CBO 2344-05 - Professor de ciências biológicas do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior CBO 2344-05 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ciências biológicas do ensino superior
O Professor de ciências biológicas do ensino superior CBO 2344-05 planeja cursos na área de ciências biológicas, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em campo, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira das ciências biológicas, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de ciências biológicas, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Executa curadoria de coleções Participa da administração de museus e biotérios.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-05 deve divulgar produção acadêmica, avaliar alunos, disciplinas e cursos, orientar alunos, desenvolver pesquisas, participar da administração universitária, planejar cursos, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-05
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de ciências biológicas do ensino superior CBO 2344-05
Um Professor de ciências biológicas do ensino superior (ou sinônimo) deve elaborar ementas, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, estimular realização de trabalhos em grupo, liderar pessoas, identificar demanda de mercado, identificar pré-requisitos, estabelecer metodologia de pesquisa, implementar ações educativas e preventivas, expressar-se oralmente, orientar percurso acadêmico do aluno, corrigir trabalhos acadêmicos, analisar dados, estabelecer número de vagas, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, ministrar aulas práticas, esclarecer dúvidas, instruir alunos na formação de atitudes, preparar material didático, redigir boletins, constituir equipe de pesquisa, analisar processo de avaliação, ministrar atividades de campo, coordenar disciplinas, demonstrar capacidade de síntese, propor alterações em estrutura curricular, agir com disciplina, argumentar com clareza e consistência, integrar corpo editorial de revistas, definir carga horária, proferir palestras e conferências, coordenar seminários e grupos de discussão, preparar documentação científica, demonstrar capacidade de organização, captar recursos materiais e financeiros, instruir alunos em técnicas especiais, oferecer cursos, desenvolver equipamentos e materiais, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, presidir órgãos colegiados, orientar execução de tarefas, prestar assessorias e consultorias, conceder entrevistas a mídia, coordenar projetos institucionais, interpretar mensagens orais - compreensão oral, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, estimular auto-aprendizado, definir critérios e calendário de avaliação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, preparar avaliações, demonstrar capacidade de análise, ministrar aulas expositivas, chefiar departamento, participar de órgãos colegiados, estimular atitude crítica, definir políticas acadêmicas, coordenar missões científicas, orientar elaboração de projetos e textos científicos, supervisionar experimentos, compor apresentação final de publicações, registrar resultados de avaliações, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, executar consultoria ad hoc, obter financiamento para publicação, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, gerenciar recursos das pesquisas, elaborar cronograma de atividades, preparar apresentação de resultados, discutir avaliação com aluno, constituir corpo docente, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, expressar-se por escrito, definir objetivos de cursos, revisar textos, selecionar metodologia de ensino, coordenar implantação de cursos, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, integrar direção de associações científicas e profissionais, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, estabelecer intercâmbio científico, estimular desenvolvimento de conduta ética, selecionar conteúdo, submeter textos para publicação, divulgar resultados de avaliação, partilhar conhecimento, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, propor convênios, elaborar projetos, definir perfil de profissisonal de conclusão, demonstrar capacidade de motivação, coordenar eventos científicos, atualizar literatura, supervisionar estágios curriculares, elaborar proposta de criação de curso, exercer curadoria de coleções, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, treinar equipe de pesquisa, agir com senso crítico, participar de comissões, elaborar pareceres diversos, revisar avaliações, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, revisar literatura, ter visão global, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, coordenar pesquisa, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, coletar dados, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, participar de bancas de concursos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, definir bibliografia, demonstrar criatividade, trabalhar em grupo, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, adaptar equipamentos e materiais, definir elenco de disciplinas, registrar freqüência de aluno, participar de eventos científicos.