CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve orientar alunos, supervisionar formação pedagógica em estágios, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, atualizar-se na Área.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve avaliar projetos de extensão, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, trabalhar em equipe, redigir publicações científicas, atuar em banca examinadora docente e discente, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, participar de reuniões, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., planejar os ambientes de aprendizagem, prever fontes de financiamento, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, demonstrar postura crítica, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, exercer cargos de representação, planejar pesquisas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar monitores, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, coordenar eventos, colaborar em comissões de avaliação, programar cursos para atendimento a demandas externas, gerenciar convênios, coletar dados e materiais para pesquisa, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar projetos de extensão, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estudar a legislação educacional, elaborar pareceres, dialogar com os professores da instituição, planejar projetos de intervenção pedagógica, organizar coletâneas, dialogar com as entidades representativas, demonstrar postura ética, realizar eventos, avaliar a própria prática de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, avaliar o desempenho dos alunos, avaliar trabalhos científicos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, coordenar projetos pedagógicos, atribuir notas e conceitos, participar de associações de classe, atuar em debates, avaliar planos de ação pedagógica, coordenar cursos, planejar eventos e seminários, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dominar a língua portuguesa, treinar auxiliares de pesquisa, constituir grupos de pesquisa, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, participar de congressos e eventos científicos, coordenar grupos de pesquisa, sistematizar conteúdos, avaliar políticas educacionais, estudar a produção científica da área, compromissar-se social e politicamente, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, produzir planos de cursos e de aulas, organizar publicações, coordenar equipes de trabalho, elaborar programas e cronogramas, discutir resultados de avaliação, participar de colegiados, produzir artigos para divulgação, estudar propostas e políticas educacionais, produzir textos para uso pedagógico, coordenar pesquisas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, produzir cartazes, coordenar reuniões, produzir hipertextos, analisar pesquisas educacionais, planejar a produção de materiais didáticos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, redigir relatórios de pesquisa, coordenar projetos de extensão, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, gerenciar projetos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, participar de atividades culturais, estabelecer relações com os órgãos de fomento, atuar em comissões editoriais, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, desenvolver propostas de avaliação, sugerir composição de bancas examinadoras, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, dialogar com os alunos, desenvolver atividades interativas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, produzir vídeos, preencher relatórios de atividades, avaliar projetos de pesquisa, participar de comissões, realizar revisão da literatura na área, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, participar de associações científicas, orientar alunos de iniciação científica, planejar aulas, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar cursos, estudar diferentes formas de comunicação, auto-avaliar-se, avaliar material didático, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, divulgar resultados de pesquisas, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, atuar em projetos de extensão, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, estudar outros idiomas, proferir palestras, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar o desenvolvimento das aulas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir transparências, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, trabalhar com diferentes formas de interação humana, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, coordenar convênios, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, produzir instrumentos de avaliação, avaliar currículos de alunos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atender alunos, individualmente e em grupo, exercer cargos de direção, prestar assessoria a órgãos públicos, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, elaborar projetos de extensão.