CBO 2343-15 - Professor de geofísica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de geofísica CBO 2343-15 Exerce atividades didáticas, elaborando plano de ensino, preparando material didático, ministrando aulas na área da geofísica e disciplinas afins no ensino superior, na modalidade presencial ou a distância Orienta alunos em pesquisas de iniciação científica e em programas de pós-graduação.
Desenvolve atividades de pesquisa e extensão, formulando, executando e coordenando projetos de pesquisa e divulgando conhecimento científico Coordena cursos de geofísica, de graduação e/ou pós-graduação, propondo, executando e avaliando o projeto pedagógico Atualiza seus conhecimentos por meio de literatura científica, participação em congressos, seminários, simpósios, pesquisas experimentais e intercâmbios.
Atua na administração de instituições de ensino superior Cumpre e faz cumprir normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
CBO 2343-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de geofísica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior CBO 2343-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2343-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de geofísica
O Professor de geofísica CBO 2343-15 ministra aulas práticas e teóricas na área da geofísica e disciplinas afins, na modalidade presencial ou a distância, planejando o ensino, ensinando a utilização de ferramentas específicas (softwares, aplicativos e equipamentos), integrando teoria e prática por meio de projetos, orientando a busca de informações (biblioteca, internet, pessoas, pesquisa de campo), realizando visitas técnicas e promovendo seminários e discussões técnicas Ensina a empregar técnicas e métodos geofísicos em atividades de campo e laboratoriais.
Ensina a adaptar, projetar e desenvolver equipamentos e processos geofísicos.
Prepara aulas e recursos didáticos, elaborando plano de ensino das aulas teóricas, práticas e de campo, montando e organizando laboratórios de ensino, produzindo textos didáticos, material audiovisual, acervo técnico, exercícios e avaliações, preparando material multimeios, criando página na internet para disponibilizar informações da disciplina Orienta alunos em atividades didáticas, elaborando plano de orientação, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas de iniciação científica.
Orienta mestrandos, doutorandos e alunos de especialização e aperfeiçoamento, estimulando o desenvolvimento do senso crítico, criatividade e empreendedorismo Seleciona e orienta monitores.
Elabora e corrige provas e exercícios para avaliar alunos, avalia projetos, apresentação de seminários, relatórios e trabalhos técnicos e científicos.
Participa de bancas de avaliação de teses, dissertações e monografias Participa de comissões de seleção de alunos para monitoria e participação em projetos especiais.
Participa do processo de seleção e avaliação de docentes e funcionários de apoio aos cursos.
Pode participar da avaliação de cursos de geofísica e de cursos de unidades congêneres, elaborando pareceres Atua no planejamento de cursos de graduação, pós-graduação e especialização, participando da elaboração do projeto pedagógico, propondo novas disciplinas, participando da reestruturação de currículos e disciplinas Gerencia pesquisas, definindo linhas de pesquisa, elaborando projeto para buscar recursos financeiros junto a órgãos financiadores.
Coordena projetos, montando estrutura de pesquisa, gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais Concebe metodologia e executa pesquisas, realizando trabalho de campo, experimentos e observações Processa e analisa as informações coletadas, discutindo resultados em equipe.
Elabora relatório de pesquisa Divulga trabalhos acadêmicos e técnicos, participando de congressos e eventos, ministrando palestras, publicando trabalhos em anais de congressos, revistas, periódicos especializados, livros e artigos em mídia impressa ou digital.
Elabora documentação para obtenção de patente Pode conceder entrevistas Atua em atividades de extensão, elaborando e participando de projetos de interesse social e comunitário, realizando projetos de extensão, ministrando cursos de extensão, prestando consultoria, participando de corpo editorial de revistas, periódicos e anais de congressos.
Pode participar da organização de congressos e eventos, dirigir associações científicas e técnicas, representar a instituição em programas institucionais, assessorar e dirigir entidade de apoio à pesquisa e serviços e atender a comunidade em assuntos dentro da sua própria especialidade Participa de atividades administrativas, dirigindo unidades acadêmicas, institutos, centros e núcleos de pesquisa, chefiando departamento, coordenando ensino e cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos e programas de extensão Supervisiona estágios e promove intercâmbio entre universidades.
