CBO 2345-05 - Professor de ensino superior na área de didática - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de didática, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de didática
O Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05 planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-05 deve comunicar-se, atualizar-se na Área, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, produzir material de trabalho, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, avaliar o trabalho acadêmico científico, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-05
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática CBO 2345-05
Um Professor de ensino superior na área de didática (ou sinônimo) deve redigir relatórios de pesquisa, gerenciar projetos, realizar eventos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, analisar pesquisas educacionais, elaborar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, coordenar pesquisas, produzir transparências, desenvolver atividades interativas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, atribuir notas e conceitos, dominar a língua portuguesa, planejar projetos de extensão, produzir planos de cursos e de aulas, elaborar pareceres, prever fontes de financiamento, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, planejar os ambientes de aprendizagem, coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar trabalhos científicos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, dialogar com as entidades representativas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar a própria prática de pesquisa, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, avaliar o desempenho dos alunos, participar de comissões, proferir palestras, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, participar de atividades culturais, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, sugerir composição de bancas examinadoras, coordenar eventos, dialogar com os alunos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar currículos e propostas pedagógicas, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., avaliar políticas educacionais, orientar alunos de iniciação científica, avaliar projetos de pesquisa, participar de congressos e eventos científicos, gerenciar convênios, participar de reuniões, coordenar reuniões, coordenar grupos de pesquisa, participar de associações de classe, atuar em projetos de extensão, coordenar áreas, disciplinas e turmas, planejar a produção de materiais didáticos, planejar projetos de intervenção pedagógica, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, realizar revisão da literatura na área, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, exercer cargos de direção, participar de associações científicas, orientar monitores, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar o desenvolvimento das aulas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, colaborar em comissões de avaliação, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir textos para uso pedagógico, produzir artigos para divulgação, organizar coletâneas, avaliar projetos de extensão, preencher relatórios de atividades, programar cursos para atendimento a demandas externas, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, planejar aulas, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, coordenar cursos, redigir publicações científicas, estudar diferentes formas de comunicação, avaliar cursos, estudar propostas e políticas educacionais, desenvolver propostas de avaliação, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir cartazes, dialogar com os professores da instituição, constituir grupos de pesquisa, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, participar de colegiados, discutir resultados de avaliação, elaborar programas e cronogramas, compromissar-se social e politicamente, atuar em banca examinadora docente e discente, treinar auxiliares de pesquisa, sistematizar dados e materiais de pesquisa, coordenar projetos de extensão, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, demonstrar postura ética, coordenar convênios, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, sistematizar conteúdos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, produzir vídeos, avaliar currículos de alunos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, trabalhar em equipe, coordenar equipes de trabalho, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar dados e materiais de pesquisa, produzir hipertextos, organizar publicações, avaliar material didático, estudar a legislação educacional, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, planejar pesquisas, prestar assessoria a órgãos públicos, demonstrar postura crítica, avaliar planos de ação pedagógica, auto-avaliar-se, estudar a produção científica da área, estudar outros idiomas, atuar em debates, exercer cargos de representação, atuar em comissões editoriais, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, divulgar resultados de pesquisas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, analisar os problemas da realidade brasileira, coordenar projetos pedagógicos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, planejar eventos e seminários, atender alunos, individualmente e em grupo, produzir instrumentos de avaliação.