CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionar formação pedagógica em estágios, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, orientar alunos, produzir material de trabalho, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, avaliar o trabalho acadêmico científico, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve participar de reuniões, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, planejar eventos e seminários, orientar monitores, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estudar diferentes formas de comunicação, realizar eventos, estudar outros idiomas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, estudar a produção científica da área, participar de colegiados, coordenar projetos pedagógicos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, planejar aulas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, estudar a legislação educacional, produzir vídeos, produzir textos para uso pedagógico, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar projetos de intervenção pedagógica, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar projetos de extensão, prestar assessoria a órgãos públicos, atribuir notas e conceitos, produzir artigos para divulgação, treinar auxiliares de pesquisa, desenvolver propostas de avaliação, organizar coletâneas, atuar em debates, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, planejar a produção de materiais didáticos, constituir grupos de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, atuar em projetos de extensão, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, realizar revisão da literatura na área, orientar alunos de iniciação científica, desenvolver atividades interativas, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, compromissar-se social e politicamente, avaliar o desempenho dos alunos, participar de associações científicas, avaliar cursos, proferir palestras, exercer cargos de direção, participar de associações de classe, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, organizar publicações, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, sistematizar conteúdos, gerenciar projetos, avaliar o desenvolvimento das aulas, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar a própria prática de pesquisa, demonstrar postura ética, avaliar projetos de pesquisa, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, produzir instrumentos de avaliação, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, estabelecer relações com os órgãos de fomento, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, participar de congressos e eventos científicos, atuar em banca examinadora docente e discente, participar de comissões, colaborar em comissões de avaliação, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, exercer cargos de representação, analisar pesquisas educacionais, redigir publicações científicas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, dominar a língua portuguesa, coordenar equipes de trabalho, avaliar trabalhos científicos, avaliar currículos de alunos, coordenar convênios, analisar dados e materiais de pesquisa, gerenciar convênios, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar pesquisas, preencher relatórios de atividades, estudar propostas e políticas educacionais, coordenar cursos, coordenar reuniões, dialogar com as entidades representativas, coordenar projetos de extensão, elaborar pareceres, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, produzir planos de cursos e de aulas, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar eventos, coordenar pesquisas, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., discutir resultados de avaliação, avaliar material didático, dialogar com os professores da instituição, produzir transparências, dialogar com os alunos, planejar os ambientes de aprendizagem, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, atender alunos, individualmente e em grupo, trabalhar com diferentes formas de interação humana, auto-avaliar-se, planejar projetos de extensão, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, produzir hipertextos, avaliar políticas educacionais, analisar os problemas da realidade brasileira, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, demonstrar postura crítica, prever fontes de financiamento, divulgar resultados de pesquisas, participar de atividades culturais, estudar a constituição de profissões no campo educacional, produzir cartazes, redigir relatórios de pesquisa, elaborar projetos de extensão, atuar em comissões editoriais, trabalhar em equipe, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, elaborar programas e cronogramas, coordenar grupos de pesquisa, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar planos de ação pedagógica, programar cursos para atendimento a demandas externas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, sugerir composição de bancas examinadoras.