CBO 2345-15 - Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 Ministra aulas, ensinando fundamentos e métodos de pesquisa educacional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem, para a produção científica e a propagação de conhecimentos sobre processos educativos, por meio de teorias e práticas, considerando currículos, desenvolvimento profissional, metodologias de ensino e aprendizagem, entre outros temas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, protocolos de pesquisa, normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho
CBO 2345-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional
O Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15 planeja ações para desenvolvimento de pesquisa educacional, referente a currículo, culturas, saberes e práticas educativas, formação docente, cotidiano escolar, linguagens, educação e trabalho, educação especial, educação a distância, ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento Ministra aulas, atividades e programas, referentes a princípios, métodos, fundamentos de pesquisa educacional.
Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica, de produção científica e de extensão, organiza visitas a instituições para pesquisa Coordena, orienta e supervisiona ações de formação pedagógica em pesquisas educacionais.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios, identificando oportunidades Orienta alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos de pesquisa, como tratamento e análise de dados, disseminação de resultados, relevância e exequibilidade, indica fontes de consulta, avalia textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Orienta alunos quanto à elaboração de projetos, de termos de consentimento livre e esclarecido e a submetê-los ao comitê de ética em pesquisa, quando for o caso Realiza avaliações das atividades acadêmicas, sobre desenvolvimento das aulas, desempenho dos alunos, cursos e currículos, propostas e ações didático-pedagógicas, material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais Produz material de trabalho, elabora planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios e publicações científicas Analisa a produção científica publicada e identifica formas de interação aplicáveis nas diversas situações de ensino.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, em educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-15 deve ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, demonstrar competências pessoais, orientar alunos, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, comunicar-se, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-15
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional CBO 2345-15
Um Professor de ensino superior na área de pesquisa educacional (ou sinônimo) deve coordenar reuniões, compromissar-se social e politicamente, atender alunos, individualmente e em grupo, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, sistematizar conteúdos, avaliar material didático, coordenar equipes de trabalho, exercer cargos de direção, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, elaborar programas e cronogramas, avaliar cursos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar projetos de extensão, organizar coletâneas, colaborar em comissões de avaliação, estudar diferentes formas de comunicação, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, analisar os problemas da realidade brasileira, avaliar currículos de alunos, produzir artigos para divulgação, estudar a produção científica da área, coletar dados e materiais para pesquisa, orientar monitores, prever fontes de financiamento, coordenar áreas, disciplinas e turmas, avaliar trabalhos científicos, realizar eventos, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, produzir instrumentos de avaliação, avaliar planos de ação pedagógica, produzir transparências, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, elaborar pareceres, atuar em debates, planejar projetos de intervenção pedagógica, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, estudar propostas e políticas educacionais, dominar a língua portuguesa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., coordenar projetos pedagógicos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, participar de comissões, dialogar com os alunos, planejar aulas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, avaliar a própria prática de pesquisa, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, avaliar políticas educacionais, analisar dados e materiais de pesquisa, sistematizar dados e materiais de pesquisa, demonstrar postura crítica, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, desenvolver propostas de avaliação, coordenar convênios, atribuir notas e conceitos, desenvolver atividades interativas, planejar os ambientes de aprendizagem, prestar assessoria a órgãos públicos, planejar pesquisas, estudar a constituição de profissões no campo educacional, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, programar cursos para atendimento a demandas externas, participar de reuniões, preencher relatórios de atividades, elaborar projetos de extensão, redigir publicações científicas, coordenar pesquisas, divulgar resultados de pesquisas, atuar em comissões editoriais, exercer cargos de representação, avaliar projetos de extensão, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, planejar a produção de materiais didáticos, trabalhar em equipe, atuar no processo de seleção de alunos e professores, participar de associações científicas, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, treinar auxiliares de pesquisa, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar eventos, participar de atividades culturais, estabelecer relações com os órgãos de fomento, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, participar de congressos e eventos científicos, avaliar o desenvolvimento das aulas, produzir hipertextos, estudar outros idiomas, participar de associações de classe, planejar eventos e seminários, redigir relatórios de pesquisa, produzir vídeos, coordenar projetos de extensão, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, estudar a legislação educacional, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, dialogar com os professores da instituição, gerenciar convênios, demonstrar postura ética, analisar pesquisas educacionais, organizar publicações, proferir palestras, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar projetos de pesquisa, dialogar com as entidades representativas, auto-avaliar-se, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, discutir resultados de avaliação, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, realizar revisão da literatura na área, atuar em projetos de extensão, constituir grupos de pesquisa, orientar alunos de iniciação científica, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, atuar em banca examinadora docente e discente, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, produzir planos de cursos e de aulas, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, coordenar grupos de pesquisa, coordenar cursos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, participar de colegiados, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, gerenciar projetos, sugerir composição de bancas examinadoras, produzir cartazes, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar o desempenho dos alunos, produzir textos para uso pedagógico.