CBO 2345-20 - Professor de ensino superior na área de prática de ensino - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores na área de formação pedagógica do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 Ministra aulas em cursos de nível superior (graduação, pós-graduação e extensão) de métodos e técnicas de prática de ensino, na formação de professores, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação que se estabelece entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios.
Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar.
Comunica-se com assertividade e objetividade, participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
CBO 2345-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores na área de formação pedagógica do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de ensino superior na área de prática de ensino, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores na área de formação pedagógica do ensino superior CBO 2345-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2345-20
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de ensino superior na área de prática de ensino
O Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20 planeja e ministra aulas, atividades, programas e cronogramas referentes à prática de ensino, prioritariamente a alunos do ensino superior Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando campos e oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos de prática de ensino, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de prática de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino, e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos, considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2345-20 deve ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, demonstrar competências pessoais, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, participar de atividades administrativas, supervisionar formação pedagógica em estágios, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, orientar alunos, atualizar-se na Área, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2345-20
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de prática de ensino CBO 2345-20
Um Professor de ensino superior na área de prática de ensino (ou sinônimo) deve promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, treinar auxiliares de pesquisa, gerenciar projetos, produzir textos para uso pedagógico, estudar a constituição de profissões no campo educacional, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, redigir publicações científicas, sistematizar dados e materiais de pesquisa, produzir instrumentos de avaliação, participar de comissões, elaborar programas e cronogramas, atuar no processo de seleção de alunos e professores, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, desenvolver propostas de avaliação, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, avaliar projetos de pesquisa, avaliar projetos de extensão, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, organizar publicações, dominar a língua portuguesa, planejar estágios, coordenar cursos, coordenar áreas, disciplinas e turmas, desenvolver atividades interativas, coordenar projetos pedagógicos, avaliar o desenvolvimento das aulas, produzir artigos para divulgação, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, analisar dados e materiais de pesquisa, participar de colegiados, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, avaliar currículos de alunos, estudar propostas e políticas educacionais, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, atuar em debates, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, exercer cargos de representação, prever fontes de financiamento, mediar a relação do estagiário com a instituição, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, exercer cargos de direção, coordenar equipes de trabalho, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, prestar assessoria a órgãos públicos, atender alunos, individualmente e em grupo, dialogar com as entidades representativas, orientar alunos sobre campos de estágio, divulgar resultados de pesquisas, produzir cartazes, realizar cursos de formação acadêmica - especialização, mestrado, doutorado etc., trabalhar em equipe, planejar projetos de intervenção pedagógica, produzir hipertextos, coordenar projetos de extensão, coordenar pesquisas, dialogar com os alunos, elaborar projetos de extensão, coordenar reuniões, coordenar estágios, estudar diferentes formas de comunicação, participar de atividades culturais, estudar outros idiomas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, proferir palestras, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, realizar eventos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, avaliar material didático, atribuir notas e conceitos, planejar eventos e seminários, planejar projetos de extensão, avaliar planos de ação pedagógica, produzir vídeos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais - escolar ou não, analisar pesquisas educacionais, colaborar em comissões de avaliação, participar de congressos e eventos científicos, mapear campos para estágio, orientar monitores, avaliar políticas educacionais, analisar os problemas da realidade brasileira, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeniedade dos alunos, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, organizar coletâneas, elaborar pareceres, coordenar eventos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, coletar dados e materiais para pesquisa, atuar em comissões editoriais, produzir transparências, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, auto-avaliar-se, produzir planos de cursos e de aulas, participar de associações de classe, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, estudar a produção científica da área, compromissar-se social e politicamente, realizar revisão da literatura na área, avaliar trabalhos científicos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, demonstrar postura ética, estudar a legislação educacional, preencher relatórios de atividades, atuar em projetos de extensão, constituir grupos de pesquisa, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, discutir resultados de avaliação, planejar pesquisas, avaliar o desempenho dos alunos, programar cursos para atendimento a demandas externas, participar de reuniões, coordenar convênios, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, avaliar cursos, dialogar com os professores da instituição, coordenar grupos de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, participar de associações científicas, redigir relatórios de pesquisa, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, gerenciar convênios, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar a própria prática de pesquisa, sistematizar conteúdos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, atuar em banca examinadora docente e discente, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, planejar os ambientes de aprendizagem, orientar alunos de iniciação científica, sugerir composição de bancas examinadoras, planejar aulas, planejar a produção de materiais didáticos, demonstrar postura crítica.