CBO 2344-35 - Professor de medicina - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de medicina CBO 2344-35 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de medicina, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-35
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de medicina
O Professor de medicina CBO 2344-35 planeja cursos na área de medicina, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, propedêutica médica, diagnóstico, prognóstico e conduta terapêutica nas doenças, promoção da saúde, processos fisiológicos dos seres humanos, entre outros da área de medicina Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas médicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios e clínicas.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-35 deve demonstrar competências pessoais, avaliar alunos, disciplinas e cursos, preparar aulas teóricas e práticas, desenvolver pesquisas, participar da administração universitária, planejar cursos, realizar atividades de extensão, ministrar atividades didáticas, orientar alunos, comunicar-se, divulgar produção acadêmica.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-35
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina CBO 2344-35
Um Professor de medicina (ou sinônimo) deve registrar freqüência de aluno, definir perfil de profissisonal de conclusão, constituir corpo docente, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, orientar percurso acadêmico do aluno, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, definir critérios e calendário de avaliação, compor apresentação final de publicações, presidir órgãos colegiados, coordenar eventos científicos, elaborar projetos, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, integrar corpo editorial de revistas, atualizar literatura, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, analisar dados, preparar avaliações, registrar resultados de avaliações, orientar elaboração de projetos e textos científicos, revisar literatura, revisar avaliações, oferecer cursos, proferir palestras e conferências, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, constituir equipe de pesquisa, identificar demanda de mercado, participar de órgãos colegiados, gerenciar recursos das pesquisas, estabelecer intercâmbio científico, estimular desenvolvimento de conduta ética, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, implementar ações educativas e preventivas, elaborar pareceres diversos, estabelecer número de vagas, demonstrar capacidade de motivação, submeter textos para publicação, prestar assessorias e consultorias, ter visão global, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, expressar-se por escrito, elaborar proposta de criação de curso, ministrar atividades de campo, analisar processo de avaliação, identificar pré-requisitos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, demonstrar capacidade de análise, preparar material didático, trabalhar em grupo, demonstrar criatividade, chefiar departamento, definir elenco de disciplinas, revisar textos, integrar direção de associações científicas e profissionais, obter financiamento para publicação, argumentar com clareza e consistência, agir com disciplina, definir objetivos de cursos, preparar apresentação de resultados, estimular atitude crítica, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, coordenar missões científicas, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, participar de bancas de concursos, conceder entrevistas a mídia, liderar pessoas, definir carga horária, discutir avaliação com aluno, instruir alunos na formação de atitudes, selecionar conteúdo, elaborar cronograma de atividades, esclarecer dúvidas, orientar execução de tarefas, propor convênios, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, instruir alunos em técnicas especiais, coordenar disciplinas, demonstrar capacidade de organização, corrigir trabalhos acadêmicos, coordenar projetos institucionais, redigir boletins, elaborar ementas, coordenar seminários e grupos de discussão, captar recursos materiais e financeiros, supervisionar estágios curriculares, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, coletar dados, coordenar implantação de cursos, treinar equipe de pesquisa, definir bibliografia, partilhar conhecimento, estimular auto-aprendizado, ministrar aulas práticas, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, propor alterações em estrutura curricular, desenvolver equipamentos e materiais, demonstrar capacidade de síntese, expressar-se oralmente, definir políticas acadêmicas, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, supervisionar experimentos, adaptar equipamentos e materiais, participar de eventos científicos, estimular realização de trabalhos em grupo, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, divulgar resultados de avaliação, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, coordenar pesquisa, executar consultoria ad hoc, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, ministrar aulas expositivas, interpretar mensagens orais - compreensão oral, selecionar metodologia de ensino, estabelecer metodologia de pesquisa, preparar documentação científica, participar de comissões, agir com senso crítico.