CBO 2344-45 - Professor de nutrição - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de nutrição CBO 2344-45 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 2344-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de nutrição, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-45 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-45

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de nutrição

O Professor de nutrição CBO 2344-45 planeja cursos na área de nutrição, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição Supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Revisa e registra resultados de avaliações.

Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da nutrição, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.

Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.

Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de nutrição, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2344-45 deve divulgar produção acadêmica, comunicar-se, orientar alunos, avaliar alunos, disciplinas e cursos, demonstrar competências pessoais, planejar cursos, realizar atividades de extensão, preparar aulas teóricas e práticas, desenvolver pesquisas, ministrar atividades didáticas, participar da administração universitária.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-45

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de nutrição CBO 2344-45

Um Professor de nutrição (ou sinônimo) deve analisar dados, ministrar atividades de campo, participar de comissões, orientar elaboração de projetos e textos científicos, definir objetivos de cursos, elaborar pareceres diversos, redigir boletins, chefiar departamento, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, selecionar metodologia de ensino, adaptar equipamentos e materiais, instruir alunos em técnicas especiais, propor alterações em estrutura curricular, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, propor convênios, demonstrar capacidade de motivação, agir com senso crítico, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, coordenar projetos institucionais, preparar material didático, definir elenco de disciplinas, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, participar de eventos científicos, proferir palestras e conferências, estabelecer metodologia de pesquisa, corrigir trabalhos acadêmicos, constituir corpo docente, revisar literatura, conceder entrevistas a mídia, estimular auto-aprendizado, integrar direção de associações científicas e profissionais, participar de bancas de concursos, coordenar seminários e grupos de discussão, interpretar mensagens orais - compreensão oral, supervisionar experimentos, divulgar resultados de avaliação, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, identificar pré-requisitos, compor apresentação final de publicações, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, implementar ações educativas e preventivas, coletar dados, submeter textos para publicação, executar consultoria ad hoc, estabelecer intercâmbio científico, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, orientar execução de tarefas, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, atualizar literatura, gerenciar recursos das pesquisas, revisar avaliações, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, constituir equipe de pesquisa, coordenar disciplinas, agir com disciplina, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, definir bibliografia, analisar processo de avaliação, ministrar aulas práticas, liderar pessoas, definir carga horária, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, argumentar com clareza e consistência, elaborar proposta de criação de curso, revisar textos, registrar resultados de avaliações, supervisionar estágios curriculares, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, estimular atitude crítica, demonstrar criatividade, elaborar projetos, partilhar conhecimento, registrar freqüência de aluno, estimular realização de trabalhos em grupo, expressar-se por escrito, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, obter financiamento para publicação, ter visão global, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, demonstrar capacidade de síntese, participar de órgãos colegiados, prestar assessorias e consultorias, expressar-se oralmente, oferecer cursos, definir perfil de profissisonal de conclusão, selecionar conteúdo, elaborar cronograma de atividades, orientar percurso acadêmico do aluno, demonstrar capacidade de organização, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, trabalhar em grupo, esclarecer dúvidas, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, preparar apresentação de resultados, definir critérios e calendário de avaliação, elaborar ementas, captar recursos materiais e financeiros, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, integrar corpo editorial de revistas, identificar demanda de mercado, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, estimular desenvolvimento de conduta ética, discutir avaliação com aluno, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, coordenar eventos científicos, presidir órgãos colegiados, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, ministrar aulas expositivas, desenvolver equipamentos e materiais, coordenar implantação de cursos, preparar avaliações, coordenar pesquisa, preparar documentação científica, demonstrar capacidade de análise, estabelecer número de vagas, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, definir políticas acadêmicas, treinar equipe de pesquisa, instruir alunos na formação de atitudes.

Cargos e salários CBO 2344-45 - Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Salário Professor de Nutrição

Professor de Nutrição: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Nutrição CBO 2344-45 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.994 e 12.149 para uma jornada de trabalho média de 22h semanais de acordo com dados salariais de 153 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2344-45.