CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-15 deve supervisionar formação pedagógica em estágios, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, comunicar-se, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, produzir material de trabalho, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-15
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional (ou sinônimo) deve produzir hipertextos, estudar propostas e políticas educacionais, gerenciar convênios, avaliar a própria prática de pesquisa, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, organizar coletâneas, avaliar projetos de extensão, dominar a língua portuguesa, coletar dados e materiais para pesquisa, avaliar trabalhos científicos, gerenciar projetos, coordenar reuniões, participar de comissões, dialogar com os alunos, planejar pesquisas, demonstrar postura crítica, exercer cargos de direção, estudar a produção científica da área, avaliar currículos de alunos, organizar publicações, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, sistematizar conteúdos, realizar revisão da literatura na área, planejar aulas, planejar os ambientes de aprendizagem, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estudar diferentes formas de comunicação, orientar alunos de iniciação científica, redigir relatórios de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, participar de colegiados, elaborar programas e cronogramas, planejar projetos de intervenção pedagógica, atender alunos, individualmente e em grupo, auto-avaliar-se, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, prestar assessoria a órgãos públicos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, participar de atividades culturais, produzir vídeos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, produzir instrumentos de avaliação, atuar no processo de seleção de alunos e professores, atuar em projetos de extensão, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, coordenar equipes de trabalho, desenvolver propostas de avaliação, trabalhar com diferentes formas de interação humana, analisar dados e materiais de pesquisa, coordenar cursos, avaliar políticas educacionais, estudar a legislação educacional, elaborar projetos de extensão, produzir transparências, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, avaliar material didático, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, sistematizar dados e materiais de pesquisa, coordenar projetos de extensão, atribuir notas e conceitos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, analisar os problemas da realidade brasileira, compromissar-se social e politicamente, programar cursos para atendimento a demandas externas, redigir publicações científicas, produzir cartazes, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, estudar outros idiomas, realizar eventos, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, analisar pesquisas educacionais, trabalhar em equipe, produzir artigos para divulgação, coordenar convênios, dialogar com os professores da instituição, avaliar currículos e propostas pedagógicas, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar o desempenho dos alunos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, sugerir composição de bancas examinadoras, participar de reuniões, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, atuar em banca examinadora docente e discente, coordenar grupos de pesquisa, avaliar cursos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, exercer cargos de representação, divulgar resultados de pesquisas, orientar monitores, discutir resultados de avaliação, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, elaborar pareceres, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, estudar a constituição de profissões no campo educacional, proferir palestras, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., participar de congressos e eventos científicos, colaborar em comissões de avaliação, prever fontes de financiamento, coordenar eventos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, treinar auxiliares de pesquisa, produzir planos de cursos e de aulas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, avaliar projetos de pesquisa, desenvolver atividades interativas, coordenar áreas, disciplinas e turmas, participar de associações de classe, atuar em debates, avaliar o desenvolvimento das aulas, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, demonstrar postura ética, coordenar pesquisas, preencher relatórios de atividades, planejar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, coordenar projetos pedagógicos, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, participar de associações científicas, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dialogar com as entidades representativas, planejar eventos e seminários, atuar em comissões editoriais, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, constituir grupos de pesquisa, produzir textos para uso pedagógico, planejar a produção de materiais didáticos.