, dirigir associações científicas e técnicas, representar a instituição em programas institucionais, assessorar e dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços e atender a comunidade em assuntos dentro da sua própria especialidade Participa de atividades administrativas, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão.
Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade.
Pode especializar-se numa área específica da arquitetura Mantem-se atualizado no seu campo de atividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2343-05 deve participar de atividades administrativas, atuar em atividades de extensão, divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos, planejar cursos, realizar avaliações, gerenciar e executar pesquisas, preparar aulas e recursos didáticos, ensinar conteúdos específicos, orientar alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2343-05
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de arquitetura CBO 2343-05
Um Professor de arquitetura (ou sinônimo) deve orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística, associar ensino e extensão, coordenar convênios, participar da avaliação de cursos de unidades congêneres, divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens, participar de processo de avaliação de docentes e funcionários, dar entrevistas, participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos, planejar aulas de campo, chefiar departamento, elaborar projetos institucionais, elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização, prestar consultoria, preparar textos, apostilas, orientar monitores, definir linhas de pesquisa, elaborar plano de orientação, coordenar projetos, preparar material multimeios, ministrar aulas práticas - de atelier, assessorar órgãos de administração superior da universidade, publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados, representar a instituição em programas institucionais, processar as informações levantadas, estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo, ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos, coordenar programas de pós-graduação, gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais, trabalhar em equipe, preparar acervo técnico, estimular processo de ensino-aprendizado, ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos, participar de congressos, eventos etc, participar de órgãos colegiados, preparar exercícios e provas, participar de comissão de seleçao de docentes, desenvolver métodos de ensino, informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais, ministrar aulas expositivas, orientar alunos para exames, concursos e competições, participar de bancas de concursos, participar de comissões, ter titulação na área ou em áreas afins, avaliar teses, dissertações, monografias, participar de entidades de classe, buscar recursos fnanceiros, orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens, preparar aula de laboratório, ministrar aulas de campo, propor novas disciplinas, participar de projetos sociais e comunitários, montar laboratórios de ensino, participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo, participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc, traduzir textos científicos e técnicos, manter-se atualizado no seu campo de atividade, executar levantamento de campo, promover intercâmbio entre universidades, supervisionar estágios, ministrar palestras, analisar informações coletadas, orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso, participar da avaliação de cursos, divulgar trabalhos através da internet, pesquisar através do projeto - espaços e ambientes, executar experimentos e observações, ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos, dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços, coordenar cursos e programas de extensão, orientar alunos de graduação - tutoria, participar de associações científicas e técnicas, capacitar recursos humanos para pesquisa, orientar estagiários, ensinar através do projeto, orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento, elaborar dossiê para obtenção de patente, realizar visitas técnicas, criar metodologia de pesquisa, atender a comunidade em assuntos da própria especialidade, dirigir unidades acadêmicas, institutos, ministrar aulas para ensino a distância, coordenar ensino e curso de graduação, elaborar projeto de pesquisa, divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital, participar de comissões de seleção de alunos, realizar projetos de extensão, elaborar pareceres, ensinar a projetar espaços e ambientes, ministrar aulas práticas - em laboratório, participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos, disponibilizar informações na internet, coordenar seminários de avaliação, avaliar trabalhos técnicos e científicos, divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia, promover seminários e discussões, gerir órgãos de administração superior da universidade, preparar material audio-visual, ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada, atender alunos no apoio a atividade didática, corrigir provas, exercícios e projetos, conhecer idiomas estrangeiros, buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores, negociar direitos sobre patentes, publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados, ter iniciativa de participar de intercâmbio científico, elaborar projetos de interesse social, publicar trabalhos em anais de congressos, apoiar pesquisadores e professores visitantes, dirigir associações científicas e técnicas, escrever livros didáticos, reestruturar disciplinas, criar página na internet para disciplina, participar de reestruturação de currículos, elaborar relatório de pesquisa, participar em conselhos e órgãos reguladores, discutir resultados em equipe, associar ensino e pesquisa, montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais, dominar o uso de recursos didáticos, dirigir centros e núcleos de pesquisa, assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços, estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética, coordenar laboratórios, ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc, ministrar cursos de extensão, participar da organização de congressos e eventos, participar de exposições e mostras.