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CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de ensino superior na área de didática

O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2345-05 deve avaliar o trabalho acadêmico científico, atualizar-se na Área, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05

Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve avaliar planos de ação pedagógica, participar de colegiados, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar currículos e propostas pedagógicas, produzir artigos para divulgação, analisar os problemas da realidade brasileira, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, atuar no processo de seleção de alunos e professores, treinar auxiliares de pesquisa, elaborar projetos de extensão, sistematizar conteúdos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, redigir relatórios de pesquisa, planejar eventos e seminários, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar pesquisas, gerenciar convênios, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, discutir resultados de avaliação, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, preencher relatórios de atividades, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar projetos de extensão, planejar aulas, participar de associações de classe, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, avaliar cursos, colaborar em comissões de avaliação, analisar pesquisas educacionais, participar de congressos e eventos científicos, proferir palestras, produzir planos de cursos e de aulas, constituir grupos de pesquisa, avaliar políticas educacionais, redigir publicações científicas, atender alunos, individualmente e em grupo, planejar a produção de materiais didáticos, avaliar projetos de extensão, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, coordenar grupos de pesquisa, produzir textos para uso pedagógico, produzir hipertextos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, organizar coletâneas, atuar em banca examinadora docente e discente, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar programas e cronogramas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, planejar pesquisas, dominar a língua portuguesa, orientar monitores, coordenar cursos, realizar revisão da literatura na área, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, elaborar pareceres, participar de atividades culturais, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, produzir vídeos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, gerenciar projetos, coordenar eventos, programar cursos para atendimento a demandas externas, estudar a produção científica da área, atuar em debates, orientar alunos de iniciação científica, estudar a legislação educacional, desenvolver propostas de avaliação, auto-avaliar-se, compromissar-se social e politicamente, prever fontes de financiamento, participar de comissões, demonstrar postura ética, coordenar projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, atribuir notas e conceitos, analisar dados e materiais de pesquisa, dialogar com os alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, produzir instrumentos de avaliação, sistematizar dados e materiais de pesquisa, avaliar trabalhos científicos, desenvolver atividades interativas, planejar projetos de intervenção pedagógica, produzir cartazes, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, trabalhar com diferentes formas de interação humana, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, avaliar projetos de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, exercer cargos de representação, coordenar projetos pedagógicos, coordenar equipes de trabalho, participar de associações científicas, dialogar com as entidades representativas, coordenar convênios, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, prestar assessoria a órgãos públicos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, divulgar resultados de pesquisas, sugerir composição de bancas examinadoras, organizar publicações, realizar eventos, coletar dados e materiais para pesquisa, exercer cargos de direção, coordenar reuniões, avaliar o desempenho dos alunos, estudar outros idiomas, estabelecer relações com os órgãos de fomento, demonstrar postura crítica, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, trabalhar em equipe, produzir transparências, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar o desenvolvimento das aulas, atuar em comissões editoriais, avaliar a própria prática de pesquisa, planejar os ambientes de aprendizagem, atuar em projetos de extensão, avaliar material didático, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar currículos de alunos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, dialogar com os professores da instituição, estudar diferentes formas de comunicação, participar de reuniões, ministrar cursos para atendimento às demandas externas.

Cargos e salários CBO 2345-05 - Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Salário Professor Universitário na Área de Didática Belo Horizonte

Professor Universitário na Área de Didática: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 4.645 e 9.922 para uma jornada de trabalho média de 14h semanais de acordo com dados salariais de 438 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática Salvador

Professor Universitário na Área de Didática: Salvador, BA

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.949 e 7.720 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 287 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática

Professor Universitário na Área de Didática: Minas Gerais

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 5.508 e 12.207 para uma jornada de trabalho média de 21h semanais de acordo com dados salariais de 1.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática Rio de Janeiro

Professor Universitário na Área de Didática: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 6.440 e 15.450 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 129 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática

Professor Universitário na Área de Didática: Paraná

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 4.076 e 9.349 para uma jornada de trabalho média de 26h semanais de acordo com dados salariais de 611 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.
Salário Professor Universitário na Área de Didática

Professor Universitário na Área de Didática: São Paulo

O profissional no cargo de Professor Universitário na Área de Didática CBO 2345-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 8.071 e 19.009 para uma jornada de trabalho média de 27h semanais de acordo com dados salariais de 1.963 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2345-05.