CBO 2344-15 - Professor de enfermagem do ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de enfermagem do ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de enfermagem do ensino superior
O Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15 planeja cursos na área de enfermagem, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de epidemiologia, bioética, tecnologias do cuidado, saúde mental, políticas de saúde e redes de atenção do SUS – Sistema Único de Saúde, entre outros da área de enfermagem Realiza demonstração sobre atendimento ao paciente em unidades clínicas de hospitais.
Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais de enfermagem Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras situações Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos, instrumentos e materiais.
Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação.
Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação.
Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da enfermagem, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe.
Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais.
Analisa dados e prepara apresentação de resultados Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências.
Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de enfermagem Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Coordena cursos e programas, articulando ações com universidades, clínicas, hospitais, agências de saúde e outras partes interessadas Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-15 deve preparar aulas teóricas e práticas, realizar atividades de extensão, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, desenvolver pesquisas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, participar da administração universitária, planejar cursos, comunicar-se, ministrar atividades didáticas, divulgar produção acadêmica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-15
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de enfermagem do ensino superior CBO 2344-15
Um Professor de enfermagem do ensino superior (ou sinônimo) deve definir elenco de disciplinas, prestar assessorias e consultorias, constituir equipe de pesquisa, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, esclarecer dúvidas, ministrar aulas expositivas, treinar equipe de pesquisa, instruir alunos em técnicas especiais, orientar percurso acadêmico do aluno, integrar corpo editorial de revistas, elaborar proposta de criação de curso, definir bibliografia, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, demonstrar capacidade de síntese, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, submeter textos para publicação, definir objetivos de cursos, estabelecer metodologia de pesquisa, definir carga horária, gerenciar recursos das pesquisas, estimular realização de trabalhos em grupo, demonstrar criatividade, integrar direção de associações científicas e profissionais, coordenar disciplinas, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, registrar resultados de avaliações, executar consultoria ad hoc, orientar execução de tarefas, ter visão global, corrigir trabalhos acadêmicos, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, identificar pré-requisitos, preparar material didático, supervisionar estágios curriculares, preparar apresentação de resultados, chefiar departamento, coordenar implantação de cursos, coordenar eventos científicos, estimular atitude crítica, trabalhar em grupo, estabelecer intercâmbio científico, demonstrar capacidade de análise, registrar freqüência de aluno, argumentar com clareza e consistência, revisar literatura, coordenar pesquisa, partilhar conhecimento, atualizar literatura, participar de órgãos colegiados, revisar avaliações, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, proferir palestras e conferências, presidir órgãos colegiados, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, selecionar metodologia de ensino, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, demonstrar capacidade de organização, estimular auto-aprendizado, ministrar aulas práticas, coletar dados, ministrar atividades de campo, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, constituir corpo docente, supervisionar experimentos, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, coordenar missões científicas, participar de eventos científicos, redigir boletins, discutir avaliação com aluno, agir com disciplina, elaborar projetos, participar de bancas de concursos, elaborar ementas, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, analisar processo de avaliação, oferecer cursos, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, captar recursos materiais e financeiros, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, elaborar pareceres diversos, preparar documentação científica, agir com senso crítico, expressar-se oralmente, orientar elaboração de projetos e textos científicos, instruir alunos na formação de atitudes, expressar-se por escrito, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, identificar demanda de mercado, obter financiamento para publicação, implementar ações educativas e preventivas, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, conceder entrevistas a mídia, coordenar seminários e grupos de discussão, interpretar mensagens orais - compreensão oral, definir critérios e calendário de avaliação, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, selecionar conteúdo, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, demonstrar capacidade de motivação, propor convênios, compor apresentação final de publicações, coordenar projetos institucionais, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, propor alterações em estrutura curricular, participar de comissões, desenvolver equipamentos e materiais, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, liderar pessoas, elaborar cronograma de atividades, definir perfil de profissisonal de conclusão, divulgar resultados de avaliação, revisar textos, adaptar equipamentos e materiais, preparar avaliações, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, estimular desenvolvimento de conduta ética, estabelecer número de vagas, analisar dados, definir políticas acadêmicas.