Participa de órgãos colegiados e de comissões Pode assessorar órgãos da administração superior da universidade Mantém-se atualizado no seu campo de atividade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2343-15 deve ensinar conteúdos específicos, atuar em atividades de extensão, demonstrar competências pessoais, divulgar trabalhos acadêmicos e técnicos, gerenciar e executar pesquisas, orientar alunos, participar de atividades administrativas, realizar avaliações, preparar aulas e recursos didáticos, planejar cursos.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia do ensino superior lecionam disciplinas transversais e específicas nas áreas das engenharias, da arquitetura, da geologia e geofísica, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão. Podem desenvolver atividades de pesquisa e desenvolvimento, vinculados a universidades ou faculdades, predominantemente como empregados registrados. Trabalham em períodos diurnos e noturnos com supervisão ocasional. Parte das atividades dos professores de geofísica e geologia, em particular, se desenvolvem no campo, a céu aberto, muitas vezes em horários irregulares. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar expostos aos efeitos das altas temperaturas e de materiais tóxicos e radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2343-15
As ocupações da família exigem para o seu exercício, formação de nível superior na área. No mercado de trabalho, é desejável que os titulares das ocupações tenham títulos adicionais de pós-graduação e especialização, bem como experiência na área superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de geofísica CBO 2343-15
Um Professor de geofísica (ou sinônimo) deve preparar exercícios e provas, divulgar trabalhos, ensaios, textos críticos na grande mídia, planejar aulas de campo, coordenar convênios, dar entrevistas, coordenar seminários de avaliação, avaliar trabalhos técnicos e científicos, participar de fóruns e seminários para a discussão de currículos, participar de comissões, montar estrutura de pesquisa - equipe, laboratório, materiais, ensinar a projetar equipamentos, processos e produtos, participar de comissão de seleçao de docentes, ministrar aulas para ensino a distância, reestruturar disciplinas, divulgar trabalhos através da internet, orientar alunos em pesquisas de iniciação científica, tecnológica e artística, analisar informações coletadas, criar página na internet para disciplina, definir linhas de pesquisa, buscar recursos fnanceiros, coordenar projetos, criar metodologia de pesquisa, participar de processo de avaliação de docentes e funcionários, elaborar projetos de cursos - graduação, pós-graduação e especialização, executar levantamento de campo, ter iniciativa de participar de intercâmbio científico, ensinar utilização de ferramentas específicas - software e equipamentos, negociar direitos sobre patentes, estimular alunos a desenvolverem criatividade e empreendedorismo, elaborar projetos de interesse social, promover seminários e discussões, preparar material audio-visual, elaborar dossiê para obtenção de patente, ensinar a desenvolver equipamentos, processos e produtos, processar as informações levantadas, participar de órgãos colegiados, publicar trabalhos em revistas, periódicos especializados, montar laboratórios de ensino, participar de congressos, eventos etc, coordenar programas de pós-graduação, orientar mestrandos, doutorandos, alunos de especialização e aperfeiçoamento, ministrar palestras, coordenar ensino e curso de graduação, participar de associações científicas e técnicas, propor novas disciplinas, preparar textos, apostilas, executar experimentos e observações, assessorar entidades de apoio a pesquisa e serviços, conhecer idiomas estrangeiros, buscar recursos financeiros de pesquisa junto a órgãos financiadores, ensinar o conhecimento teórico e aplicado de forma integrada, publicar livros, artigos e capítulos de livros especializados, participar de corpo editorial de revistas, periódicos, anais de congressos, etc, avaliar teses, dissertações, monografias, pesquisar através do projeto - espaços e ambientes, dominar o uso de recursos didáticos, desenvolver métodos de ensino, participar da avaliação de cursos, ensinar alunos a buscar informações - biblioteca, internet, pessoas etc, participar de reestruturação de currículos, preparar acervo técnico, ministrar aulas expositivas, participar de exposições e mostras, manter-se atualizado no seu campo de atividade, ministrar aulas de campo, atender alunos no apoio a atividade didática, gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais, orientar alunos de graduação - tutoria, preparar material multimeios, traduzir textos científicos e técnicos, escrever livros didáticos, gerir órgãos de administração superior da universidade, orientar alunos nos trabalhos de conclusão de curso, dirigir centros e núcleos de pesquisa, elaborar projetos institucionais, dirigir associações científicas e técnicas, orientar estagiários, estimular processo de ensino-aprendizado, participar de bancas de concursos, corrigir provas, exercícios e projetos, associar ensino e extensão, ter titulação na área ou em áreas afins, estimular alunos a desenvolverem a crítica e a ética, elaborar relatório de pesquisa, coordenar laboratórios, orientar alunos para exames, concursos e competições, promover intercâmbio entre universidades, realizar projetos de extensão, ensinar através do projeto, prestar consultoria, representar a instituição em programas institucionais, ministrar cursos de extensão, coordenar cursos e programas de extensão, apoiar pesquisadores e professores visitantes, participar de projetos sociais e comunitários, assessorar órgãos de administração superior da universidade, capacitar recursos humanos para pesquisa, discutir resultados em equipe, realizar visitas técnicas, atender a comunidade em assuntos da própria especialidade, divulgar projetos de edifícios, cidades e paisagens, associar ensino e pesquisa, participar na elaboração de projeto pedagógico de cursos, dirigir unidades acadêmicas, institutos, informar alunos sobre complementação de conhecimento em instituições nacionais e internacionais, participar da avaliação de cursos de unidades congêneres, preparar aula de laboratório, disponibilizar informações na internet, divulgar trabalhos através de mídia impressa e digital, participar em conselhos e órgãos reguladores, ministrar aulas práticas - em laboratório, trabalhar em equipe, orientar alunos na produção e divulgação de textos, projetos e imagens, ensinar a projetar espaços e ambientes, participar de entidades de classe, chefiar departamento, elaborar projeto de pesquisa, participar de grupos de trabalho, pesquisa e estudo, participar da organização de congressos e eventos, participar de comissões de seleção de alunos, orientar monitores, elaborar plano de orientação, dirigir entidade de apoio a pesquisa e serviços, elaborar pareceres, supervisionar estágios, publicar trabalhos em anais de congressos.