CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, produzir material de trabalho, supervisionar formação pedagógica em estágios, orientar alunos, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico, comunicar-se, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, atuar em banca examinadora docente e discente, participar de colegiados, auto-avaliar-se, demonstrar postura crítica, elaborar programas e cronogramas, produzir hipertextos, avaliar currículos de alunos, atuar em debates, coordenar projetos pedagógicos, planejar os ambientes de aprendizagem, produzir cartazes, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estudar a legislação educacional, demonstrar postura ética, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, constituir grupos de pesquisa, avaliar trabalhos científicos, planejar eventos e seminários, coordenar áreas, disciplinas e turmas, coordenar grupos de pesquisa, orientar monitores, participar de congressos e eventos científicos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, atribuir notas e conceitos, produzir vídeos, gerenciar convênios, participar de associações de classe, avaliar cursos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, analisar os problemas da realidade brasileira, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, sistematizar dados e materiais de pesquisa, organizar coletâneas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, coordenar pesquisas, dialogar com as entidades representativas, avaliar o desempenho dos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, atuar em projetos de extensão, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, coordenar eventos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, participar de reuniões, planejar projetos de intervenção pedagógica, coordenar cursos, sugerir composição de bancas examinadoras, orientar alunos de iniciação científica, exercer cargos de representação, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar aulas, avaliar a própria prática de pesquisa, analisar dados e materiais de pesquisa, redigir publicações científicas, avaliar material didático, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir textos para uso pedagógico, estudar a produção científica da área, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar o desenvolvimento das aulas, colaborar em comissões de avaliação, realizar revisão da literatura na área, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, sistematizar conteúdos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar projetos de extensão, coletar dados e materiais para pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, redigir relatórios de pesquisa, produzir transparências, divulgar resultados de pesquisas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, produzir planos de cursos e de aulas, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, planejar a produção de materiais didáticos, programar cursos para atendimento a demandas externas, exercer cargos de direção, atender alunos, individualmente e em grupo, compromissar-se social e politicamente, trabalhar em equipe, participar de comissões, avaliar planos de ação pedagógica, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir instrumentos de avaliação, avaliar projetos de pesquisa, estudar diferentes formas de comunicação, coordenar reuniões, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, atuar em comissões editoriais, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, desenvolver propostas de avaliação, avaliar projetos de extensão, dialogar com os professores da instituição, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, dominar a língua portuguesa, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, gerenciar projetos, dialogar com os alunos, realizar eventos, desenvolver atividades interativas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, proferir palestras, participar de atividades culturais, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, trabalhar com diferentes formas de interação humana, avaliar currículos e propostas pedagógicas, produzir artigos para divulgação, preencher relatórios de atividades, participar de associações científicas, coordenar convênios, coordenar equipes de trabalho, prestar assessoria a órgãos públicos, avaliar políticas educacionais, organizar publicações, prever fontes de financiamento, coordenar projetos de extensão, estudar outros idiomas, analisar pesquisas educacionais, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, elaborar projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, discutir resultados de avaliação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, elaborar pareceres, treinar auxiliares de pesquisa, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, planejar pesquisas.