CBO 2344-45 - Professor de nutrição - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de nutrição CBO 2344-45 Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 2344-45 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de nutrição, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior CBO 2344-45 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2344-45
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de nutrição
O Professor de nutrição CBO 2344-45 planeja cursos na área de nutrição, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de ciência dos alimentos, dietética, análise sensorial, sistemas alimentares, planejamento e avaliação de cardápios, educação e segurança alimentar e nutricional, entre outros da área de nutrição Supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.
Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.
Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Revisa e registra resultados de avaliações.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da nutrição, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de nutrição, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2344-45 deve comunicar-se, desenvolver pesquisas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, participar da administração universitária, preparar aulas teóricas e práticas, realizar atividades de extensão, orientar alunos, planejar cursos, ministrar atividades didáticas, divulgar produção acadêmica, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2344-45
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de nutrição CBO 2344-45
Um Professor de nutrição (ou sinônimo) deve desenvolver equipamentos e materiais, demonstrar capacidade de síntese, elaborar projetos, constituir corpo docente, ministrar aulas práticas, orientar elaboração de projetos e textos científicos, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, estabelecer intercâmbio científico, estimular realização de trabalhos em grupo, coletar dados, participar de eventos científicos, integrar direção de associações científicas e profissionais, estimular auto-aprendizado, supervisionar estágios curriculares, identificar pré-requisitos, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, estabelecer metodologia de pesquisa, obter financiamento para publicação, instruir alunos em técnicas especiais, ministrar atividades de campo, elaborar ementas, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, selecionar metodologia de ensino, demonstrar capacidade de análise, demonstrar criatividade, estimular atitude crítica, integrar equipes de órgãos externos a instituição de ensino, orientar percurso acadêmico do aluno, selecionar conteúdo, elaborar cronograma de atividades, coordenar eventos científicos, participar de órgãos colegiados, adaptar equipamentos e materiais, revisar avaliações, constituir equipe de pesquisa, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, instruir alunos na formação de atitudes, integrar corpo editorial de revistas, definir critérios e calendário de avaliação, demonstrar capacidade de organização, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, prestar assessorias e consultorias, agir com disciplina, definir carga horária, coordenar pesquisa, executar consultoria ad hoc, coordenar projetos institucionais, atualizar literatura, redigir boletins, registrar freqüência de aluno, preparar apresentação de resultados, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros - laboratório de análise, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, implementar ações educativas e preventivas, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, revisar literatura, chefiar departamento, analisar processo de avaliação, gerenciar recursos das pesquisas, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, divulgar resultados de avaliação, propor convênios, compor apresentação final de publicações, conceder entrevistas a mídia, demonstrar capacidade de motivação, interpretar mensagens escritas - compreensão escrita, trabalhar em grupo, participar de bancas de concursos, elaborar proposta de criação de curso, definir perfil de profissisonal de conclusão, orientar execução de tarefas, argumentar com clareza e consistência, ministrar aulas expositivas, estimular desenvolvimento de conduta ética, discutir avaliação com aluno, definir objetivos de cursos, treinar equipe de pesquisa, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, expressar-se oralmente, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, esclarecer dúvidas, coordenar disciplinas, ter visão global, estabelecer número de vagas, presidir órgãos colegiados, propor alterações em estrutura curricular, revisar textos, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, proferir palestras e conferências, definir políticas acadêmicas, participar de comissões, agir com senso crítico, coordenar implantação de cursos, preparar documentação científica, submeter textos para publicação, coordenar seminários e grupos de discussão, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, identificar demanda de mercado, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, registrar resultados de avaliações, partilhar conhecimento, interpretar mensagens orais - compreensão oral, definir bibliografia, liderar pessoas, corrigir trabalhos acadêmicos, analisar dados, expressar-se por escrito, definir elenco de disciplinas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto a comunidade, elaborar pareceres diversos, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, preparar material didático, captar recursos materiais e financeiros, preparar avaliações, supervisionar experimentos, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, oferecer cursos.