CBO 2344-30 - Professor de fonoaudiologia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da audição, da fala, da fluência, da linguagem e da voz, métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de fonoaudiologia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-30
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de fonoaudiologia
O Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30 planeja cursos na área de fonoaudiologia, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de processos biológicos, psicossocioculturais, linguísticos e educacionais relacionados à fonoaudiologia, funções e habilidades da fala, da fluência, da linguagem e da voz e métodos e procedimentos fonoaudiológicos de avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, entre outros da área de fonoaudiologia Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas fonoaudiológicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.
Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da fonoaudiologia, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.
Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.
Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.
Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de fonoaudiologia, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-30 deve orientar alunos, preparar aulas teóricas e práticas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, ministrar atividades didáticas, realizar atividades de extensão, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, participar da administração universitária, comunicar-se, desenvolver pesquisas, divulgar produção acadêmica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-30
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de fonoaudiologia CBO 2344-30
Um Professor de fonoaudiologia (ou sinônimo) deve elaborar cronograma de atividades, coordenar disciplinas, integrar direção de associações científicas e profissionais, oferecer cursos, expressar-se oralmente, argumentar com clareza e consistência, gerenciar recursos das pesquisas, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, demonstrar capacidade de análise, partilhar conhecimento, ministrar aulas expositivas, estimular atitude crítica, trabalhar em grupo, presidir órgãos colegiados, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, treinar equipe de pesquisa, revisar literatura, elaborar pareceres diversos, propor convênios, prestar assessorias e consultorias, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, definir elenco de disciplinas, instruir alunos em técnicas especiais, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, elaborar proposta de criação de curso, adaptar equipamentos e materiais, orientar execução de tarefas, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, discutir avaliação com aluno, identificar pré-requisitos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, esclarecer dúvidas, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, coletar dados, liderar pessoas, expressar-se por escrito, definir políticas acadêmicas, divulgar resultados de avaliação, ministrar aulas práticas, revisar avaliações, revisar textos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, definir perfil de profissisonal de conclusão, interpretar mensagens orais - compreensão oral, definir critérios e calendário de avaliação, constituir corpo docente, estimular realização de trabalhos em grupo, ministrar atividades de campo, orientar percurso acadêmico do aluno, coordenar projetos institucionais, captar recursos materiais e financeiros, estimular auto-aprendizado, corrigir trabalhos acadêmicos, implementar ações educativas e preventivas, definir objetivos de cursos, identificar demanda de mercado, elaborar projetos, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, participar de órgãos colegiados, selecionar metodologia de ensino, constituir equipe de pesquisa, definir carga horária, preparar avaliações, executar consultoria ad hoc, atualizar literatura, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, demonstrar capacidade de organização, preparar apresentação de resultados, elaborar ementas, supervisionar estágios curriculares, estabelecer número de vagas, chefiar departamento, instruir alunos na formação de atitudes, submeter textos para publicação, desenvolver equipamentos e materiais, demonstrar capacidade de motivação, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, integrar corpo editorial de revistas, analisar processo de avaliação, agir com disciplina, estimular desenvolvimento de conduta ética, analisar dados, participar de bancas de concursos, agir com senso crítico, coordenar eventos científicos, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, selecionar conteúdo, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, registrar freqüência de aluno, coordenar seminários e grupos de discussão, coordenar pesquisa, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, ter visão global, participar de eventos científicos, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, definir bibliografia, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar criatividade, preparar material didático, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, coordenar implantação de cursos, propor alterações em estrutura curricular, supervisionar experimentos, orientar elaboração de projetos e textos científicos, participar de comissões, redigir boletins, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, registrar resultados de avaliações, estabelecer metodologia de pesquisa, compor apresentação final de publicações, preparar documentação científica, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, obter financiamento para publicação, proferir palestras e conferências, estabelecer intercâmbio científico, conceder entrevistas a mídia, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa.