CBO 2345-10 - Professor de ensino superior na área de orientação educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional CBO 2345-10 Ministra aulas, ensinando princípios e métodos, planejamento, coordenação, implantação e funcionamento dos serviços de orientação educacional e profissional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem na formação de profissionais, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e conteúdo.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2345-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
O Professor de ensino superior na área de orientação educacional CBO 2345-10 planeja aulas, atividades, programas e cronogramas, referentes a práticas e teorias de orientação educacional e profissional Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades Orienta alunos para a prática referente à promoção de ajustamento pessoal, social, educacional e profissional para elaboração de planos e projetos, considerando a inclusão de valores e do pensamento reflexivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações de ensino híbrido.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-10 deve participar de atividades administrativas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, orientar alunos, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, demonstrar competências pessoais, supervisionar formação pedagógica em estágios, atualizar-se na Área, comunicar-se, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, produzir material de trabalho.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-10
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de orientação educacional CBO 2345-10
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional (ou sinônimo) deve realizar eventos, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar planos de ação pedagógica, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, atender alunos, individualmente e em grupo, auto-avaliar-se, produzir instrumentos de avaliação, discutir resultados de avaliação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, produzir vídeos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, desenvolver propostas de avaliação, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, coordenar equipes de trabalho, avaliar cursos, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, estudar outros idiomas, participar de associações científicas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, organizar coletâneas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, coordenar reuniões, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, participar de reuniões, prestar assessoria a órgãos públicos, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, coletar dados e materiais para pesquisa, proferir palestras, realizar revisão da literatura na área, coordenar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, desenvolver atividades interativas, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, estudar a produção científica da área, atuar em comissões editoriais, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, organizar publicações, demonstrar postura ética, estabelecer relações com os órgãos de fomento, produzir hipertextos, planejar eventos e seminários, orientar alunos de iniciação científica, coordenar áreas, disciplinas e turmas, divulgar resultados de pesquisas, programar cursos para atendimento a demandas externas, demonstrar postura crítica, elaborar projetos de extensão, trabalhar em equipe, estudar a legislação educacional, analisar pesquisas educacionais, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, coordenar cursos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, participar de associações de classe, planejar a produção de materiais didáticos, preencher relatórios de atividades, avaliar o desempenho dos alunos, estudar diferentes formas de comunicação, planejar estágios, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir artigos para divulgação, redigir relatórios de pesquisa, avaliar currículos e propostas pedagógicas, coordenar estágios, atribuir notas e conceitos, avaliar a própria prática de pesquisa, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, produzir transparências, participar de congressos e eventos científicos, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, sistematizar conteúdos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, trabalhar com diferentes formas de interação humana, prever fontes de financiamento, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar dados e materiais de pesquisa, gerenciar projetos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, planejar os ambientes de aprendizagem, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar projetos pedagógicos, planejar projetos de extensão, coordenar eventos, dialogar com as entidades representativas, compromissar-se social e politicamente, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, planejar aulas, produzir textos para uso pedagógico, treinar auxiliares de pesquisa, colaborar em comissões de avaliação, avaliar o desenvolvimento das aulas, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, planejar pesquisas, constituir grupos de pesquisa, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., estudar a constituição de profissões no campo educacional, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, planejar projetos de intervenção pedagógica, atuar em debates, dialogar com os alunos, produzir planos de cursos e de aulas, gerenciar convênios, exercer cargos de representação, avaliar projetos de pesquisa, participar de atividades culturais, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar currículos de alunos, mapear campos para estágio, redigir publicações científicas, participar de comissões, avaliar políticas educacionais, atuar em banca examinadora docente e discente, elaborar pareceres, elaborar programas e cronogramas, avaliar trabalhos científicos, mediar a relação do estagiário com a instituição, avaliar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coordenar pesquisas, atuar em projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dominar a língua portuguesa, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, exercer cargos de direção, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir cartazes, coordenar convênios, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, coordenar grupos de pesquisa, avaliar material didático, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, orientar monitores, dialogar com os professores da instituição, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, orientar alunos sobre campos de estágio, participar de colegiados.